Para evitar o desperdício de alimentos, coloque em prática algumas técnicas. Veja como congelar e descongelar alimentos da forma correta.
Já passou pela situação de ter que descartar alimentos porque acabaram estragando? Isso pode ser evitado com algumas regras simples sobre como congelar para preservá-los melhor. Mas não se atente apenas ao congelar alimentos, mas também na forma de descongelar! Pegue papel e caneta e anote todas as dicas de como congelar e descongelar alimentos!
E para evitar o desperdício veja como fazer uma lista de compras eficiente.
Como congelar
1. Frutas vermelhas
Primeiro, congele as frutas vermelhas em uma assadeira, numa só camada. Desse modo evita a formação de cristais grandes de gelo que destroem as paredes celulares. Além disso, o gelo faz com que as frutas percam a textura e amoleçam quando descongelarem. Depois de congeladas, estão prontas para serem transferidas para um saco de congelamento.
2. Não perca o leite!
Comprou sem querer uma caixa com 12 logo antes de viajar? Então congele-o a 0°C por até três meses. Mas, atenção! O leite se expande quando congelado, então retire um pouco de cada caixa. Para descongelar, deixe na geladeira por dois ou três dias.
Depois que voltar à temperatura normal, experimente preparar um Golden Milk, uma bebida que vai te dar muita energia.
3. Nem os ovos!
Comprou ovos demais na última promoção? Sem problemas: quebre-os um a um, dentro dos cubos de uma forma de gelo (os ovos de tamanho médio cabem perfeitamente). Depois de congelados, guarde-os em sacos plásticos. Descongele na geladeira de um dia para o outro.
F4. aça um purê de abacate
Congelar o abacate altera a consistência (deixando-o aguado e pouco indicado para cortar em fatias), mas ainda fica bom para fazer cremes, vitaminas e guacamole. Além disso, o abacate é um alimento incrível para a manutenção do corpo e da mente; saiba mais! Para congelar corretamente, amasse-o com o garfo ou passe no liquidificador, ou multiprocessador, acrescentando uma colher de chá de suco de limão por abacate; os ácidos impedem que ele escureça. Em seguida, guarde em um recipiente hermético. O purê vai durar cinco meses.
5. Descasque os tomates
Preserve os tomates para fazer molho e sopa a qualquer momento. Congele tomates maduros numa só camada, em uma bandeja forrada com papel-manteiga. Depois de congelados, transfira para um saco de congelamento, no qual vão durar até oito meses. Para descongelar, deixe em água corrente morna. Você perceberá que a pele sairá com facilidade e assim você poderá fazer um molho caseiro incrível!
Como descongelar
1. Amacie a manteiga
Para deixar a manteiga gelada mais fácil de passar no pão, mas não derretida, separe uma quantidade em um prato. Em seguida, encha um copo com água quente até que ele esquente pelo lado de fora. Descarte a água, seque-o rapidamente e vire sobre o prato com a manteiga. Em cerca de um minuto a manteiga estará macia e prontinha para ser consumida.
2. Divida a carne
Programe-se para descongelar em pouco tempo a carne moída para uma refeição individual. Antes de congelar, achate a carne em um saco plástico (aumentar a área da superfície acelerará o descongelamento depois). Use o cabo de uma colher para riscar e dividir a carne em quadradinhos. Quando for cozinhar, quebre quantas partes precisar: descongelar vai ser rápido e fácil.
3. Dê banho nas frutas vermelhas
Em geral, é melhor congelar e descongelar as frutas vermelhas e alguns outros alimentos de um dia para o outro. No entanto, se você está com uma vontade louca de comer morangos no café da manhã e não se preparou com antecedência, há um método mais rápido. Em vez de levar ao micro-ondas, que pode amolecer as frutas, coloque-as em uma tigela e encha com água fria. Isso vai descongelar um punhado de morangos em cerca de 5 minutos.
Depois de descongelados, que tal preparar uma deliciosa geleia? Veja a receita!
4. Sirva fácil o sorvete
O sorvete está duro como um tijolo? Aquela uma faca afiada em água quente e use para fazer quadradinhos em cortes de 1,5 centímetro de profundidade, espaçando as linhas na mesma distância. Isso aumenta a área exposta do sorvete, acelerando o descongelamento (parecido com o truque da carne).
5Descongele a carne
Agradeça à aula de ciências por este truque, pois é uma das formas mais famosas de congelar e descongelar alimentos. Lembre-se: metal conduz calor. Coloque a carne em um saco próprio para congelamento e ponha sobre uma panela de alumínio de cabeça para baixo. Encha outra panela com água à temperatura ambiente e coloque sobre a carne. Dentro de 5 a 10 minutos sua carne estará descongelada e pronta para ser a estrela do churrasco!
Por fim, agora que você já conhece a maneira correta de congelar e descongelar alimentos, confira também essa lista de alimentos que são analgésicos naturais.