Bubble tea: aprenda a fazer a bebida homenageada pelo Google

Aprenda a fazer, de forma fácil, o chá mais diferenciado que você já viu e surpreenda amigos e familiares com o famoso bubble tea!

Rebecca Henze e atualizado por Douglas Ferreira | 15 de Agosto de 2021 às 09:00

ugurv/istock -

Os chás são populares em qualquer época do ano. Seja quente ou gelado, as inúmeras opções de sabor tornam o chá uma bebida muito apreciada ao redor do mundo. O bubble tea é uma variação do chá tradicional, que pode ser apreciada em vários momentos e que está se tornando cada vez mais popular.

O que é bubble tea?

O bubble tea virou sucesso pela sua aparência divertida e inusitada. As bolinhas que imitam bolhas inseridas na bebida são diferentes e tornam a apresentação do chá única. Na prática, o bubble tea é uma mistura diferenciada de chá com algum suco de fruta, leite ou iogurte, e principalmente o pobá, que tornam a experiência ainda mais diferenciada.

Existe, no Brasil, a opção de utilizar o sagu ou bolinhas de tapioca saborizadas, para facilitar o preparo. Mas na nossa receita, vamos mostrar como fazer bubble tea com as bolinhas da receita original chamadas de pobá!

Bubble tea

O bubble tea é uma bebida saborosa e divertida. (Imagem: VeselovaElena/iStock)

 

Rendimento: 4 copos

Ingredientes

Para o chá

Para as bolinhas

Modo de preparo do chá

  1. Em um recipiente com tampa que possa ser aquecido (de preferência de vidro), acrescente a água. A temperatura que você irá utilizar depende do tipo de chá que você escolheu. A maioria dos chás especiais traz essa informação na embalagem.
  2. Despeje as ervas em um infusor ou peneira (a dica para escolher seu infusor é buscar algum de cerâmica ou de aço inox) e coloque no bule (se você não tiver um bule, procure separar uma caneca ou jarra com tampa exclusivamente para o preparo de chás).
  3. Em seguida, acrescente a água já aquecida e deixe por aproximadamente 2 minutos.
  4. Deixe que ele esfrie em temperatura ambiente. Feito isso, transfira-o para a geladeira.

Modo de preparo do pobá

  1. Pegue o açúcar mascavo e os 70 ml de água e coloque em uma panela. Ligue o fogo e mexa um pouco com uma espátula para garantir que o açúcar se dissolva.
  2. Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e adicione metade do polvilho, mexendo rapidamente até formar uma gosma.
  3. Desligue o fogo e adicione o restante do polvilho.
  4. Misture bem, e quando toda a farinha estiver misturada na massa, tire para sovar e coloque em uma tábua.
  5. Misture e sove com as mãos, até ficar uma textura homogênea, tipo massinha.
  6. Modele a massa em tirinhas; se estiver muito seca, molhe um pouco a mão para hidratar. Em seguida, corte e modele as tirinhas em bolinhas, com a ajuda de uma faca ou cortador de massa.
  7. Envolva as bolinhas no polvilho.
  8. Cozinhe as bolinhas por 20 minutos, mexendo um pouco para separá-las.
  9. Depois de cozinhar, tampe a panela e deixe por 20 minutos com o fogo desligado.
  10. Peneire e lave o pobá com água filtrada.

Extra: Depois de pronto, coloque o pobá em uma panela com 30 g de açúcar mascavo e 50 ml de água para formar uma calda, mexa devagar até a calda engrossar um pouco e está pronto.

Como montar o bubble tea

Em um copo, uma xícara ou taça de sua preferência, adicione 3 colheres do pobá já preparado e o suco (ou leite, ou iogurte) de sua preferência.

Em seguida, acrescente o chá gelado (a sugestão de sabor é o chá preto). Coloque uma colher ou canudo bem grosso. Agora é só servir!

O bubble tea também pode ser feito com chá quente, mas a versão mais comum é a feita com chá gelado.

Além de gostosos, os chás contam com muitas propriedades naturais que ajudam em vários processos no organismo, como acalmar, agitar ou até mesmo ajudar a combater pequenas enfermidades. Ficou curioso? Então conheça os benefícios do chá de gengibre, do chá de camomila e do chá preto.

Leia também

Chá para pedra nos rins realmente funciona? Saiba o que dizem especialsitas

Aprenda como fazer chá de gengibre e aproveite os benefícios

Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia

Chá: conheça 23 utilidades surpreendentes

Chás para parar a menstruação: eles são mesmo seguros?

5 chás diuréticos para acabar com a retenção de líquidos