Existem vários tipos de arroz e outros grãos que você pode incluir nas suas refeições. Conheça alguns deles e diversifique sua alimentação.
Thaís Garcez e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 25 de Abril de 2020 às 20:00
Com variedades de tipos de arroz e outros cereais, bem como feijões e leguminosas de cozimento rápido, você pode servir pratos deliciosos em pouco tempo. Dependendo do tipo de processamento, encontramos arroz do tipo: integral, parboilizado ou branco.
O arroz integral apresenta os grãos descascados mas não polidos, e por isso preserva a camada de farelo rica em nutrientes. Já o parboilizado foi descascado e polido e passa pelo processo de parboilização.. Além do processamento, o arroz também pode se diferenciar pelo tamanho do grão.
Leia também: 15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.
Ervilhas, feijões e lentilhas secas são de uso múltiplo. A desvantagem é que estas leguminosas (com exceção das lentilhas) precisam ficar de molho antes do cozimento e ainda demandam um tempo relativamente longo para cozinhar.
Mas, quando pré-cozidos e/ou congelados, também servem como ingredientes na culinária de preparo rápido. Outra opção são os produtos enlatados ou variedades que demandam pouco tempo de cozimento. Conheça com detalhes cada um desses cerais e inclua-os no seu cardápio diário.
O arroz de grão longo, como o agulha, apresenta textura solta e granulada mesmo após o cozimento, pois tem menor teor de amido. Outras variedades são o arroz patna e o basmati. A maioria das variedades de arroz de grão longo leva de 15 a 20 minutos para cozinhar.
Arroz de grão médio é composto por grãos mais curtos e volumosos, que liberam mais amido ao cozinhar do que os grãos longos, motivo pelo qual ficam mais unidos. Um representante deste tipo é o arroz arborio, o mais utilizado na Itália no preparo de risotos, com grãos grandes e ovais. Outras variedades são o vialone, de grãos finos, e o carnaroli. Todas as variedades precisam de 25 a 30 minutos para o cozimento.
Arroz de grão redondo, com grãos curtos e arredondados, libera muito amido durante o cozimento, ficando macio e cremoso. Como facilmente fica grudento, é bem indicado para bolinhos, sobremesas e recheios. Pode levar 30 minutos até ele absorver a água e ficar macio.
Embora não integrem a família das gramíneas, como a espelta (trigo-vermelho) ou o trigo comum, são chamados de “pseudocereais” por sua semelhança com os cereais. Os grãos triangulares do trigo-sarraceno podem ser encontrados descascados ou como farelo ou farinha. Amaranto e quinoa são ricos em proteínas, não contêm glúten e são adequados para pessoas que sofrem de doença celíaca.
Trigo para quibe (triguilho) é produzido a partir de trigo de grão duro. Os grãos são pré-cozidos, secos e triturados – dessa forma a maior parte dos nutrientes é preservada.
Cuscuz marroquino também é composto de trigo de grão duro pré-tratado. Na forma de produto instantâneo ele cresce sem cozimento, apenas com caldo quente. Veja essa receita de uma versão doce do cuscuz.
Espelta verde são os grãos colhidos e secos antes da maturação da espelta. São bem saborosos e, triturados, são ideais como farelo para mingau nas receitas rápidas.
Painço ou milho-miúdo é vendido, quase sempre, já descascado. Os grãos pequenos amolecem ao cozinhar, mas mantêm a forma.
Farinha de milho é um fubá geralmente pré-tratado, fino ou com granulação mais grosseira, que fica pronto para consumo em 15 minutos.
Lentilhas beluga (ou negra) são pequenas, pretas e reluzentes. Seu sabor lembra um pouco castanhas portuguesas. Seu tempo de cozimento é de aproximadamente 20 minutos.
Feijão borlotti, o feijão rajado vermelho da Itália, não desmancha ao cozinhar e é um ingrediente obrigatório no minestrone (sopa de legumes).
Raramente são vendidas frescas e seu preparo demanda bastante tempo. Mas, como produto congelado, marcam lugar na culinária rápida. São mergulhadas, ainda congeladas, na água fervente durante poucos minutos.
Elas cozinham em bem menos tempo que muitos dos seus parentes, porque são descascadas e partidas. Desmancham facilmente, por isso um tempo de cozimento de 5 a 10 minutos é suficiente.
Lentilhas verdes ou de Puy (importadas) são minúsculas e com pintas verdes. São oriundas da região francesa de Auvergne e apresentam sabor refinado e pronunciado. Vantagem adicional: não desmancham ao cozinhar. Junto com as lentilhas beluga, são os tipos mais nobres de lentilhas.
Além de ter um sabor marcante, não desmancha ao cozinhar. Combina bem com temperos orientais ou mediterrâneos, como curry, cominho, alho e limão.
Feijão-vermelho, de sabor levemente adocicado, e feijão-preto são indispensáveis na cozinha mexicana. Tradicionalmente são servidos como acompanhamento de tacos e enchiladas, ou são usados como ingrediente para saladas, guisados, sopas e cozidos (chili con carne). Mantêm sua forma e cor mesmo após cozimento mais prolongado.
Existe em diversos tamanhos e pode ser comprado seco ou enlatado. O pequeno feijão cannellini, por exemplo, é bem apreciado, assim como o feijão-manteiga branco, rico em amido.
15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
8 benefícios do feijão que você precisa conhecer
Crepes de aveia e outras 6 receitas com o cereal
Quais os benefícios das leguminosas e como usá-las?
7 receitas deliciosas para ajudar na sua dieta
3 maneiras fantásticas de comer cevada