Bolo Romeu e Julieta! Confira a receita do tradicional casamento do queijo com a goiabada, grande sucesso da cozinha brasileira.
Louise Cyrillo | 16 de Julho de 2021 às 09:00
A culinária brasileira é recheada de receitas tradicionais que reaparecem em novas versões. Um caso célebre é o Romeu e Julieta, o famoso queijo com goiabada, tradicionalmente mineiro e queridinho no país todo. Além do forma tradicional de comer, com o queijo e a goiabada em barra, o brasileiro fez o que faz de melhor e adaptou para muitas versões. Seja pavê, pudim, sorvete, torta ou o bolo Romeu e Julieta, que talvez seja a versão mais próxima da criação original da sobremesa – para ser saboreado à tarde, com um cafezinho passado na hora.
Leia também: Bolo de rolo: aprenda a fazer esta sobremesa sensacional
A combinação do queijo com a goiabada tem sua origem um pouco nebulosa. Não há consenso se o surgimento foi na Bulgária ou por aqui mesmo, no período colonial, em Minas Gerais – uma tentativa dos portugueses de adaptarem suas receitas e sabores para o cultivo e produtos locais. Entretanto, uma coisa é certa: aqui, os Montéquios representam os laticínios e os Capuletos, a goiabada.
Na peça original de William Shakespeare, Romeu e Julieta são os dois filhos adolescentes de famílias ricas e rivais da cidade de Verona, na Itália, que se apaixonam durante uma festa. A decisão de viver o amor proibido, contrariando todos os familiares e seus planos, leva ao acirramento das tensões entre as duas famílias.
Com a ajuda do Frei, Romeu e Julieta traçam um plano para ficarem juntos, mas, por acidente, acabam mortos pelo mesmo veneno que usaram para escapar de todos.
A combinação do sabor salgado e azedo do queijo com o doce da goiabada também é uma luta que desafia convenções. O bolo Romeu e Julieta é um sucesso por onde passa, assim como a peça é uma das mais queridas e celebradas de Shakespeare.
Há diversas formas de se fazer este bolo, mas a maneira mais popular é a massa com queijo e a calda de goiabada derretida. O toque azedo na massa fofa é a estrela da receita.
Podem ser usados o queijo parmesão e o de minas, mas os tipos canastra e padrão também são indicados. Para a goiabada, não há segredo: procure por peças de boa qualidade, de preferência menos processadas industrialmente. E, para quem faz dieta e controla os doces, é possível comprá-la sem açúcar.
Passo 1: Preaqueça o forno a 180ºC durante 45 minutos.
Passo 2: Em uma tigela, misture o açúcar à manteiga até formar um creme liso e brilhante.
Passo 3: Adicione os ovos, um a um.
Passo 4: Continue a bater e acrescente o queijo parmesão ralado à a sua massa.
Passo 5: Em seguida, de forma gradual, incorpore o creme de leite – sem deixar de bater a massa -, intercalando com a farinha de trigo. Peneire sua farinha de trigo para uma massa mais fofinha e sem grumos.
Passo 6: Adicione o fermento e incorpore-o à massa delicadamente.
Passo 7: Em uma fôrma, já untada e polvilhada com farinha de trigo, leve o bolo ao forno até estar dourado. Use a técnica do palitinho para ver se está pronto.
Passo 8: Corte a goiabada em cubinhos e leve-a ao fogo em uma panela de alumínio com a água.
Passo 9: Mexa para não grudar no fundo e a calda estará pronta quando a textura engrossar.
Passo 10: Com o bolo frio e fora da fôrma, derrame a calda sobre ele e está pronto para servir!