Desubra como fazer massa caseira sem dificuldade simples ou com temperos para dar aquele toque especial de sabor no prato!
As massas são surpreendentemente simples de preparar, e, uma vez que você se acostuma a manuseá-las, pode experimentar uma grande variedade de recheios e molhos. Preparar massa caseira recheada também significa que você pode se beneficiar dos ingredientes frescos para aumentar a quantidade de nutrientes e também o sabor.
Tudo de que se necessita são alguns utensílios comuns de cozinha: rolo de abrir massa, faca afiada e cortadores metálicos. Uma carretilha também é útil. Se decidir fazer a própria massa com regularidade, e em grande quantidade, vale a pena investir numa máquina de preparar massa. As máquinas manuais são boas, mas também há as elétricas e os adaptadores para o processador de alimentos.
Receita de massa caseira
Tempo de preparo: 45 minutos, mais 30 minutos para descansar.
Você ficará impressionado com o sabor e a textura da massa caseira. Confira a seguir os ingredientes, modo de preparo, dicas e sugestões de temperos para dar aquele toque especial!
Ingredientes para cerca de 675 g:
- 450 g de farinha de trigo
- Uma pitada de sal
- 4 ovos, batidos
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Modo de preparo
- Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho limpa ou em uma tigela grande. Faça um buraco no centro e acrescente nele o sal, os ovos e o azeite.
- Com as mãos, misture gradualmente a farinha com os ovos e o azeite, até formar uma massa firme. Se necessário acrescente algumas gotas de água.
- Sove a massa por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. A massa deve ainda estar firme. Acrescente um pouco mais de farinha de trigo, se ficar muito pegajosa.
- Embrulhe a massa em filme ou saco plástico, apertando, e deixe-a descansar por 30 minutos antes de abri-la com o rolo. Não leve à geladeira.
- Corte a massa em quatro, porções menores são mais fáceis de manusear. Abra a massa bem fino sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, virando-a para o outro lado e girando-a de vez em quando para evitar que grude. Depois corte-a no formato desejado, como lasanha, canelone ou macarrão.
- O macarrão e os formatos sem recheio podem ser cozidos imediatamente ou colocados para secar por até 30 minutos antes do cozimento. Se a massa estiver pegajosa, uma boa ideia é deixá-la secar sobre panos de prato limpos. Pendure o macarrão num secador de massa ou jogue um pouco de farinha de trigo por cima e junte-os formando ninhos.
Dicas do chef!
Alguns supermercados e muitas lojas especializadas em produtos italianos vendem uma farinha de trigo especial para preparar macarrão. A farinha pode ser 100% sêmola de grano duro, como uma farinha autenticamente italiana chamada doppio zero (zero duplo), que traz na embalagem o grau 00. Outra farinha vendida para o preparo de massa pode ser uma combinação de sêmola de trigo grano duro e farinha de trigo comum.
Outra opção é usar farinha de trigo integral. Pode-se também usar uma combinação de farinha de trigo integral e farinha de trigo-sarraceno ou farinha de arroz. Uma pequena quantidade de farinha de soja aumenta o teor de proteína da massa.
Embora muitas massas comerciais sejam feitas apenas com farinha de trigo e água, a maioria das massas caseiras leva ovos. Ovos comuns de tamanho médio são o ideal.
Conservando a massa recém-preparada
Deixe a massa secar por 30 minutos, para evitar que os pedaços grudem uns nos outros, depois coloque-a num saco plástico ou num recipiente tampado na geladeira. Use em 24 horas. Para congelar a massa e conservá-la por mais tempo, espalhe-a sobre uma bandeja coberta com filme de PVC e congele até ficar firme. Em seguida, coloque-a em sacos plásticos.
Dicas para o sucesso
- A absorção da farinha de trigo pode variar e o tamanho dos ovos pode ser diferente, portanto, o resultado final pode mudar nas diferentes ocasiões, até com a mesma receita. O tempo e a umidade do ambiente também alteram a massa.
- Polvilhe os fios de massa recém-cortada com bastante sêmola ou farinha de trigo para que não grudem.
4 massas caseiras temperadas
Pode-se acrescentar cor e sabor às massas usando uma grande variedade de purês e pastas de legumes, como tomates (frescos ou secos), espinafre, beterraba e cenoura. A tinta de lula (encontrada em lojas especializadas) pode tornar a massa negra. Ervas frescas e secas, açafrão, pimenta moída, pasta de azeitonas pretas, alho, mostarda em grãos e especiarias como cominho e curry em pó também podem ser usados para preparar massas interessantes. Confira os temperos mais comuns a seguir.
1. Espinafre
- Lave 225 g de espinafre fresco e coloque-o numa panela grande. Tampe e cozinhe em fogo alto, sacudindo a panela, por cerca de 3 minutos. (A água que fica nas folhas é o suficiente para cozinhar o espinafre.)
- Escorra numa peneira, pique bem ou bata no liquidificador ou no processador de alimentos. Aperte-o contra a peneira para retirar o excesso de umidade, obtendo uma pasta espessa.
- Use apenas 2 ovos na massa. Acrescente o espinafre junto com os ovos e o azeite e junte a farinha de trigo como na receita básica.
2. Beterraba
- Transforme em purê 1 ou 2 beterrabas pequenas cozidas.
- Use apenas 3 ovos na massa e acrescente a eles o purê de beterrabas.
3. Ervas
Adicione um punhado de ervas frescas bem picadas ao misturá-las com a farinha de trigo. Salsa lisa, coentro, manjericão, orégano, manjerona e tomilho são opções deliciosas.
4. Açafrão
Acrescente 1 colher de chá de açafrão em pó ou uma pitada de açafrão em rama (pistilo) em infusão a 1 colher de sopa de água fervente.
Como cortar a massa para fazer lasanha
Corte retângulos ou quadrados perfeitos de 7,5 a 10 cm de largura para fazer massa para lasanha ou de acordo com a largura da assadeira.
Como cortar a massa para fazer canelone
Em vez de comprar os tubos, corte retângulos ou quadrados e enrole-os em volta do recheio — prepare os seus canelones pequenos ou grandes, como desejar.
Como cortar a massa para fazer macarrão
Jogue farinha de trigo por cima da massa aberta, dobre-a várias vezes ou enrole-a frouxamente e depois corte em fatias. Fatias finas viram macarrão fino; fatias grossas, macarrão grosso. Experimente todos os tipos de largura, desde bem finos como um espetinho, até grosso como uma régua. Cuidadosamente, desenrole o macarrão com os dedos. Quadrados e losangos Corte tiras e, depois, sem movê-las, corte-as formando quadrados ou losangos (corte formando um ângulo para fazer as laterais inclinadas).