Confira as deliciosas receitas de caldo de tomate com manjericão, sopa de brócolis com creme de curry e outras para se esquentar!
Com as temperaturas diminuindo em várias partes do país, nada melhor do que um prato quentinho, certo? Confira então a deliciosa receita de caldo de tomate com manjericão, sopa de brócolis com creme de curry e outras que escolhemos para você!
Caldo de tomate com manjericão
Preparo: 30 minutos. Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 1,5 kg de tomates em rama
- 1 maço de manjericão
- 2 ramos de alecrim
- 4 bagas de pimenta-da-jamaica
- 8 tomates-cerejas
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
- 2 colheres (chá) de vinagre branco balsâmico
- ½ colher (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo:
- Lave os tomates, pique-os grosseiramente e bata no processador de alimentos com a lâmina fatiadora até formar um purê. (Se necessário, use a batedeira.) Despeje o purê de tomate em uma panela e ferva-o. Lave o manjericão e o alecrim.
- Acrescente 2⁄3 do manjericão, os ramos de alecrim e as bagas de pimenta-da-jamaica ao purê de tomate. Deixe cozinhar com a panela destampada em fogo alto.
- Enquanto isso, remova as folhinhas do manjericão que sobraram; corte as maiores em tiras e deixe as menores inteiras. Lave os tomates-cerejas, corte-os ao meio e distribua em pratos de sopa.
- Bata a mistura de tomate em um triturador de legumes (use um disco fatiador com furos pequenos). Ponha o líquido em uma panela.
- Aqueça de novo o caldo de tomate; tempere-o com sal, pimenta, vinagre balsâmico e açúcar. Distribua nos pratos, guarneça com manjericão e regue com azeite de oliva.
Dicas
Acompanhamento:
Enrole grissini com fatias de presunto (de preferência, de Parma ou San Daniele) e sirva com o caldo de tomate.
Para armazenar:
Armazene caldo de tomate com tomates amadurecidos. E congele o caldo de tomate em potes.
Mel para um sutil sabor adocicado:
Um leve sabor adocicado acentua o delicado aroma ácido do tomate, por isso sempre se acrescenta um pouco de açúcar a sopas e molhos de tomate. Em vez de açúcar, experimente mel, por exemplo, mel de acácias ou de flores de laranjeira.
Variação: Caldo de tomate com pesto Ferva 1 litro de caldo de legumes em uma panela. Adicione ao caldo 4 tomates secos picados em pedaços pequenos e 1 colher (sopa) de polpa de tomate e deixe cozinhar por 10 minutos com a panela tampada. Tempere o caldo de tomate com sal, pimenta, 1 pitada de açúcar e 1 colher (chá) de vinagre balsâmico. Acrescente, mexendo, 4 colheres (chá) de pesto de manjericão e sirva.
Caldo de carne com cogumelos frescos
Preparo: 25 minutos. Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 200 g de cogumelos
- 1 pequena batata-baroa
- 800 ml de caldo de carne
- ¼ colher (chá) de aipo seco
- 2 colheres (sopa) de vinho do Porto tinto
- 2 ramos de tomilho
- ½ ramo de alecrim
- 2 talos de salsinha
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo:
- Esfregue e limpe os cogumelos com papel-toalha, cortando as extremidades dos talos.
- Em uma panela, ferva o caldo de carne. Acrescente o aipo e o vinho do Porto.
- Enquanto isso, corte os cogumelos em fatias finas. Lave o tomilho, o alecrim e a salsa, arranque as folhinhas e pique-as finamente.
- Acrescente as ervas picadas e as fatias de cogumelo à sopa quente e deixe descansar por 2 minutos.
- Tempere a sopa com sal e pimenta. Distribua em pratos fundos ou em tigelas para sopa e sirva imediatamente.
Dicas
Para um preparo ainda mais rápido:
Use ervas secas ou congeladas no lugar de ervas frescas, e fatias de champignons congelados em vez de cogumelos frescos. Eles podem ser adicionados congelados à sopa, pois cozinham em pouco tempo.
Acompanhamento:
Sirva palitos de massa folhada com o caldo. Para prepará-los, corte a massa folhada esticada em tiras de 2 cm de largura, unte as tiras com gema de ovo e polvilhe-as com sementes de papoula e de gergelim. Asse no forno aquecido a 220°C por cerca de 20 minutos
Sopa de brócolis com creme de curry
Preparo: 25 minutos. Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de amêndoas fatiadas
- 400 g de brócolis
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo integral
- 300 ml de leite
- 400 ml de caldo de legumes
- 100 g de creme de leite
- ½ colher (chá) de curry suave
- sal de ervas
- pimenta-do-reino moída na hora
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
Modo de preparo:
- Torre as amêndoas fatiadas em uma frigideira sem gordura. Separe o brócolis em ramos menores, lave, limpe e corte em pedaços adequados para comer. Descasque o talo mais grosso e pique em cubos.
