Carne de cordeiro: a estrela principal dessas 9 receitas

Para sair do comum, invista na carne de cordeiro. Conheça esta seleção de receitas deliciosas e criativas e prepare refeições incríveis. Confira!

Thaís Garcez | 25 de Junho de 2020 às 09:00

- Seleções de Reader's Digest

A carne de cordeiro pode ter sido a primeira carne consumida pelos humanos. Hoje, em algumas partes do mundo, come-se cordeiro como nós comemos carne bovina – como alimento básico. Se você escolher os cortes certos, ela será uma fonte incrível de proteína, assim como a bovina.

O pernil é a parte mais magra, principalmente se você conseguir encontrar apenas o shank (a região da canela do cordeiro), separado da chamada alcatra de cordeiro. O lombo é um pouco mais gorduroso, e a paleta ainda mais. As costeletas são as mais gordurosas, ao lado da carne de cordeiro moída. Se quiser carne moída magra, peça ao açougueiro que moa na hora uma parte menos gordurosa. A maior parte da gordura da carne de cordeiro pode ser facilmente removida.

Veja a seguir como usar algumas dessas peças de carne em receitas deliciosas. Para acompanhar, que tal um crumble de pêssego como sobremesa? Experimente!

Escondidinho de cordeiro 

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe as batatas em água fervente com uma pitada de sal até estarem macias. Escorra bem e amasse-as. Adicione leite, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Reserve.
  2. Aqueça uma frigideira grande antiaderente e frite o bacon até começar a soltar gordura. Junte a carne de cordeiro, aumente o fogo e frite até dourá-la.
  3. Acrescente a cenoura, o sal são, o alho-poró e o champignon, tampe a panela e refogue os legumes por 5 minutos, ou até ficarem macios. Enquanto isso, aqueça o forno a 190ºC.
  4. Adicione o milho e as ervas à panela e misture a farinha. Cozinhe por mais 1 minuto, junte o caldo de carne, o molho de soja e o molho inglês. Tempere a gosto. Espere levantar fervura, sem parar de mexer, reduza o fogo e cozinhe, com a panela destampada, por 10 minutos.
  5. Coloque a mistura numa travessa. Espalhe o purê de batata sobre a carne, deixando a cobertura um pouco desarrumada. Polvilhe com as migalhas de pão e leve ao forno até dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Ensopado de cordeiro e legumes 

Ingredientes

Para a cobertura:

Modo de preparo

  1. Aqueça o forno a 200°C. Apare a gordura do cordeiro e corte a carne em cubos de 2,5 cm. Numa caçarola grande que possa ir ao forno, frite o cordeiro a seco, em fogo médio-alto, por 6-8 minutos, até dourar, mexendo com frequência.
  2. Junte a cenoura, o salsão e o alho-poró e cozinhe por mais 3-4 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Acrescente a sidra e o caldo de galinha, tempere com sal e pimenta-do-reino e espere levantar fervura. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 20-25 minutos, até os legumes ficarem macios.
  4. Enquanto isso, prepare a cobertura. Peneire a farinha de trigo numa vasilha e misture a salsa e a sálvia, além de uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino. Misture o queijo cottage e trabalhe com os dedos para obter uma massa firme. Se estiver muito seca, adicione 1-2 colheres (chá) de leite desnatado. Abra a massa com 1,5 cm de espessura e corte-a em 18-20 triângulos.
  5. Junte as ervilhas e o buquê garni à caçarola e distribua os triângulos por cima, cobrindo a superfície do cozido. Transfira a panela para o forno e asse por 25-30 minutos, até dourar a cobertura.

