Experimente essas receitas de nhoque e veja como esse prato pode ser bem versátil e deixar a sua refeição muito mais saborosa.
Com poucos ingredientes é possível preparar um belo prato de massa. Mas com essas receitas de nhoque a sua refeição vai ficar mais que especial. Veja como algumas combinações podem transformar o seu prato e deixar um sabor inesquecível. Vá muito além do molho de tomate e se aventure nessas receitas incríveis.
Para a refeição ficar completa experimente preparar um delicioso pudim de leite como sobremesa.
Nhoque de ricota e parmesão
Ingredientes
- sal
- 300 g de ricota
- 2 ovos pequenos
- 100 g de polenta instantânea
- 2 colheres (sopa) de salsa
- 85 g de parmesão ralado
- pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
- Em uma panela larga, ferva água com sal. Enquanto isso, coloque a ricota em uma vasilha. Acrescente os ovos e a polenta e misture com uma colher de pau, formando uma massa lisa.
- Adicione a salsa e o parmesão e misture de novo. Tempere a massa com a pimenta-do-reino. Com duas colheres (chá), forme nhoques com a massa (bem mole) de ricota e parmesão.
- Deslize os nhoques para a água fervente e deixe apurar em fogo médio por cerca de 5 minutos. A água não deve borbulhar, apenas ferver levemente. Os nhoques estão cozidos quando sobem à superfície da água.
Variação: Bolinhos picantes Prepare uma massa lisa, misturando 300 g de cream cheese light, 2 ovos pequenos e 100 g de sêmola de trigo duro. Tempere com sal, 1⁄2 colher (chá) de pimenta-de-caiena ou pimenta calabresa, 1⁄2 colher (chá) de cominho em pó e 1 colher (chá) de suco de limão. Em uma frigideira grande, derreta 1 colher (sopa) de manteiga clarificada. Coloque a massa na frigideira com uma colher (sopa) e frite até obter bolinhos dourados. Sirva com salada de tomate e abacate.
Nhoque de polenta gratinado
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 250 ml de caldo de legumes
- 150 g de polenta (sêmola de milho ou fubá)
- 6 colheres (sopa) de parmesão ralado
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
- 1 ovo
- azeite de oliva para untar
- 1 colher (sopa) de manteiga em lascas
Modo de preparo
- Coloque o leite e o caldo de legumes para ferver em uma panela. Acrescente aos poucos a polenta, em fogo baixo, mexendo sempre até ferver e obter um mingau denso e cremoso.
- Misture metade do parmesão à polenta e tempere com sal e pimenta-do-reino. Quebre o ovo e o incorpore, batendo, e deixe a massa esfriar um pouco.
- Preaqueça o forno na temperatura mais alta da função grill. Unte uma fôrma refratária rasa com o azeite. Com uma colher (sopa) umedecida, forme 16 nhoques grandes com a massa de polenta e coloque-os na fôrma.
- Salpique os nhoques com o restante do parmesão e com as lascas de manteiga. Leve ao forno e deixe gratinar por cerca de 5 minutos, até dourar.
Variação: Nhoques de polenta e rúcula com manteiga de aspargos Prepare a polenta como descrito na receita (passo 1). Junte cerca de 25 g de rúcula picada e 1 ovo à massa pronta e misture. Modele os nhoques e leve para gratinar (passos 3 e 4). À parte, refogue 1 kg de pontas de aspargo em 80 g de manteiga, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e 2 colheres (chá) de raspas de limão e acrescente 25 g de rúcula picada grosseiramente. Arrume os nhoques com a manteiga de aspargos no pratos, salpique lascas de parmesão e decore com presunto de Parma.
Nhoques com sálvia e molho de tomate
Ingredientes
- 800 g de batatas farinhentas
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Noz-moscada ralada na hora
- 180 g de farinha de trigo, mais para a bancada
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 600 g de purê de tomates
- 1 colher (chá) de orégano seco
- 1 pitada de açúcar
- 2 ramos de sálvia
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas com casca. Descasque-as ainda quentes e passe pelo espremedor de batatas. Deixe esfriar um pouco.
- Tempere as batatas esmagadas com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Acrescente a farinha aos poucos e amasse tudo com as mãos, formando um massa lisa. Caso a massa esteja grudenta, adicione um pouco mais de farinha.
