Confira as cinco receitas tradicionais de geleia de morango, jabuticaba, ameixa, goiaba e laranja.
Você sabia que o segredo para se fazer uma boa geleia caseira está no equilíbrio entre a acidez e a pectina? A pectina é uma substância presente nas plantas capaz aprisionar a água ao redor e tornar o meio mais gelatinoso e encorpado. Por isso, ela é fundamental para a preparação de geleias e sucos.
Em princípio, todas as frutas podem ser usadas no preparo de geleias. Mas quanto mais pectina a fruta tiver, mais rápido a geleia engrossa. Com algumas frutas, como o morango, basta acrescentar suco de limão para “ativar” a pectina. Outras, porém, precisam de um concentrado de pectina comercial ou caseiro, feito a partir dos caroços e da parte branca de laranja.
As geleias em geral são feitas de frutas cortadas ou trituradas e cozidas em calda de açúcar. Mas elas também podem ser preparadas somente com o suco da fruta, resultando em uma pasta mais fina e delicada. Confira a seguir as nossas dicas e aprenda receitas de geleia caseira deliciosas!
O que você vai precisar?
Antes de começa a preparar geleias caseiras deliciosas, certifique-se de que tenha todos os seguintes utensílios:
- Tábua de corte
- Faca
- Balança ou medidores
- Uma panela bem grande
- Colher de pau
- Escumadeira
- Funil ou concha
Dica extra: As panelas de cobre são boas condutoras de calor, mas reagem à acidez. Por isso, prefira panelas de aço inoxidável.
5 receitas de geleia caseira
Quando for preparar alguma receita, é muito importante ficar atento à higienização do alimento e dos utensílios. Afinal, um simples descuido pode por tudo a perder. Então, antes de começar a preparar alguma das geleias abaixo, esterilize os vidros e higienize bem as frutas.
1. Receita de geleia de jabuticaba
Ingredientes
- 1 kg de jabuticaba
- 1/2 kg de açúcar cristal
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Selecione e lave as jabuticabas. Em seguida, leve-as ao fogo, cobrindo-as com água, e deixe cozinharem até a casca rachar.
- Amasse-as então com uma colher de pau ou socador até o caldo ficar grosso. Depois, passe tudo por uma peneira e misture o caldo obtido com metade da quantidade de açúcar (meça em copos ou pelo peso) e volte ao fogo.
- Deixe cozinhar até obter o ponto desejado. Guarde em vidros esterilizados.
2. Receita de geleia de goiaba
Ingredientes
- 1 kg de goiaba
- 1/5 de açúcar
- 1/2 copo de água
- Suco de 1 limão
Modo de preparo
- Lave e corte as goiabas em duas. Retire as sementes com ajuda de uma peneira.
- Corte as goiabas em pedaços menores e coloque no liquidificador com a água, o açúcar e o suco de limão. Bata até ficar uma pasta.
- Cozinhe a pasta em uma panela no fogo baixo por 20 minutos, misturando com delicadeza sempre, até dar o ponto.
3. Receita de geleia de morango
Ingredientes
- 1 kg de morangos – frescos, se possível
- Suco de 1 limão
- 800 g de açúcar cristal
Modo de preparo
- Ponha os morangos e o suco de limão numa panela grande. Aqueça até os sucos começarem a escorrer. Use um espremedor de batatas para espremer alguns morangos, mantendo outros inteiros se preferir. Cozinhe e mexa até virar uma pasta espessa.
- Junte o açúcar e mexa em fogo brando até dissolver por completo. Leve a mistura ao fogo até ferver. Mexa com frequência por 8-10 minutos.
- Com uma colher de sopa, coloque a geleia em potes aquecidos esterilizados, tampe-os e vede-os.
4. Receita de geleia de ameixa
Ingredientes
- 1 kg de ameixa fresca
- 1/2 kg de açúcar
- Suco de 1 limão
Modo de preparo
- Lave bem as ameixas e retire os caroços. Pique as ameixas em pedaços pequenos sem descascar.
- Coloque as ameixas em uma panela com o açúcar e o suco de limão e misture bem. Deixe repousar por duas horas para soltar o suco.
- Cozinhe em fogo médio mexendo de vez em quando por volta de 1 hora até adquirir a consistência de geleia.
5. Rececita de geleia de laranja
Ingredientes
- 1 kg de laranja pera ou baía
- 2 limões
- 1,7 kg de açúcar cristal
Modo de preparo
- Lave as frutas. Depois corte-as ao meio e esprema o suco em um tacho ou uma panela grande. Separe os caroços e as membranas da casca, embrulhe-os em um saco de musselina e feche, apertando bem. Corte a casca em tiras finas (ou grossas, se preferir). Em seguida, coloque-as na panela com o saco dos caroços e 2,25 litros de água.
- Deixe a mistura ferver. Cozinhe em fogo brando, sem tampa, por cerca de 2 horas, até o preparo se reduzir à metade e a casca ficar macia. Retire o saco de musselina e deixe esfriar. Esprema o líquido dentro da panela.
- Junte o açúcar e mexa em fogo brando até dissolver por completo. Leve ao fogo até o ponto de fervura e deixe ferver rapidamente por cerca de 15 minutos.
- Tire a panela do fogo. Deixe esfriar por cerca de 5 minutos, ou até que uma camada fina se forme na parte superior da geleia. Mexa devagar para distribuir a casca por igual.
- Com uma colher de sopa, coloque a geleia em potes aquecidos esterilizados, tampe-os e vede-os.
Como fazer geleias a partir do suco da fruta?
- Para obter o suco de frutas necessário para fazer a geleia, coloque as frutas limpas e cortadas com um pouco de açúcar com pectina (próprio para fazer geleias, é uma mistura de açúcar, pectina e ácido cítrico) em uma panela e deixe descansar até formar suco. Deixe a mistura levantar fervura e cozinhe em fogo brando até que os pedaços de frutas fiquem boiando na panela.
- Em seguida, despeje todo o conteúdo em uma peneira revestida com um pano, reservando o suco em uma tigela. Não esprema, senão a geleia ficará turva.
- Leve o suco com a mesma quantidade de açúcar novamente para ferver por 5 a 10 minutos.
- Depois de provar, transfira-a para vidros esterilizados e feche bem.
- Volte a colocar a pasta de frutas que sobrou na peneira em uma vasilha coberta com água e ferva-a em fogo brando para obter mais suco.
Como saber se a geleia está no ponto correto?
Pingue uma pequena quantidade da pasta de frutas cozida em um prato lavado com água fria. Deixe essa prova esfriar. Para ir mais rápido, ponha-a por um instante na geladeira. Se o pingo endurecer e não formar gotículas de água à sua volta, isso significa que a pasta está pronta para ser transferida para o vidro.
Dicas do chef!
Durante o cozimento, use uma escumadeira para remover quaisquer impurezas que possam surgir na superfície.
Após o processo de preparo, quando os potes estiverem frios, é aconselhável colar etiquetas contendo a data de validade. Para garantir a conservação adequada, armazene os potes em um local fresco e escuro e consuma a geleia dentro de 1 ano. Após aberto, o pote deve ser guardado na geladeira e consumido em até 1 mês.