Cordeiro com molho de douchi 

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque o douchi numa tigela, cubra com água fervente e deixe de molho por 20 minutos. Escorra-o.
  2. Apare a gordura do cordeiro e corte a carne em tiras.
  3. Numa wok ou frigideira de fundo pesado, aqueça 1 colher (sopa) de azeite e, quando estiver bem quente, adicione a carne e frite, sem parar de mexer, por 1-2 minutos, até dourar de leve. Retire o cordeiro e mantenha-o aquecido. Para evitar que junte vapor, frite a carne em duas levas.
  4. Limpe a wok ou frigideira com papel-toalha, junte o azeite restante e, quando estiver bem quente, acrescente a cenoura, a chalota, a pimenta, o alho e o gengibre. Frite, sem parar de mexer, por 3-4 minutos, até os ingredientes começarem a dourar. Adicione o shiitake e frite por 2-3 minutos.
  5. Acrescente o molho de soja, o purê de tomate, o vinho e o douchi. Espere levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
  6. Aumente o fogo e ferva até reduzir um pouco o molho. Junte a carne e aqueça por 1 minuto. Salpique o coentro e sirva. Dica: O douchi é uma pasta de feijão preto fermentado muito usado na culinária chinesa. Pode ser encontrado em lojas de produtos orientais.

Cordeiro glaçado ao molho de iogurte e ervas 

Ingredientes

Para o molho:

Modo de preparo 

  1. Para o molho, misture o mel, a mostarda e o iogurte. Junte o alho, a alcaparra, o manjericão, a hortelã, a salsa e o vinho. Tempere a gosto. Tampe e leve à geladeira.
  2. Cozinhe as batatas em água e sal por 10-15 minutos e acrescente as vagens nos 2 minutos finais.
  3. Enquanto isso, apare a gordura do cordeiro. Misture a mostarda em pó e o açúcar e esfregue por toda a carne, então grelhe cada lado em temperatura alta por 5 minutos, ou até ficar macia.
  4. Cubra os tomates com água fervente, retire a pele e as sementes e pique.
  5. Quando a batata e a vagem estiverem macias, escorra bem e misture com o tomate.
  6. Divida os legumes em 4 pratos. Corte o cordeiro em fatias finas e coloque-o por cima dos legumes. Espalhe um pouco de molho sobre a carne e sirva o restante à parte. 

Cordeiro com molho de ervas e alcaparras 

Ingredientes

Para o molho:

Modo de preparo 

  1. Retire a gordura e a pele do cordeiro e pese a carne para calcular o tempo de cozimento (35 minutos/kg).
  2. Coloque o cordeiro numa panela tipo caldeirão e junte 750 ml de água, as folhas de louro, os cravos-da-índia, a cenoura, a cebola e os grãos de pimenta-do-reino. Tampe e espere levantar fervura. Baixe o fogo para que o líquido apenas borbulhe. Cozinhe a carne – comece a contar o tempo a partir deste momento. Durante o cozimento, retire a espuma que se formar na superfície do líquido.
  3. Retire o cordeiro do caldo e mantenha-o aquecido, descansando. Ferva o caldo até reduzir à metade.
  4. Enquanto isso, coloque no processador de alimentos a salsa, as folhas de hortelã, as raspas e o suco de limão, o azeite, as alcaparras, a mostarda e o alho, se for usar. Bata apenas o tempo de picar as folhas.
  5. Junte ao processador 6 colheres (sopa) do caldo reduzido e bata até obter um molho razoavelmente homogêneo. Tempere a gosto e aqueça levemente.
  6. Fatie o cordeiro, enfeite com uma folha de louro e sirva com o molho.

Noisettes de cordeiro com molho de figo e laranja 

Ingredientes

Para o molho:

Modo de preparo 

  1. Amasse o alho, o manjericão, a salsa e um pouco de sal até obter quase uma pasta.
  2. Retire a ponta sem carne na extremidade mais fina do cordeiro e apare o excesso de gordura.
  3. Abra a carne com o lado da pele para baixo, tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto e espalhe a pasta de ervas. Começando pelo lado mais carnudo do cordeiro, enrole a carne num cilindro apertado e amarre com barbante de cozinha em intervalos de 2,5 cm. Corte a carne em 8 pedaços (noisettes) na metade de cada volta do barbante.
  4. Coloque um ramo de alecrim em cada noisette e pincele os 2 lados da carne com azeite. Cubra e reserve enquanto você prepara o molho.
  5. Retire os cabinhos dos figos, corte-os ao meio e coloque-os numa panela com as kinkans, o vinho e o caldo de galinha. Espere levantar fervura, baixe o fogo, tampe e cozinhe por 10 minutos. Depois, aumente um pouco o fogo, destampe e deixe o molho borbulhar por 3-4 minutos, até ficar ligeiramente espesso. Tampe novamente e mantenha o molho aquecido.
  6. Aqueça uma frigideira antiaderente de fundo pesado. Quando estiver bem quente, coloque as noisettes e frite cada lado por 3-4 minutos.
  7. Retire o barbante antes de servir a carne com o molho.

