Aprenda a preparar uma deliciosa torta de arroz mediterrâneo e surprenda a família e amigos neste Dia do Chef de cozinha!
Esta torta aberta, com a saborosa massa de risoto, recheio mediterrâneo de legumes e cobertura de cubos derretidos de mozarela, é bonita e muito gostosa! Sirva com salada verde de aipo e endívia picados e um pouco de iogurte natural desnatado com hortelã fresca picada.
Torta de arroz mediterrâneo
Tempo de preparo e de cozimento: 1 hora e 15 minutos
Ingredientes
Massa de risoto
- 1 cebola pequena, bem picada
- 200 g de arroz para risoto
- 600 ml de caldo quente de legumes
- 1 dente de alho, grosseiramente picado
- 25 g de manjericão fresco
- 25 g de queijo parmesão ralado na hora
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
- raspas bem finas de 1 limão
Recheio de mozarela
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola roxa, cortada em fatias
- 300 g de abobrinhas, cortadas em fatias grossas
- 250 g de tomates, cortados em pedaços
- 125 g de mozarela, cortada em cubos
- folhas de manjericão fresco para decorar
Modo de preparo:
1
Preaqueça o forno a 190ºC. Primeiro prepare o risoto para a massa. Derreta a manteiga numa panela grande e larga, refogando a cebola em fogo baixo por 4 a 5 minutos, até que fique macia, porém sem escurecer. Acrescente o arroz e mexa por 1 minuto.
2
Acrescente uma concha do caldo quente de legumes e deixe ferver em fogo moderado, mexendo, até o caldo ter sido quase todo absorvido, depois adicione mais uma concha do caldo. Continue acrescentando-o aos poucos, mexendo frequentemente. Quando todo o caldo tiver sido acrescentado e absorvido, o arroz deve estar macio e o risoto, cremoso. Retire a panela do fogo.
3
Ponha o alho, o manjericão, o queijo parmesão, os pinoli e o azeite no liquidificador ou no processador de alimentos e bata até tudo ficar bem picado. Junte essa mistura ao arroz, com as raspas de limão, o ovo, sal e pimenta-do-reino a gosto.
4
Com uma colher, coloque o risoto numa fôrma de torta de fundo removível com as laterais lisas e 23 cm de diâmetro, com cerca de 3 cm de profundidade. Espalhe por igual por toda a base e as laterais. Coloque a fôrma sobre um tabuleiro e asse por 20 minutos ou até a crosta estar levemente dourada e um pouco firme.
5
Enquanto isso, para a cobertura, aqueça o azeite numa panela grande e cozinhe a cebola e as abobrinhas por 3 minutos, mexendo, até ganharem uma certa cor. Junte os tomates, tampe a panela e cozinhe em fogo moderado, sacudindo a panela de vez em quando, por 8 a 10 minutos ou até as abobrinhas estarem macias, porém firmes.
6
Ponha os legumes sobre a massa de risoto e nivele a superfície. Espalhe por cima a mozarela. Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até o queijo ter derretido e estar borbulhando. Sirva quente, decorada com folhas de manjericão.
Dicas do chef!
- Para ganhar tempo, substitua a mistura de manjericão, queijo parmesão, pinoli e azeite por cerca de 4 colheres de sopa de molho pesto pronto.
- Para uma torta de arroz com berinjela e queijo feta, prepare o risoto como na receita principal até o fim da etapa 2, acrescentando uma pitada de açafrão em rama (pistilo) ao caldo. Tempere com 25 g de amêndoas torradas picadas, 2 colheres de sopa de hortelã fresca picada e as raspas bem finas de 1 laranja. Junte o ovo batido e temperos a gosto, depois termine a massa de risoto como na receita principal.
Para o recheio, refogue 3 dentes de alho amassados em 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem por 30 segundos. Adicione 375 g de berinjelas em cubos e cozinhe em fogo alto, mexendo, por 10 minutos ou até ficarem macias e levemente douradas. Acrescente 1 lata de tomates picados, cerca de 400 g, com o suco, e deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos ou até a maior parte do suco ter evaporado. Coloque a cobertura na massa de risoto, com 125 g de queijo feta por cima, cortado em cubos, e leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até a torta ficar dourada. Sirva quente, decorada com ramos de hortelã fresca.
E aí, gostou da receita? Além dos benefícios nutricionais do arroz, ele é usado na medicina natural para tratar vários problemas digestivos, inclusive indigestão, diarréia branda e prisão de ventre. Tornando-o uma opção prática e excelente para remediar esses problemas. Tá esperando o quê pra fazer este delicioso prato? Corre lá e depois não esquece de contar pra gente o que achou!