A polenta é típica da Itália e serve como base de muitos pratos e refeições. Dependendo do acompanhamento, a polenta italiana pode ser um prato gourmet!
A polenta é um prato típico da Itália. Trata-se de uma pasta de farinha de milho moída grosseiramente. É a prima italiana do famoso angu brasileiro, preparado de forma semelhante, mas com fubá, que é a farinha de milho mais fina.
Se quiser sofisticar, opte pela polenta italiana importada (os italianos chamam de polenta não só o prato final, como também a farinha de milho).
A polenta pode ser mole, bem cremosa, ou mais durinha. Esta última permite até que seja servida aos pedaços.
A proporção clássica para uma polenta molinha é de 1 parte de farinha de milho para 4 partes de água. Pode-se variar e usar caldo de galinha, por exemplo, em vez de água. É a base perfeita para um ragu de qualquer tipo de carne ou de cogumelos.
E você pode misturar ervas e queijos frescos e, depois de cozida, pode assar ou fritar! Experimente e escolha sua técnica favorita!
Você é fã de milho? Então experimente outras 3 receitas que agradam até os deuses!
Polenta italiana
Ingredientes:
- 4 xícaras de água
- 1 colher (chá) de sal fino
- 1 xícara de polenta (farinha de milho de moagem mais grossa)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado na hora e mais um pouco para enfeitar
Modo de fazer:
- Leve ao fogo uma panela com a água e o sal e deixe ferver. Despeje a farinha de milho lentamente em água fervente, mexendo constantemente até que tenha sido toda dissolvida e não haja grumos.
- Diminua o fogo e cozinhe, mexendo sempre, até que a polenta comece a engrossar (cerca de 5 minutos). Os flocos da farinha ainda devem estar levemente soltos. Tampe e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo a cada 5 minutos. Quando a polenta estiver mais grossa, mexa com uma colher de pau. A polenta está pronta quando a textura fica cremosa e os flocos estão macios.
- Desligue o fogo e misture delicadamente 2 colheres (sopa) de manteiga até derreter e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado. Cubra e deixe repousar 5 minutos para engrossar. Misture e prove o sal antes de transferir para uma tigela. Finalize com a colher (sopa) de manteiga restante e cerca de 1 colher de queijo ralado na hora para decorar.
Veja opções de como servir e a receita da polenta durinha!
- Com carne moída Servida com carne moída é um sucesso entre as crianças. Misture pedacinhos de linguiça à carne moída, para dar um sabor especial.
- Com ensopado de carne Polenta + ensopado de carne + saladinha = refeição deliciosa e completa
- Com ragu de cogumelos Para os vegetarianos ou para quem aprecia o sabor especial dos cogumelos, esta é a opção.
- Com almôndegas Polenta com polpetoni – para os apreciadores da cozinha italiana!
- Com molho de tomate e queijo! Está sem inspiração para o almoço? Eis a solução. Simples e deliciosa. Não esqueça de levar ao forno para gratinar.
- Com legumes ensopados: Outra saborosa opção para os vegetarianos.
- Com molho de queijo e rúcula Ou outra folha da sua preferência: couve, acelga, agrião. Tudo combina!
- Com bacon e vagem Para quem não está de dieta!! Esta combinação tem um sabor inigualável.
Polenta de corte
Ingredientes:
- 3 xícaras de água
- 1 xícara de farinha de milho em flocos
Modo de fazer:
1. Deixe ferver a água e diminua o fogo. Despeje a farinha de milho lentamente, mexendo sempre. Continue mexendo até que a polenta fique espessa. Ela deve se soltar dos lados da panela e segurar uma colher em pé quando mergulhada nela. Isso pode levar de 20 a 50 minutos. Despeje a polenta em uma tábua de madeira e deixe descansar por alguns minutos antes de cortar.
- Como acompanhamento Rataouille com polenta. Delícia!
- Como petisco Palitos de polenta assada com o molho da sua preferência – uma delícia e mais saudável que batata frita!
- Pizza de polenta Vem da Itália? É tudo de bom! Sirva com a cobertura da sua preferência.
- Polenta gourmet : E quem disse que polenta não pode ser chique?
- Quer preparar um jantar especial: polenta + aspargos + salmão. Sucesso certo! Use a imaginação! Com a polenta como base, o céu é o limite na sua cozinha. Bom apetite!