Um bom caldo de carne, galinha, peixe ou legumes feito em casa é a melhor base para muitos pratos deliciosos, como sopas, ensopados e risotos.
Redação | 6 de Julho de 2019 às 12:37
Caldos naturais são mais saudáveis e saborosos do que os cubinhos industrializados. E o melhor: são fáceis de fazer e congelar. Além disso, eles retêm vitaminas hidrossolúveis valiosas. Aqui estão algumas receitas básicas que podem ser modificadas conforme os ingredientes disponíveis – sobras de aves, de peixes ou de legumes, ossos de um corte de carne. Acrescente ervas e temperos de sua preferência para intensificar o sabor.
Qualquer caldo pede vegetais. Cebola, cenoura e aipo são os mais utilizados, mas alho-poró, raízes e talos de repolho, couve-flor ou brócolis também fornecem sabor e vitaminas. Legumes de cheiro forte, como nabo e couve-de-bruxelas, podem dominar por completo o aroma, portanto acrescente-os apenas quando for preciso realçar o sabor. Não há necessidade de descascar legumes para um caldo. Às vezes, pode-se acrescentar as sobras de alguns – a pele da cebola confere uma bela coloração, por exemplo.
Ossos de carne e carcaças de aves, tanto crus quanto cozidos, podem ser usados, basta estarem frescos. Eles adicionam vitamina B ao caldo. Na falta de ossos bovinos, adquira cortes menos nobres, como músculo ou lombo. Retire toda a gordura aparente da carne antes de cozinhar.
Folhas de louro e salsa são os temperos essenciais. O tomilho também pode ser usado, assim como outras ervas, de acordo com o sabor pretendido. Raspas de limão e dentes de alho também dão um toque especial. Seja criativo!