Errou a mão no preparo daquela carne? Botou gotas demais de pimenta naquela sopa? Calma! Antes de jogar fora a comida que você preparou com tanto esmero,
Errou a mão no preparo daquela carne? Botou gotas demais de pimenta naquela sopa? Calma! Antes de jogar fora a comida que você preparou com tanto esmero, confira algumas dicas para aprender a salvar pratos apimentados.
E confira também 5 segredos para você salvar o seu almoço!
1. Aumenta os ingredientes não apimentados
A explicação mais comum para um prato apimentado é o excesso de molho picante ou de pimenta em pó. A solução é acrescentar mais de tudo que não for picante. Se for um prato apimentado, use mais feijões, caldo de carne ou carne. Para molhos ou pratos que estejam muito picantes, aumente a proporção dos ingredientes pedidos na receita, exceto os picantes.
Leia também: 4 receitas de entradas picantes
2. Sirva com amido
Para futuras extinções de incêndio, sirva seu prato picante sobre arroz ou com tortilhas e creme de leite. Há uma razão para tais combinações estarem sempre juntas nos pratos picantes indianos, chineses, tailandeses ou mexicanos – amenizam a ardência.
Leia também: Aprenda a fazer um arroz apimentado delicioso e diferente
3. Retire os pedaços picantes
Outra explicação para um prato picante pode ser o excesso de pimenta-malagueta ou dedo-de-moça (usadas nas culinárias do Norte e Nordeste), cortadas em tiras ou em pedaços e colocadas diretamente nos pratos. Há uma solução: tire todos os pedaços de pimenta com a colher. Ponha-os em uma tigela pequena e deixe os engolidores de fogo se servirem a gosto.
Leia também: Descubra como a pimenta pode aliviar suas dores
4. Mordeu uma pimenta?
Não pegue água. A maioria das pessoas reage instintivamente a essa emergência usando o pior caminho. A ardência da pimenta vem de uma substância química chamada capsaicina, que não se dissolve facilmente em água. Portanto, lavar a boca só espalhará a queimação.
O que fazer?
No México, onde se conhece bem o poder do fogo das pimentas, três remédios instantâneos que eliminam a ardência mostraram-se eficientes ao longo dos séculos:
5. Adicione sal
O sal é o remédio mais rápido para qualquer um que está, como dizem os mexicanos, enchilado.
Leite, creme de leite, iogurte ou queijo
Graças às proteínas presentes nesses alimentos, conhecidas como caseína, há a quebra da ligação entre o composto químico causador da queimação, a capsaicina, e os receptores do paladar.
6. Use pão branco ou biscoito de água e sal
Esses alimentos também te aliviarão por conseguirem absorver a queimação provocada pela capsaicina.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!