Desubra como fazer massa caseira sem dificuldade simples ou com temperos para dar aquele toque especial de sabor no prato!
Iana Faini | 26 de Janeiro de 2020 às 11:30
As massas são surpreendentemente simples de preparar, e, uma vez que você se acostuma a manuseá-las, pode experimentar uma grande variedade de recheios e molhos. Preparar massa caseira recheada também significa que você pode se beneficiar dos ingredientes frescos para aumentar a quantidade de nutrientes e também o sabor.
Tudo de que se necessita são alguns utensílios comuns de cozinha: rolo de abrir massa, faca afiada e cortadores metálicos. Uma carretilha também é útil. Se decidir fazer a própria massa com regularidade, e em grande quantidade, vale a pena investir numa máquina de preparar massa. As máquinas manuais são boas, mas também há as elétricas e os adaptadores para o processador de alimentos.
Tempo de preparo: 45 minutos, mais 30 minutos para descansar.
Você ficará impressionado com o sabor e a textura da massa caseira. Confira a seguir os ingredientes, modo de preparo, dicas e sugestões de temperos para dar aquele toque especial!
Alguns supermercados e muitas lojas especializadas em produtos italianos vendem uma farinha de trigo especial para preparar macarrão. A farinha pode ser 100% sêmola de grano duro, como uma farinha autenticamente italiana chamada doppio zero (zero duplo), que traz na embalagem o grau 00. Outra farinha vendida para o preparo de massa pode ser uma combinação de sêmola de trigo grano duro e farinha de trigo comum.
Outra opção é usar farinha de trigo integral. Pode-se também usar uma combinação de farinha de trigo integral e farinha de trigo-sarraceno ou farinha de arroz. Uma pequena quantidade de farinha de soja aumenta o teor de proteína da massa.
Embora muitas massas comerciais sejam feitas apenas com farinha de trigo e água, a maioria das massas caseiras leva ovos. Ovos comuns de tamanho médio são o ideal.
Deixe a massa secar por 30 minutos, para evitar que os pedaços grudem uns nos outros, depois coloque-a num saco plástico ou num recipiente tampado na geladeira. Use em 24 horas. Para congelar a massa e conservá-la por mais tempo, espalhe-a sobre uma bandeja coberta com filme de PVC e congele até ficar firme. Em seguida, coloque-a em sacos plásticos.
Pode-se acrescentar cor e sabor às massas usando uma grande variedade de purês e pastas de legumes, como tomates (frescos ou secos), espinafre, beterraba e cenoura. A tinta de lula (encontrada em lojas especializadas) pode tornar a massa negra. Ervas frescas e secas, açafrão, pimenta moída, pasta de azeitonas pretas, alho, mostarda em grãos e especiarias como cominho e curry em pó também podem ser usados para preparar massas interessantes. Confira os temperos mais comuns a seguir.
Adicione um punhado de ervas frescas bem picadas ao misturá-las com a farinha de trigo. Salsa lisa, coentro, manjericão, orégano, manjerona e tomilho são opções deliciosas.
Acrescente 1 colher de chá de açafrão em pó ou uma pitada de açafrão em rama (pistilo) em infusão a 1 colher de sopa de água fervente.
Corte retângulos ou quadrados perfeitos de 7,5 a 10 cm de largura para fazer massa para lasanha ou de acordo com a largura da assadeira.
Em vez de comprar os tubos, corte retângulos ou quadrados e enrole-os em volta do recheio — prepare os seus canelones pequenos ou grandes, como desejar.
Jogue farinha de trigo por cima da massa aberta, dobre-a várias vezes ou enrole-a frouxamente e depois corte em fatias. Fatias finas viram macarrão fino; fatias grossas, macarrão grosso. Experimente todos os tipos de largura, desde bem finos como um espetinho, até grosso como uma régua. Cuidadosamente, desenrole o macarrão com os dedos. Quadrados e losangos Corte tiras e, depois, sem movê-las, corte-as formando quadrados ou losangos (corte formando um ângulo para fazer as laterais inclinadas).