Nunca mais você vai jogar aquele ovo estragado em uma frigideira e liberar o fedor na cozinha depois dessas dicas!
Saber se os ovos estão aptos para serem consumidos é uma preocupação essencial para garantir a segurança alimentar e a qualidade de suas receitas. Identificar se um ovo está estragado pode parecer um desafio, mas existem métodos simples e rápidos que podem ajudar a determinar a sua condição. Vamos então conhecer 3 maneiras fáceis e rápidas de descobrir se o ovo está estragado.
Leia também: Alimentação saudável no verão: 17 receitas para manter o corpo em forma.
Quais são os benefícios do ovo para a saúde?
Existem algumas discussões no campo médico sobre o benefício do consumo dos ovos. Mas, independente de qualquer controvérsia, esse alimentos traz benefícios sim para a saúde. O canal Dicas de Saúde Original fala sobre 10 desses benefícios:
3 dicas para saber se o ovo está estragado
Confira formas de verificar o bom estado dos ovos.
1. O teste da lanterna
Esse é um truque que ficou muito famoso no TikTok, ele prático e rápido e o mais importante: eficiente. O truque consiste em colocar o ovo sobre a lanterna do celular, se a luz passar pelo ovo, quer dizer que ele está apto para consumo. Agora, se a luz não passar pela superfície do ovo e não conseguir ser vista, quer dizer que o alimento está estragado e pode ser jogado na lixeira. Confira esse vídeo do Minha Saúde para que você consiga visualizar melhor.
2. Teste da água
Para verificar se um ovo está fresco, muitas pessoas recorrem ao teste da água. Nesse método, o ovo é colocado em um copo de água. Se estiver fresco, ele afundará de maneira horizontal. Se não for recente, mas ainda estiver próprio para consumo, ficará levemente inclinado. No entanto, se flutuar, é um sinal de que está antigo e pode estar estragado. A quantidade de líquido dentro do ovo também influencia o resultado desse teste prático utilizado por donas de casa.
3. Use os ouvidos
Ao sacudir um ovo próximo ao ouvido, é possível avaliar sua frescura. À medida que o ovo envelhece, a umidade e o dióxido de carbono escapam pela casca, levando à desidratação e encolhimento da clara e da gema. Isso resulta na expansão da bolsa de ar dentro do ovo. Uma bolsa de ar maior proporciona mais espaço para o movimento interno, gerando sons de líquido ao ser chacoalhado. Um ovo fresco geralmente não produzirá ruídos, enquanto sons indicam que o ovo está envelhecido, embora isso não signifique necessariamente que não possa ser consumido com segurança.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!