Muito usado na confeitaria, o creme inglês assusta muita gente, mas a verdade é que ele não é tão complicado de preparar.
Douglas Ferreira | 6 de Novembro de 2021 às 12:00
Muito usado na confeitaria, o creme inglês assusta muita gente, mas a verdade é que ele não é tão complicado de preparar. Contudo, ele precisa ser preparado com cuidado para evitar alguns problemas.
Embora simples, a técnica vale a pena ser aprendida não só porque o sabor do creme inglês caseiro é muito mais rico do que os industrializados, mas também porque ele pode ser usado como base para muitas outras sobremesas.
Leia também: Receita de chantilly caseiro superfácil e rápido
O creme inglês é, tradicionalmente, aromatizado com baunilha. Você pode infundir o leite com uma vagem de baunilha dividida ou adicionar algumas gotas de essência de baunilha. Mas caso você queira, pode também experimentar outros aromas como amêndoa, noz-moscada ou especiarias mistas, ou infundir uma tira de raspas de frutas cítricas. Abaixo nós ensinaremos a versão tradicional com baunilha, mas caso você queira experimentar variações basta substituir a baunilha.
Passo 1: Reserve 60 ml (1/4 de xícara) de leite. Coloque o restante em uma panela de fundo grosso ou em banho-maria, adicione a fava de baunilha e leve para esquentar em fogo baixo.
Passo 2: Aqueça o leite e a baunilha até que esteja bem quente, mas não deixe ferver. Retire a panela do fogo e deixe a infusão esfriar por cerca de 15 minutos. Enquanto isso, em uma tigela, bata levemente os ovos, as gemas, o açúcar e o leite reservado.
Passo 3: Descarte a vagem de baunilha e despeje lentamente o leite sobre a mistura de ovos, mexendo bem. Em seguida, passe por uma maneira e coloque em uma panela limpa de fundo grosso e reto ou em banho maria.
Passo 4: Cozinhe o creme em fogo brando, mexendo sempre sem deixar a mistura ferver, até que o creme engrosse o suficiente para cobrir bem as costas colher. Desligue o fogo.
Passo 5: Despeje o creme em uma tigela, para que não continue cozinhando. Sirva imediatamente se quiser consumir quente. Para servir frio ou usar em outros preparos, pressione um filme plástico diretamente sobre a superfície do creme para evitar a formação de uma casca. Deixe esfriar completamente e depois leve à geladeira.
O mais importante ao fazer o creme inglês é cozinhá-lo devagar e delicadamente. Tentar prepará-lo com pressa é um erro, pois ele quase sempre irá dar errado. Você deve demorar algum tempo e nunca deve deixá-lo ferver, pois isso o fará coalhar.
Para obter melhores resultados, cozinhe o creme em banho-maria. Isso facilitará o controle da temperatura e evitará que o creme ferva.
Outra dica importante é mexer o creme constantemente para evitar que se formem placas nas laterais da panela.
Não existe um método milagroso para salvar um creme coalhado, mas pode ajudar se você remover do fogo rapidamente. Experimente coar em uma vasilha fria em cima de uma tigela com cubos de gelo e bata vigorosamente. Outra opção é misturar ou processar; isso pode restaurar um pouco a maciez e, se não estiver cozido demais, poderá ser usado, mas o sabor será afetado.
Outra alternativa caso você tenha um outro creme perfeito gelado, é bater no liquidificador o creme que deu errado com um pouco do creme resfriado.