6 receitas com peito de frango surpreendentes

Existem muitas outras formas de preparar o peito de frango além do tradicional grelhado do dia a dia. Descubra 6 receitas incríveis com essa peça!

Iana Faini | 28 de Outubro de 2019 às 09:00

Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood/Seleções -

Muito presente nas cozinhas brasileiras, o peito de frango é uma excelente fonte de proteína e fornece muitas vitaminas do complexo B. Além disso, retirar a pele reduz consideravelmente o teor de gordura, pois a maior parte desta encontra-se logo abaixo da pele.

Existem muitas outras formas de preparo além do tradicional peito de frango grelhado do dia a dia. Confira algumas sugestões deliciosas a seguir:

1. Peito de frango assado com alho, lentilha e aspargo

Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos 

Neste prato exuberante, um saboroso molho de alho cobre pedaços de frango assados na frigideira. A lentilha, rica em fibras e proteínas, temperada com raspas de laranja, complementa o frango tanto em relação ao sabor quanto à textura. Não tenha medo: cozinhar dentes de alho inteiros torna o sabor mais suave. 

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Em uma tigela grande, tempere o frango com 1 colher (chá) do tomilho (5 ml), 1/2 colher (chá) das raspas de laranja (2 ml) e 1/4 de colher (chá) da pimenta (1 ml). 
  2. Em uma frigideira funda, de 25 cm, aqueça o azeite em fogo médio até crepitar. Reduza para fogo médio-baixo.
  3. Adicione o frango e o alho e cozinhe por 3 minutos. Vire o frango e cozinhe por mais 2 minutos.
  4. Acrescente 1/2 xícara do caldo (125 ml). Reduza o fogo. Mantenha a frigideira tampada até o frango estar cozido por completo e o alho ficar macio, cerca de 10 minutos.
  5. Transfira o frango para um prato e cubra-o. 
  6. Ponha o líquido do assado e o alho no liquidificador.
  7. Bata até obter a consistência de um purê. Despeje em uma panela pequena e mantenha aquecido. 
  8. Na mesma panela, deixe as 2 xícaras restantes do caldo (500 ml) levantarem fervura. Adicione a lentilha e mexa.
  9. Com a panela tampada, cozinhe-a em fogo médio-baixo até ficar quase macia. Então, destampe a panela e deixe o caldo continuar a ferver em fogo médio para que o excesso de líquido evapore. 
  10. Acrescente o aspargo, 1/2 colher (chá) restante das raspas de laranja (2 ml) e 1/4 de colher (chá) restante da pimenta (1 ml) à panela da lentilha. Arrume o frango por cima.
  11. Com a panela tampada, cozinhe até o aspargo ficar macio mas crocante e o frango aquecido, durante uns 3 minutos. Despeje o molho sobre o frango.
  12. Polvilhe as 2 colheres (chá) restantes do tomilho. 

2. Frango tandoori

Peitos de frango assados no forno emergem picantes e molhadinhos depois de uma marinada de iogurte bem temperada à moda indiana. Pesquisadores continuam estudando o impacto positivo dos compostos presentes nas melhores especiarias – como açafrão e gengibre – para a nossa saúde.

Tempo de preparo: 15 minutos  
Tempo de cozimento: 20 minutos 

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Em um liquidificador ou processador de alimentos, bata o iogurte com a parte branca da cebolinha, o gengibre, a pimenta, a páprica, o curry, o açafrão e o alho até obter a consistência de um purê.
  2. Transfira-o para uma tigela média. Adicione o frango e mexa para misturar. Cubra a tigela e leve-a à geladeira por 30 minutos. 
  3. Preaqueça o forno a 230ºC. Arrume o frango em uma assadeira e coloque metade da marinada por cima. Jogue fora o restante.
  4. Asse o frango até os sucos escorrerem claros ao espetar os pedaços de peito com uma faca, cerca de 7 minutos. Polvilhe com a parte verde da cebolinha. 

3. Salada de frango com estragão 

O tahine, uma pasta preparada com sementes de gergelim moídas, é um ingrediente fundamental da cozinha árabe. É encontrado na maioria dos grandes supermercados e confere sabor e cremosidade ao molho desta colorida e nutritiva salada de frango. Sirva com pãezinhos crocantes quentes. 

