O iogurte é um alimento com diversos benefícios. Aprenda como fazer iogurte caseiro e economize nas compras do mês.
Você certamente já ouviu falar dos diversos benefícios do iogurte para a nossa saúde. Ele além ser uma ótima opção para um lanche rápido e saudável, é rico em proteínas e nutrientes. Por isso, que tal aprender como fazer seu iogurte caseiro e economizar nas compras do mês?
O iogurte é um derivado acidificado do leite com um elevado valor nutritivo que pode ser facilmente preparado em casa. E isso será ainda mais fácil se você tiver o material adequado.
No mercado, existem iogurteiras elétricas que trazem geralmente um termômetro graduado de 0 a 100°C. Este termômetro permite verificar a temperatura do leite, um fator importante para se fazer um bom iogurte.
Aprenda agora o passo a passo de como fazer iogurte caseiro
Leve ao fogo um litro de leite até levantar fervura (se o leite for pasteurizado, basta aquecer a 95°C). Em seguida, deixe esfriar até 45°C. Se você não tiver termômetro, pingue umas gotas de leite na face interna do punho; a temperatura estará adequada se você sentir o leite morno.
Misture 1 colher (sopa) de iogurte e 1 a 2 colheres (sopa) de leite desnatado em pó, se você gostar de iogurte espesso. Coloque a mistura na iogurteira. Tampe, ligue-a, e deixe durante 6 horas.
Caso você não tenha a iogurteira, uma alternativa é distribuir a mistura em tigelas, colocá-las numa panela, embrulhá-la num cobertor ou num pano grosso e deixá-la de 6 a 8 horas num local quente.
O iogurte se conserva por mais de seis dias no refrigerador. Além disso, você poderá aproveitar 1 colher (sopa) deste iogurte para fazer uma nova porção.
E agora que você aprendeu a como fazer iogurte caseiro, confira essa receita deliciosa de picolé de framboesa com iogurte!