- Coloque aproximadamente 300 ml de água em uma panela com compartimento para cozimento a vapor. Disponha as flores de brócolis e os pedaços de talo na parte de cozimento a vapor da panela. Deixe a água levantar fervura e cozinhe o brócolis no vapor por 10 minutos.
- Enquanto isso, aqueça o óleo em uma segunda panela. Adicione a farinha de trigo integral, mexendo sempre, e deixe dourar levemente. Tire a panela do fogo.
- Acrescente leite à farinha e vá mexendo com um fouet, até ficar liso. Recoloque a panela no fogo. Acrescente o caldo de legumes. Aqueça tudo, mexendo de vez em quando, para não empelotar.
- Retire o brócolis da panela e passe na água fria. Acrescente o líquido do cozimento do brócolis na mistura de farinha de trigo e caldo, mexendo.
- Deixe essa mistura cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Enquanto isso, bata o creme de leite com o curry e um pouco de sal de ervas, até ficar firme.
- Coloque as flores de brócolis no líquido e deixe aquecer. Triture tudo com o mixer até ficar cremoso. Tempere com sal de ervas, pimenta e suco de limão.
- Distribua a sopa de brócolis em tigelas ou pratos preaquecidos. Decore com o creme de curry e salpique com as amêndoas. Sirva imediatamente.
Dicas
Aproveitando as sobras:
Esta sopa cremosa é excelente para incluir sobras de legumes cozidos. Simplesmente substitua o brócolis pelos legumes disponíveis na geladeira.
Preparo prático:
Engrosse a sopa com farinha de trigo e cozinhe o brócolis. Antes de servir, triture-o junto com o líquido e apronte a sopa.
Variação: Sopa de couve-flor Refogue 1 cebola picada em 2 colheres (sopa) de óleo. Junte 350 g de couve-flor em pedaços pequenos. Adicione 800 ml de caldo de legumes, deixe levantar fervura e cozinhe por 15 minutos, até a verdura ficar macia. Bata 150 g de creme de leite com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Triture a couve-flor e adicione ao caldo. Acrescente a mistura de creme de leite, mexendo sempre até a sopa levantar fervura outra vez. Tempere com 1 colher (sopa) de suco de limão, um pouco de noz-moscada, pimenta e sal de ervas. Ponha um pouco de creme de leite com curry e amêndoas fatiadas sobre a sopa.
Creme de alho-poró
Preparo: 20 minutos. Rende 4 porções.
Ingredientes:
- 500 g de alho-poró
- 1 litro de caldo de legumes
- 200 g de creme de leite
- 1 colher (sopa) de farinha
- sal de ervas
- pimenta-do-reino moída na hora
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de vermute seco (por exemplo, Noilly Prat ou Martini)
Modo de preparo:
- Lave e corte o alho-poró em tiras. Ferva o caldo de legumes em uma panela.
- Adicione o alho-poró ao caldo fervente e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos. Enquanto isso, misture o creme de leite com a farinha de trigo.
- Com a escumadeira, tire 2 colheres (sopa) do alho-poró cozido do caldo e reserve. Acrescente a mistura do creme ao caldo e deixe levantar fervura, mexendo, para engrossar um pouco. Passe o mixer pela sopa, deixando-a bem cremosa.
- Tempere a sopa com sal de ervas, pimenta, suco de limão e vermute. Distribua em pratos ou tigelas.
- Decore as porções de sopa com as tiras de alho-poró reservadas e sirva imediatamente.
Dicas para um preparo ainda mais rápido:
No lugar do alho-poró fresco, coloque 200 g de alho-poró congelado (em rodelas) no caldo. Deixe levantar fervura. Triture o alho-poró na sopa (não engrosse) e enriqueça com 200 g de cream cheese de ervas finas.
Variação: Creme de alho-poró com azedinha Cozinhe 100 g de rodelas de alho-poró em água fervente, escorra e passe na água fria. Lave 125 g de azedinha. Em uma panela, despeje água fervente sobre as folhas e deixe murchar. Escorra, passe na água fria e deixe escorrer bem. Derreta 2 colheres (sopa) de manteiga em uma panela. Acrescente 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, mexendo sempre, 100 ml de leite e 100 g de creme de leite. Adicione 750 ml de caldo de legumes e deixe levantar fervura, mexendo. Deixe cozinhando por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Pique a azedinha. Adicione ao caldo com o alho-poró, 50 g de creme de leite azedo e 1 colher (chá) de suco de limão. Bata a sopa com o mixer, formando um creme, tempere com sal e pimenta e sirva.