Tempo de preparo e de cozimento: 40 minutos 

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Numa panela rasa, disponha os filés de peito de frango numa única camada e, por cima, despeje o caldo. Retire do talo as folhas de estragão e reserve-as. Amasse ligeiramente os talos de estragão com um rolo, para retirar o sumo e acrescentá-lo à panela. Com uma faca ou descascador de legumes, retire uma pequena tira de casca de limão e adicione-a à panela com os grãos de pimenta-do-reino. 
  2. Ponha para cozinhar em fogo moderado até levantar fervura. Baixe o fogo, para que o caldo cozinhe lentamente, e tampe a panela. Ferva por 15 minutos ou até o frango ficar branco por completo. 
  3. Com uma escumadeira, retire os peitos de frango e deixe-os esfriar num prato. Despeje o caldo numa jarra e descarte os talos de estragão, a casca de limão e os grãos de pimenta. Reserve o caldo. Quando o frango esfriar, corte-o em tiras grossas. 
  4. Ponha o tahine numa tigela e, aos poucos, vá batendo 4 colheres de sopa do caldo reservado, de modo a obter um molho homogêneo e cremoso. Se o molho estiver um pouco grosso, adicione mais 1 a 2 colheres de sopa do caldo. Esprema o suco do limão e adicione ao molho. Pique folhas de estragão o suficiente para obter 1 colher de sopa e junte-as ao molho com sal e pimenta-do-reino a gosto. 
  5. Corte as endívias em fatias diagonais de cerca de 1 cm de espessura. Arrume a endívia e o espinafre numa saladeira grande. 
  6. Descasque as laranjas, separe os gomos. Espalhe-os sobre as folhas e, em seguida, as amêndoas torradas. Por cima, disponha as tiras de frango e, com uma colher, espalhe o molho de tahine e estragão. Sirva imediatamente. 

Dicas do chef!

Para preparar uma salada oriental de frango, siga o passo a passo:

  1. Ferva o frango num caldo temperado com 3 fatias finas de gengibre fresco e 3 grãos de pimenta-do-reino.
  2. Numa saladeira grande, misture 150 g de couve-chinesa cortada em fatias finas, 100 g de alface-romana, rasgada em pedaços, e 50 g de agrião, e, por cima, arrume as fatias de frango.
  3. Espalhe 3 kiwis descascados e picados em cubos.

Para o molho, bata:

Com uma colher, espalhe o molho sobre a salada, salpique 2 colheres de sopa de gergelim e sirva com pão árabe aquecido.

4. Panquecas de frango e castanha-de-caju  

Frango refogado com cenoura, aipo e repolho, levemente temperado com laranja e gergelim, é um recheio delicioso para panquecas. Sua família, com certeza, vai aprovar este prato. 

Ingredientes 

Panquecas: 

Recheio: 

Modo de preparo 

  1. Para preparar as panquecas, peneire a farinha numa tigela e acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Faça um buraco no meio da farinha. Bata o ovo com o leite e despeje essa mistura no buraco. Aos poucos misture a farinha com o ovo batido com leite, de modo a obter uma massa homogênea. 
  2. Use um pouco do óleo para untar ligeiramente uma panquequeira antiaredente de 20 cm e coloque-a sobre fogo moderado. Despeje um pouco da massa e vá inclinando a panela, de forma a cobrir igualmente toda a superfície. 
  3. Cozinhe a massa por 2 minutos, para formar uma panqueca. Vire-a com uma espátula e cozinhe o outro lado por cerca de 30 segundos. Coloque-a num prato refratário e cubra com papel impermeável. 
  4. Cozinhe o restante da massa da mesma maneira, preparando 8 panquecas ao todo e empilhando-as, intercalando-as com papel impermeável. Unte a panela com mais óleo, entre uma panqueca e outra, conforme a necessidade. Quando todas as panquecas estiverem prontas, cubra a pilha com papel-alumínio, fechando bem. 
  5. Coloque o prato sobre uma panela com água fervente para mantê-las aquecidas enquanto você prepara o recheio. 
  6. Aqueça uma wok ou frigideira grande. Ponha ali as castanhas-de-caju e torre-as em fogo moderado por alguns minutos ou até dourarem. Coloque-as num prato e reserve. 
  7. Coloque o óleo na wok ou frigideira e incline-a para espalhá-lo, acrescente o frango, o alho, o gengibre e a pimenta-malagueta, se a usar. Refogue por 3 minutos. 
  8. Adicione os palitinhos de cenoura e aipo e refogue por mais 2 minutos. Junte as raspas de laranja e a acelga e cozinhe por mais 1 minuto. Salpique o molho de soja e o óleo de gergelim e refogue por mais 1 minuto. Acrescente as castanhas-de-caju reservadas e misture-as aos outros ingredientes. 
  9. Divida o recheio entre as panquecas aquecidas, enrolando-as. Salpique um pouco mais de molho de soja e sirva. 

Dicas do chef!

Acrescente 2 colheres de chá de gengibre fresco bem picado e as raspas de 1 laranja à massa da panqueca. 

