Ainda tem dúvidas de como fazer uma coxinha crocante e sequinha? Confira a receita e o modo de preparo e garanta seu lanche da tarde!
Paula Vieira | 15 de Novembro de 2020 às 10:55
Como pensar em salgadinho sem lembrar da tradicional coxinha de frango? O quitute faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente de quem vive no Sudeste, e tem presença certa em festinhas de aniversário e lanche da tarde.
Basicamente, esse salgadinho delicioso reúne seis ingredientes principais: farinha de trigo, água, caldo de galinha, peito de frango desfiado, margarina e leite.
Porém, algumas mudanças na massa e no recheio são bem-vindas, como é o caso da coxinha de calabresa ou a coxinha de jaca, que muitos veganos adoram.
Leia mais: 8 deliciosas receitas vegetarianas para fazer em casa
Mas não é em qualquer lugar que se encontra aquela coxinha douradinha e saborosa, certo? Sendo assim, que tal você aprender a fazer essa receita super simples e fácil em casa?
Chama a família para ler esse post!
A seguir, vamos apresentar três tipos de coxinhas de rápido preparo e que vão fazer sucesso na sua cozinha!
Essa coxinha leva alguns ingredientes além dos essenciais, mas é super fácil de fazer e é uma ótima pedida para aquele lanche em família no final da tarde.
Seu segredo está na água gelada, que deixa o salgadinho mais crocante.
Vale lembrar que o ideal é fazer o recheio antes, pois assim, dará tempo de ele esfriar. Para preparar essa receita que rende 40 porções, você vai levar 50 minutos e precisará de:
Passo 1. Em uma panela de pressão, cozinhe o peito de frango por 25 minutos e reserve a água do cozimento. Em outra panela, cozinhe as batatas descascadas até ficarem bem macias.
Passo 2. Em seguida, desfie o peito de frango com a ajuda de um soquete e refogue no óleo com o alho e a cebola picados. Adicione molho tarantela e pimenta. Depois, coloque sal a gosto e o cheiro verde. Mexa bem e deixe em fogo médio por dois minutos.
Passo 3. Para preparar a massa, coloque 2 litros de água em uma panela grande junto à água do cozimento do peito de frango. Adicione a margarina, o caldo de galinha, a batata amassada e o sal.
Passo 4. Quando ferver, coloque a farinha de trigo de uma só vez e mexa até virar uma massa que desgrude da panela, o que leva mais ou menos cinco minutos.
Passo 5. Desligue o fogo, coloque mais 1/2 colher (sopa) de margarina e mexa novamente. Está pronta a massa!
Passo 6. Faça bolinhas com a massa e um buraco no meio para colocar o recheio. Em seguida é só modelar no formato de coxinha, passar o salgadinho na água bem gelada e empanar com a farinha de rosca. Agora é só fritar no óleo quente até dourar.
Essa coxinha de frango com requeijão é tão saborosa que você pode até vender, e o lucro é garantido. O requeijão faz toda a diferença na receita, porque leva mais cremosidade ao recheio, deixando o salgadinho ainda mais apetitoso.
Para realizar essa verdadeira experiência gastronômica, você vai precisar de apenas 40 minutos.
Passo 1. Em uma panela grande, coloque a água, o leite e o caldo de galinha e mexa até dissolver. Em seguida, despeje a farinha de trigo de uma só vez e tempere com sal a gosto. Mexa até a massa começar a desgrudar e acrescente uma colher (sopa) de margarina para ajudar nesse processo.
Passo 2. Em seguida, despeje a massa em uma superfície com margarina e amasse até pegar o ponto para formar a coxinha. Forre a massa com uma toalha e deixe esfriar.
Passo 3. Para preparar o recheio, aqueça uma colher de óleo e coloque a cebola para dourar. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e coloque o frango desfiado. Mexa por alguns minutos e adicione duas pitadas de colorau.
Passo 4. Quando o frango estiver secando, coloque requeijão e o cheiro verde, abaixe o fogo e mexa por mais alguns segundos. Reserve o recheio para esfriar.
Passo 5. No preparo da coxinha, você vai precisar separar as bolinhas para colocar o recheio. Use uma colher de chá para ajudar a colocar o recheio. Depois é só fechar e modelar a coxinha.
Passo 6. Para empanar, passe no ovo e na farinha de rosca. Em seguida, é só fritar em óleo quente até dourar.
Essa coxinha é ideal para quem gosta de inovar nos recheios. O cream cheese e alguns temperinhos diferentes vão dar todo o toque especial nessa receita super saborosa e equilibrada.
Passo 1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho, adicione o peito de frango, o tomate e o sal, cubra com água e deixe cozinhar por 30 minutos ou até ficar macio o suficiente para desfiar.
Passo 2. No liquidificador, bata o caldo que sobrou do frango, o leite em pó e metade da farinha. Quando ferver, coloque o restante da farinha e a salsa. Mexa até soltar da panela e passe a massa para um recipiente untado, onde deve ficar até esfriar.
Passo 3. Para montar as coxinhas, peque pequenas porções da massa e recheie com uma colher (café) de frango e uma de cream cheese. Em seguida, feche as coxinhas, passe pela clara, empane na farinha de rosca.
Passo 4. Para assar, coloque as coxinhas em uma forma untada com um pouco de óleo e use o restante para pincelar as coxinhas. Agora é só levar ao forno quente por 30 minutos ou até dourar. Essa receita rende aproximadamente 30 unidades.
Aproveite as dicas para fazer aquela coxinha sequinha, crocante e saborosa para o lanche da tarde.
Além do recheio de frango, você pode fazer outras combinações, como recheio de carne desfiada, calabresa e palmito. Que tal testar no final de semana? Hmm…