Aprenda aqui a fazer esse clássico da tradição mineira e traga um gostinho de Minas Gerais para a sua cozinha!
Rebecca Henze | 2 de Julho de 2021 às 18:00
A canjiquinha é um prato típico de Minas Gerais. É feita de milho esfarelado, cozido com carne de porco e bem temperado. O prato, que é muito comum, em todo o Brasil, nesta época do ano, assim como o bolo de milho e o pinhão, por exemplo, também é conhecido por “quirera de milho” ou “pela-égua” e pode ter variações de sabor, dependendo do que for misturado nele.
Aqui, vamos te ensinar uma receita fácil de canjiquinha com costelinha de porco, para trazer essa iguaria mineira para a sua casa!
Passo 1: Em uma panela cozinhe a canjiquinha com cerca de dois litros de água e um pouco de sal até amolecer. Tome cuidado para que não grude no fundo da panela, se precisar, vá adicionando água.
Passo 2: Tempere as costelinhas com o sal, a pimenta e o suco de limão. Reserve.
Passo 3: Quando a canjiquinha começar a amolecer, esquente o óleo em uma frigideira grande e frite as costelinhas até que fiquem douradas. Vá retirando e colocando em uma travessa até terminar.
Passo 4: Frite a cebola e o alho na mesma frigideira e acrescente os tomates, deixando refogar por cerca de 10 minutos.
Passo 5: Retorne as costelinhas para a frigideira e deixe por mais alguns minutos. Verifique se a canjiquinha está macia e misture o refogado.
Passo 6: Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, adicionando água, se necessário.
Passo 7: No momento de servir, acrescente a salsa e o creme de leite .