Cordeiro assado à moda indiana 

Ingredientes

Para a marinada:

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes da marinada no processador de alimentos e bata até obter um purê homogêneo.
  2. Coloque a carne moída numa tigela, junte a marinada e misture bem. Cubra e deixe marinar por 1-2 horas, ou leve à geladeira da noite para o dia, para que os sabores apurem. Volte à temperatura ambiente antes de cozinhar.
  3. Aqueça o forno a 200°C. Espalhe a carne por igual num refratário de 25 x 20 cm. Asse na prateleira superior do forno por 10 minutos.
  4. Retire do forno e quebre a carne em pedaços com um garfo. Misture bem para absorver o caldo do cozimento. Asse por mais 15-20 minutos, mexendo na metade do tempo, até a carne dourar de leve e quase todo o caldo evaporar. Mexa até o caldo restante ser absorvido.
  5. Distribua o cordeiro por cima dos chapattis, cubra com os legumes picados e um pouco de queijo cottage. Para decorar, polvilhe com um pouco de páprica e sirva com folhas de hortelã.

Rogan josh de cordeiro

 Ingredientes

Modo de preparo

  1. Misture o iogurte com a pimenta-de-caiena, o coentro, o cominho, o alho, o gengibre, a páprica e a cúrcuma.
  2. Apare o cordeiro e corte-o em cubos de 5 cm. Junte a carne e a cebola, aqueça em fogo médio e mexa até os ingredientes começarem a chiar.
  3. Acrescente a mistura de iogurte, reduza o fogo, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o cordeiro liberar todo o caldo.
  4. Destampe a panela e cozinhe em fogo médio por 5-6 minutos, mexendo com frequência, até o molho ter se reduzido e adquirir uma consistência pastosa.
  5. Junte ao cordeiro o purê de tomate, um pouco de sal e 15 g da manteiga. Reduza novamente o fogo e cozinhe, sem tampar, por 3-4 minutos, mexendo com frequência. Acrescente 350 ml de água fervente, tampe e cozinhe por 15 minutos.
  6. Numa panela pequena, derreta a manteiga restante em fogo baixo, adicione o louro, o cardamomo, a canela e os cravos-da-índia e deixe fritar por 35-40 segundos. Junte a noz-moscada, misture e despeje sobre a carne. Mexa bem, tampe e cozinhe por mais 10-12 minutos. Acrescente a hortelã e o coentro picados e sirva.

Berinjela recheada com arroz e cordeiro

 Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa – cuidado para não perfurar a casca. Pique a polpa em pedaços de 1 cm.
  2. Coloque as metades de berinjela em água fervente e cozinhe-as em fogo baixo por 2-3 minutos, até estarem amolecidas. Retire do fogo e escorra-as com o miolo voltado para baixo no papel-toalha e seque-as.
  3. Aqueça uma frigideira grande antiaderente e frite a seco a carne moída de cordeiro até dourar, mexendo para soltá-la. Retire a carne, escorra o caldo gorduroso e limpe a frigideira com papel-toalha.
  4. Aqueça o forno a 180°C. Coloque o azeite e 2 colheres (sopa) de água na frigideira e salteie a polpa da berinjela picada, o alho e a cebola por 5 minutos, ou até ficarem macios. Leve a carne de volta à frigideira, junte o coentro, o cominho e o arroz e cozinhe por 1 minuto, sem parar de mexer.
  5. Acrescente a água, tempere a gosto e espere levantar fervura. Baixe o fogo, tampe e cozinhe por 20-15 minutos, até o líquido ser absorvido. Junte a hortelã e a salsa e retire do fogo.
  6. Coloque as metades de berinjela num refratário raso. Preencha o miolo com o recheio. Asse por 15-20 minutos, até que o recheio esteja levemente dourado. Sirva as berinjelas quentes, decoradas com salsa e hortelã e, se quiser, com um pouco de iogurte ou creme de leite desnatado por cima.
sabor de casa receita carne cordeiro