Para preparar panquecas de pato com gergelim, siga o passo a passo:

  1. Refogue 300 g de peito de pato sem pele cortado em fatias, com 1 dente de alho amassado 2 colheres (chá) de gengibre fresco bem picado, em 1 colher de sopa de óleo de girassol por 3 a 4 minutos
  2. Adicione 1 colher de sopa de xerez seco, 1 colher de sopa de molho de soja escuro e 1 colher de chá de mel claro, e mexa.
  3. Em seguida, acrescente 150 g de brotos de feijão e misture bem.
  4. Enquanto o pato cozinha, escalde 85 g de macarrão chinês com ovos, de largura fina, em água fervente por 2 a 3 minutos, escorra e adicione-o ao refogado com 1 colher de chá de óleo de gergelim torrado e 1 cebola pequena picada.
  5. Misture tudo até estar bem quente. Depois, distribua o recheio pelas panquecas, enrolando ou dobrando-as. 

5. Yakitori de frango 

Este delicioso petisco japonês de frango, entremeado com pimentão verde e alho-poró, pode ser montado com antecedência e grelhado na hora de servir. Para ficar mais gostoso, deixe o frango embebido nos temperos por várias horas ou de um dia para o outro, e lembre-se de deixar os palitos de molho para que não queimem na grelha. 

Tempo de preparo: 20 minutos, mais, pelo menos, 1 hora para marinar. 
Tempo de cozimento: 10-15 minutos. 

Ingredientes 

Para 30 espetinhos: 

Modo de preparo: 

  1. Numa tigela rasa, ponha o shoyu, o saquê ou xerez, o óleo de gergelim, o alho, o gengibre e o mel, e misture tudo. Acrescente os pedaços de frango e, com uma colher, derrame os temperos sobre eles. Tampe e deixe marinar na geladeira por, pelo menos, 1 hora, ou de um dia para o outro. 
  2. Um pouco antes de cozinhar, coloque 30 palitos de madeira de molho em água morna por 10 minutos. Preaqueça a grelha em fogo moderado. 
  3. Espete cerca de 2 pedaços de frango em cada palito, alternando com 1 pedaço de pimentão e 1 de alho-poró, espetados transversalmente. Coloque os espetinhos na grelha e cozinhe por 10 a 15 minutos ou até ficarem macios, virando-os de vez em quando e pincelando os com o tempero. 
  4. Sirva quente. 

Dicas do chef!

Salpique os espetinhos com um pouco de gergelim ao final do tempo de cozimento. 

Outra opção de tempero é misturar:

Se quiser, acrescente 1/2 colher de chá de temperos variados em pó ou 1/2 pimenta-malagueta fresca, sem sementes e bem picada. 

No lugar do pimentão verde, use pedaços de pimentão vermelho ou laranja, abobrinha ou a parte superior de cogumelos. 

6. Sopa asiática de frango, shiitake e acelga-chinesa  

Um caldo aromático e fumegante com pedacinhos de shiitake de sabor terroso, frango magro e macio, além da acelga-chinesa crocante. Tudo isso torna esta sopa bastante atraente. Uma sopa é considerada uma forma saudável e de baixa caloria para ajudar você a se sentir satisfeito e, assim, não comer em excesso. Pesquisas demonstram que, na hora do jantar, quando as pessoas se servem de uma tigela de sopa antes da refeição principal, acabam consumindo menos calorias. 

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Adicione a água, o caldo e o frango à panela de sopa em fogo médio-alto. Fatie a parte branca da cebolinha e acrescente-a à panela (reserve a parte verde). Com a lateral de uma faca, machuque um dos dentes de alho, amassando-o, e leve-o à panela também. Em seguida, adicione a fatia de gengibre e o raminho de coentro e mexa. Deixe levantar fervura. Reduza para fogo baixo. Com a panela tampada, cozinhe por 20 minutos. 
  2. Retire o frango do caldo e reserve-o. Coe o caldo em uma tigela grande. Jogue fora as partes sólidas e leve o caldo de volta à panela. Fatie a parte verde da cebolinha, que havia sido reservada, e junte-a à panela. Rale ou amasse o dente de alho restante e coloque-o na panela também. Acrescente os cogumelos, a acelga-chinesa, o coentro, o shoyu e o gengibre ralado e mexa. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Adicione o óleo. 
  3. Corte o frango em fatias transversais finas. Distribua-as em quantidades iguais por 4 tigelas de sopa. Coloque a mistura de caldo por cima, distribuindo os legumes em quantidades iguais também. Por fim, polvilhe com as sementes de gergelim.
 

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Leia também

Receitas fáceis de fazer com o que se tem na despensa

8 receitas de empadas para fazer com o que você tem em casa

10 receitas com frango para incrementar o almoço

Receita de filé de frango recheado com cream cheese

Torta de frango cremosa para o final de semana

Frango e peru são realmente bons para a dieta?