- Modele a massa de batatas sobre a bancada enfarinhada, formando quatro rolos de aproximadamente 2 cm de espessura. Coloque sempre dois rolos lado a lado e corte em pedaços de aproximadamente 1 cm de largura. Dê uma leve apertada com um garfo em cada pedacinho de massa, dando formato de nhoques. Coloque-os sobre uma travessa enfarinhada.
- Enquanto isso, ferva bastante água com sal. Coloque os nhoques na panela em fogo baixo, por aproximadamente 5 minutos, até que subam à superfície.
Nhoque de abóbora e ricota O passo a passo para preparar esse prato delicioso você confere aqui.
Nhoques gigantes com repolho
Ingredientes
- 500 g de repolho
- 2 cebolas
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (chá) de alcarávia
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora
- 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada
- 1 kg de nhoques de batata
- 1 colher (chá) de mel
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Sal de ervas
Modo de preparo
- Corte o repolho em tiras finas e curtas. Descasque as cebolas e pique uma delas em cubinhos. Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola picada. Salpique alcarávia e o açúcar.
- Junte as tiras de repolho, o vinagre e aproximadamente 3 colheres (sopa) de água com as cebolas. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe o repolho em panela tampada por aproximadamente 10 minutos, mexendo de vez em quando. Se necessário, acrescente mais um pouco de água.
- Enquanto isso, corte a segunda cebola ao meio e depois em tiras. Aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira e frite as tiras de cebola nela por 5 minutos. Junte os nhoques e frite por 5 minutos, ou conforme as instruções da embalagem, mexendo de vez em quando.
- Misture o mel e o suco de limão com o repolho. Tempere o repolho cozido com sal de ervas.
- Distribua em pratos e coloque os nhoques gigantes junto com as cebolas por cima ou ao lado do repolho. Sirva imediatamente.
Variação: Nhoques gigantes com chucrute Cozinhe 1 kg de batatas farinhentas com casca. Descasque-as ainda quentes e esmague. Deixe esfriar. Amasse com 100 g de farinha, 2 ovos, sal e pimenta-do-reino, formando uma massa. Modele nhoques do comprimento e da espessura de um dedo. Coloque os nhoques em água com sal fervente e deixe-os cozinhar por 2 minutos; retire e escorra bem. Aqueça o chucrute seguindo as instruções da embalagem. Frite uma cebola picada em tiras em 2 colheres (sopa) de manteiga clarificada quente. Frite os nhoques junto com a cebola, por 5 minutos, e sirva com o chucrute.
Nhoque ao molho de pimentão
Ingredientes
- 500 g de pimentão amarelo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de alecrim
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1⁄4 de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
- 200 ml de caldo de galinha ou de legumes
- 100 ml de vinho branco seco
- 4 ramos de manjericão
- 800 g de nhoque (massa congelada)
- sal
- 100 g de queijo mascarpone
- pimenta-do-reino moída na hora
- 1⁄4 de colher (chá) de páprica doce em pó
- 1 colher (chá) de vinagre balsâmico branco
- 20 g de manteiga
- 25 g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
- Lave os pimentões e corte-os em tiras. Descasque e pique a cebola. Descasque o alho e amasse-o. Lave o ramo de alecrim.
- Aqueça o azeite de oliva e refogue o alho e a cebola até que fiquem transparentes. Adicione as tiras de pimentão e misture.
- Tempere o pimentão com pimenta-da-jamaica e insira o ramo de alecrim na panela. Acrescente o caldo e o vinho branco. Deixe ferver e cozinhe em panela tampada por aproximadamente 15 minutos.
- Enquanto isso, lave o manjericão e pique as folhas. Aqueça o nhoque em água e sal, seguindo as instruções da embalagem.
Variação: Nhoque ao creme de erva-doce Aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e refogue 400 g de bulbo de erva-doce em tiras e 1 cebola picada. Acrescente 200 ml de caldo de legumes e 100 ml de suco de laranja. Refogue até que o bulbo de erva-doce esteja macio e retire metade do conteúdo da panela. Faça um purê com o restante, misturando 100 g de crème fraîche. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de erva-doce. Acrescente as tiras reservadas e misture. Sirva o nhoque aquecido com o creme por cima. Salpique o prato com folhas picadas de erva-doce e queijo ralado.