O feijão tropeiro é um prato delicioso, além do preparo ser muito fácil! Aprenda o passo a passo dessa receita típica da culinária brasileira.
Para quem não conhece, a receita de feijão tropeiro pode parecer difícil. Mas aqui, ensinamos a fazer uma super fácil!
Esse prato é característico de Minas Gerais e de São Paulo, mas é sucesso no país inteiro.
Contudo, em cada região e Estado, a receita costuma ser adaptada aos ingredientes e sabores locais – ora um tipo de feijão ou alguma carne diferente sendo usada no preparo.
Esse prato teve origem no período colonial da história brasileira, na alimentação dos transportadores de mercadorias.
O transporte dessas mercadorias pelo território era realizado por tropas a cavalos, e os homens eram conhecidos como tropeiros.
A alimentação precisava ser simples com os ingredientes disponíveis e a possibilidade de preparo ao longo da rota. Os pratos eram feitos com feijão, ovos, torresmo de porco, temperos e com a farinha de mandioca típica das populações indígenas brasileiras.
Leia também o passo a passo para preparar a feijoada perfeita
O passo a passo é bastante simples, com elementos muito conhecidos da culinária brasileira.
Para quem tem medo da panela de pressão, ela não é utilizada nessa receita.
E caso você não coma carne ou ovo, pode simplesmente tirar da receita ou trocar por outros ingredientes. Uma alternativa é o uso de tofu defumado bem temperado e enxugado no lugar do bacon.
Linguiças veganas também estão disponíveis em grandes mercados e podem ser uma opção para quem desejar.
Como fazer Feijão Tropeiro
Ingredientes
250g de feijão mulatinho
1 linguiça calabresa (ou tofu defumado)
250g de bacon
1 amarrado de couve
6 ovos
500g de farinha de mandioca fina
1 folha de louro
Modo de Preparo
- Em um panela, coloque o feijão e a folha de louro. Em seguida, acrescente água aos poucos, até que o feijão cozinhe, al dente. O ponto correto é quando o feijão estiver macio, mas sem desmanchar. Retire do fogo e escorra a água toda.
- Corte o bacon em cubos bem pequenos, retirando a pele, e frite até ficar crocante. Não precisa utilizar óleo para fritar o bacon, a própria gordura da carne é suficiente. Reserve somente o bacon em um pote.
- Na panela com o óleo do bacon, frite a linguiça cortada em rodelas e reserve. Não jogue o óleo utilizado para a fritura fora.
- Corte a couve em tirinhas bem finas e depois corte as tiras no meio. Na mesma frigideira da linguiça e do bacon, coloque os seis ovos e mexa bem, até estarem bem fritos.
- Adicione o feijão, a linguiça e a farinha de mandioca na panela do bacon e mexa bem até virar uma farofa.
- Para finalizar, adicione a couve e o bacon. Tempere com sal e pimenta a gosto.