Se você ama camarão, com certeza vai amar tacacá! Prato típico oriundo dos indígenas da região amazônica do nosso país, o tacacá é delicioso.
Letícia Taets | 9 de Maio de 2021 às 09:00
“Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa…” No verso da cantora paraense Joelma, já fica clara a importância do tacacá para o Pará. Este prato oriundo dos povos indígenas é consumido também por toda a região amazônica e é considerado um tesouro local.
Além de ser delicioso, o tacacá é bastante nutritivo e de baixa caloria, propiciando uma refeição ideal para quem deseja se manter saudável. O tucupi, presente no prato, possui aminoácidos, vitamina C e é rico em vitamina A. A goma, por sua vez, é rica em carboidrato, bem como o jambú é recheado de vitamina K, que ajuda na coagulação sanguínea. Ou seja: só vantagens!
Confira a receita e aprenda a fazer este prato incrível:
Tempo de preparo: 1 hora | Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
Modo de Fazer:
Passo 1: Em uma panela, deposite o tucupi, o sal, o alho, a chicória, e as pimentas-de-cheiro em uma panela e leve ao fogo médio.
Passo 2: Depois que o caldo levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 minutos, aproximadamente, e reserve.
Passo 3: Ao mesmo tempo, em outra panela, cozinhe o jambu até ficar macio. Após isso, escorra e reserve.
Passo 4: Após limpar os camarões, leve-os ao fogo em uma panela com 1 litro d’água e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Escorra os camarões e reserve a água do cozimento.
Passo 5: Em uma panela, misture a goma de tapioca com a água do cozimento dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter a consistência de um mingau.
Passo 6: Separe diferentes cuias e sirva individualmente: uma concha do mingau de goma, com uma concha de tucupi, algumas folhas de jambu e camarões.