Aprenda aqui uma receita simples para fazer um doce de abóbora de corte delicioso para comer com ou sem convidados e com a família!
Doce de abóbora é uma das iguarias brasileiras que deixa todo mundo babando. Conquistando pela versatilidade, pelo sabor único e pela cor vibrante, o auge da procura pelo doce acontece no meio do ano, já que é um prato tradicional de festa junina, e se estende até o dia de São Cosme e Damião, colorindo os saquinhos de doces da criançada. Esta é uma ótima opção de receita para incluir um alimento nutritivo na dieta dos seus filhos, mesmo com açúcar, e introduzir novos sabores ao paladar deles.
Ajudando a preservar a saúde da pele, a perder peso, a melhorar a saúde cardiovascular, e até a aumentar a imunidade, este legume vai mudar a sua relação com doces mais naturais!
Leia também: Receita de doce de batata-doce cremoso com leite condensado
A variação do doce de abóbora “de corte” é a mais conhecida por ser colocada nos saquinhos de São Cosme e Damião, mas também é ótima para decorar sua mesa em qualquer ocasião. Por ser mais duro do que o doce de abóbora de panela comum, ele é mais fácil de moldar e de divertir a criançada.
Doce de abóbora de corte
Aproveite esta receita simples e incrível para botar em prática suas habilidades na cozinha e surpreender a sua família, todos sempre babam pelo doce alaranjado!
Tempo de cozimento 50 mins
Prato Doces, Sobremesas
Culinária brasileira
Ingredientes
- 1 kg de abóbora descascada e cortada em pedaços pequenos
- 1 kg de açúcar cristal
- 1 canela em pau
- 3 cravos-da-índia (a gosto)
- 1 colher (chá) de vinagre branco
- ½ xícara (chá) de água
- manteiga para untar (sem sal)
Modo de preparo
-
Primeiramente, numa panela, coloque a abóbora descascada e cortada, a canela, o vinagre, os cravos e a água.
-
Deixe cozinhar em fogo baixo até que a água seque e a abóbora fique macia, tire os cravos e a canela, e amasse bem a abóbora.
-
Em seguida, acrescente todo o açúcar e leve ao fogo, mexendo de vez em quando.
-
Quando começar a ficar mais grosso, continue mexendo sem parar até que o doce se solte do fundo da panela. Depois, despeje o doce em uma assadeira untada com manteiga (sem sal).
-
Deixe o doce ficar morno e depois corte em retângulos (ou na forma que preferir). Por fim, deixe secar, por cerca de 2 horas, e sirva como quiser.
Aproveite o clima junino e aprenda a fazer esse delicioso brigadeiro de milho verde para adoçar ainda mais seus dias!