Cultivada no México desde os Maias, a chia tem importante função na saúde. Conheça os inúmeros os benefícios da chia.
Douglas Ferreira | 2 de Setembro de 2019 às 10:00
Cultivada no México desde os Maias, a chia tem importante função na saúde humana e é indicada por especialistas em nutrição, dado os seus ácidos graxos, fibras e proteínas, por exemplo. São inúmeros os benefícios da chia.
O grão é capaz de regular taxas de colesterol, fortalecer o sistema imunológico e, pasme, contribui para o emagrecimento. Listamos 17 benefícios da chia que você precisa conhecer. Confira nos slides a seguir.
Dado o seu efeito mucilaginoso (retenção de água capaz de aumentar em até 20 vezes o seu volume), a chia provoca a saciedade, uma vez que preenche o estômago e, portanto, ajuda a emagrecer.
Por ter muita fibra, a chia evita o aumento rápido da glicemia e, por consequência, controla a quantidade de açúcar no sangue. Assim, previne o surgimento da resistência à insulina e diabetes.
Também graças às fibras, as sementes de chia aceleram os movimentos intestinais, evitando casos de prisão de ventre, por exemplo. Para isso, também, lembre-se de sempre ingerir água, pois ela irá auxiliar esse processo.
Por ser rica em ômega 3, a semente reduz a inflamação no sistema cardiovascular e evita o desenvolvimento de doenças como pressão alta.
Os antioxidantes presentes na semente combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce das células do corpo. Por conter, também, grandes quantidades de ômega 3, a chia também auxilia a manter a pele sempre hidrata, prevenindo o surgimento de rugas.
O teor de fibra alimentar da chia é útil na limpeza do trato digestivo e promove o movimento do intestino saudável. Por absorver uma grande quantidade de água no estômago, se forma um tipo de gel que prolonga o tempo de digestão dos alimentos e, assim, faz com que ela seja feita com mais facilidade.
Ricas em proteínas e óleos essenciais, as sementes de chia contribuem com a melhora do brilho e fortalecimento dos fios capilares. Inclusive, existem algumas receitas caseiras que contém chia em suas composição e servem para recuperar a saúde dos fios.
A chia é eficaz no combate à insônia, graças ao triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de melatonina — hormônio que induz o sono.
A chia é fonte de cálcio — vital para desenvolvimento da estrutura corporal — e boro — que facilita a absorção de cálcio no organismo.
Uma porção diária da semente é responsável por 20% das nossas necessidades de vitamina A, que também atua na proteção dos olhos.
Os antioxidantes do grão, com o ácido cafeico, por exemplo, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado.
Fonte de proteína, a chia auxilia os praticantes de atividades físicas, uma vez que fornece mais energia para as células nervosas e complementa necessidades proteicas do corpo.
O grão favorece as ligações cognitivas do cérebro. Estudos relacionam ácidos presentes na semente à formação das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.
Rica em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, a chia auxilia no processo do sistema nervoso de regular o humor. Assim, promovendo bom humor e bem estar.
Rica em minerais como Selênio e Zinco, por exemplo, a semente reforça as defesas do corpo e evita doenças como gripes e resfriados.
Um dos maiores benefícios da chia é o fato de que as suas sementes ajudam a reduzir a inflamação no corpo, graças aos ácidos gordos essenciais.
Fonte de cálcio, fósforo, vitamina A e zinco, a chia é recomendada também para ajudar no tratamento dos dentes. O zinco, por exemplo, previne o tártaro.