Já ouviu falar da maniçoba? Esta receita paraense com maniva é perfeita para quem ama feijoada e ama testar novas receitas! Confira.
Letícia Taets | 15 de Maio de 2021 às 09:00
Já pensou em preparar uma feijoada sem feijão? Já pode testar a maniçoba! Receita oriunda do Pará, a maniçoba é feita com base de maniva, a folha e as ramas da mandioca. Para que a maniva seja preparada de forma correta e atóxica, é necessário deixar que ela seja fervida por no mínimo 8 horas, juntamente com as folhas de louro.
Tão tradicional quanto a receita de tucupi e a de tacacá, a maniçoba faz parte da vida de milhares de paraenses. Com sabor forte e super diferente, ela é ideal para surpreender. Veja agora como preparar essa delícia!
Passo 1: Ferva a maniva e as folhas de louro em bastante água em uma panela grande por no mínimo 8 horas.
Passo 2: Em outra panela, simultaneamente, escalde por 2 vezes o toucinho e acrescente a maniva. É importante deixar cozinhar até dissolver o toucinho totalmente.
Passo 3: Depois que o toucinho tiver dissolvido e maniva começar a ficar escura, acrescente pedaços de bacon em cubos grandes. Deixe ferver bem.
Passo 4: Em uma tigela, corte a calabresa em rodelas, o paio e o bacon.
Passo 5: Escalde a carne seca e junte aos outros pedaços. Quando a maniva estiver bem escura, misture-a aos outros ingredientes. Por fim, coloque a carne de porco já cortada em pedaços (ela precisa já ter sido assada no forno) e o restante dos ingredientes.
Passo 6: Deixe a maniçoba ficar bem encorpada.
Passo 7: Sirva com arroz, farofa e molho de pimenta de cheiro ou outro de sua preferência.