Aprenda a preparar uma passata de tomate deliciosa que vai bem com vários pratos, quentes ou frios, e é muito mais saudável.
Thaís Garcez | 15 de Setembro de 2021 às 09:00
Se você não dispensa o tomate nas suas receitas, vai se surpreender com o sabor da passata de tomate. Feita exclusivamente com o fruto, esse tipo de preparo é bem simples e muito saudável. Livre de conservantes, ao contrário dos molhos encontrados no mercado, a passata pode ser utilizada como molho ou como complemento de outros pratos e aperitivos.
Leia também: Tomate: molho, extrato, passata ou pelado? Entenda a diferença
A maior vantagem de preparar esta receita é poder extrair o melhor do tomate e ainda aproveitar aqueles que estão mais maduros. Afinal, quanto mais vermelhos melhor. Além disso, se bem conservada, a passata pode durar até 5 dias na geladeira.
Portanto, uma ótima maneira de substituir molhos e extratos de tomate industrializados que não fazem bem à saúde. Veja como o modo de preparo é simples!
Passo 1. Lave bem os tomates e corte-os ao meio. Depois, retire a parte branca, as sementes e o cabinho verde.
Passo 2. Em seguida, coloque os tomates em uma panela com água suficiente para cobri-los. Leve a panela ao fogo baixo e deixe cozinhar até que os tomates estejam desmanchando.
Passo 3. Escorra a água e despeje o conteúdo da panela em um passa-purê ou uma peneira de alumínio. Esprema os tomates até sair todo o sumo, restando somente a pele na peneira. Adicione uma pitada de sal.
Passo 4. Assim, todo o conteúdo que for extraído será a sua passata de tomate. Mas se não for consumir imediatamente, guarde em um pote de vidro hermeticamente fechado e acondicione na geladeira, por até 5 dias.
Aproveite este molho delicioso para complementar um prato de espaguete com almondegas superfácil de fazer. Veja o passo a passo dessa receita clicando aqui.