Além de gostoso, o panetone pode ser uma ótima fonte de renda extra. Veja agora como fazer panetone caseiro sem gastar muito.
Douglas Ferreira | 23 de Novembro de 2021 às 10:00
O panetone é um dos práticos mais requisitados na Ceia de Natal. Com uma fragância discreta e recheio de frutas cristalizadas, essa sobremesa natalina é de dar água na boca. Além de ser indispensável na Ceia de Natal, o panetone pode ainda ser uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra no final do ano. Veja agora como fazer panetone caseiro sem gastar muito.
Rendimento: 2 panetones de 500 g aproximadamente
Passo 1: Misture numa panela o leite e o açúcar e leve ao fogo até amornar. Transfira para uma tigela, junte o fermento e mexa até dissolver.
Passo 2: Adicione 1 xícara de trigo, mexendo até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido.
Passo 3: Enquanto isso, coloque numa panela o óleo e o mel e leve ao fogo até levantar fervura. Retire e deixe amornar.
Passo 4: Junte sem parar de bater os ovos, as gemas e a essência de panetone. Reserve.
Passo 5: À parte, peneire numa tigela a farinha e trigo restante com o sal. Incorpore à massa já crescida o creme de ovos, alternando com a farinha de trigo e misturando sempre.
Passo 6: Em uma superfície enfarinhada, sove por 15 minutos, ou até soltar das mãos. Coloque a massa numa tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer por 45 minutos em local aquecido.
Passo 7: Abra a massa com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas. Distribua em 2 formas de papel para panetone com capacidade para 500 g cada uma, enchendo até a metade. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Leve para assar por 45 minutos, ou até os panetones dourarem.
Agora que você já sabe como fazer panetone em casa, aprenda também como preparar rabanadas de panetone deliciosas!