O caruru é um prato típico da Bahia, proveniente da mistura da cultura africana – dos escravos que foram trazidos ao Brasil na época da colonização –, com
O caruru é um prato típico da Bahia, proveniente da mistura da cultura africana – dos escravos que foram trazidos ao Brasil na época da colonização –, com a dos povos indígenas.
À base de quiabo, essa delícia é comumente utilizada como recheio de acarajé. A seguir, veja a receita de como fazer o caruru baiano em 5 passos simples.
Caruru baiano
- Tempo de preparo: aproximado 30 minutos
- Rende: 6 porções
Ingredientes
- 600 g de quiabo
- ¼ de xícara (chá) de camarão seco (descascado)
- 1 cebola
- 1 ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
- 1 xícara (chá) de amendoim sem casca
- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
- 1 ½ xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- sal (a gosto)
Modo de preparo
- Coloque o quiabo em uma tigela e o cubra com água. Adicione uma 1 colher (sopa) de vinagre e deixe descansar por 10 minutos. Após os 10 minutos na água, retire e seque o quiabo com um pano de prato. Corte-o em cubos.
- Aqueça uma panela em fogo médio. Adicione cebola picada e o azeite de dendê. Refogue por 5 minutos.
- Adicione os cubos de quiabo ao refogado, tempere com sal e deixe no fogo por mais 15 minutos. Mexa esporadicamente.
- Bata o camarão seco com o amendoim, a castanha e meia xícara (chá) de água em um liquidificador. A mistura deverá formar uma pasta cremosa.
- Junte o quiabo refogado à pasta de camarão e ao gengibre ralado. Adicione o restante da água e misture. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 minutos – sempre mexendo, para não queimar. Prove para verificar o sal e adicione mais, se necessário. Pronto! Sirva quente e se delicie com esse prato típico brasileiro.