Confira 5 receitas de sobremesa deliciosa e leve para deixar a sua ceia de Natal ainda mais especial e agradar toda a família!
A noite de Natal já está chegando e nada melhor para fechar uma refeição com chave de ouro do que uma boa sobremesa, certo? Confira abaixo 5 receitas de doces deliciosos e leves para a sua ceia:
1. Arroz-doce com damasco
Saboroso e com uma consistência cremosa, este arroz-doce é uma versão moderna da receita tradicional. As raspas de laranja e uvas-passas, acompanhadas de uma compota de damasco com canela, criam uma sobremesa especial.
Rendimento: 4 pessoas.
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 1 1⁄4 de hora
Ingredientes
- 850 ml de leite integral
- 45 g de açúcar refinado
- raspas de 1 laranja
- 100 g de arroz-cateto (grão curto)
- 55 g de uvas-passas
- canela em pó para polvilhar
Compota de damasco
- 300 g de damascos frescos e maduros, cortados ao meio e sem caroço
- suco de 1 laranja
- 1 pau de canela
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 160ºC. Despeje o leite numa panela e acrescente o açúcar e as raspas de laranja. Aqueça devagar, mexendo sempre, até que o açúcar se dissolva e o leite esteja perto do ponto de fervura.
- Ponha o arroz e as uvas-passas num refratário raso com capacidade para 1,5 l. Despeje a mistura de leite no refratário e mexa.
- Leve o arroz-doce ao forno por 30 minutos e depois misture bem. Leve de volta ao forno por mais 45 minutos ou até o arroz amaciar e a mistura ficar cremosa.
- Enquanto isso, para fazer a compota, ponha os damascos, o suco de laranja e o pau de canela numa panela grande. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Destampe e cozinhe por mais 5 minutos ou até que o suco tenha reduzido um pouco.
- Retire o pau de canela da compota. Polvilhe um pouco de canela em cima do arroz-doce e sirva quente, acompanhado da compota.
Dicas do chef!
- Faça o arroz-doce como na receita principal e deixe esfriar por completo. Quando esfriar, distribua-o entre 4 forminhas ou xícaras de chá ligeiramente untadas e empurre o conteúdo para baixo com firmeza. Deixe esfriar por cerca de 1 hora e desenforme com cuidado em pratos de servir. Sirva com a compota fria de damasco.
- Faça um creme de semolina doce com compota de ameixa. Ferva 850 ml de leite com 2 colheres de sopa de mel e raspas de limão-siciliano (apenas uma tira fina). Acrescente 100 g de semolina e misture até ferver. Acrescente então 55 g de uvas-passas e reduza o fogo. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando, por 20 a 25 minutos ou até a mistura engrossar. Para fazer a compota de ameixa, misture 300 g de ameixas, o suco de 1 laranja e 1 colher de chá de raiz de gengibre fresco e moído numa panela grande. Cozinhe em fogo brando, com tampa, por cerca de 20 minutos ou até as ameixas amaciarem.
2. Creme doce de ovos
Temperado com baunilha, este creme de ovos assado em potinhos é acompanhado de uma compota de cerejas frescas. Bonito e fácil de fazer, agrada a todas as gerações. Mas tome cuidado para não cozinhar demais. O creme deve estar ligeiramente firme quando sair do forno. Se quiser, prepare esta receita bem antes de levar à mesa.
Rendimento: Para 6 pessoas.
Tempo de preparo: 15 minutos.
Tempo de cozimento: 25 -30 minutos.
Ingredientes
- 600 ml de leite semidesnatado
- 1⁄2 fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento
- 2 ovos
- 2 gemas
- 40 g de açúcar refinado
- 1⁄2 colher de chá de amido de milho
Compota de cereja
- 30 g de açúcar demerara
- 450 g de cerejas frescas sem sementes
- 2 colheres de chá de araruta
Modo de preparo
- Ponha o leite e a fava de baunilha numa panela e esquente até quase ferver. Retire do fogo, tampe e reserve para que ocorra uma infusão durante 15 minutos.
- Preaqueça o forno a 160ºC. Coloque os ovos, as gemas, o açúcar refinado e o amido de milho numa tigela e misture tudo devagar.
- Ferva o leite novamente e retire a fava de baunilha, mexendo sempre. Coe a mistura sobre uma jarra e distribua entre 6 potinhos de cerâmica (ramequins), com capacidade para 120 ml, levemente untados.
- Ponha os ramequins numa assadeira. Em seguida, despeje a quantidade necessária de água quente na assadeira para cobrir a parte externa dos ramequins até a metade. Leve ao forno por 30 a 35 minutos ou até o creme começar a endurecer. (O creme de ovos ainda deve apresentar uma consistência gelatinosa, visto que continuará a cozinhar por alguns minutos após ser retirado do forno.) Retire os ramequins da assadeira com água quente e espere até que esfriem. Quando estiverem frios, leve os ramequins para gelar até a hora de servir.
- Para fazer a compota de cereja, coloque o açúcar demerara e 6 colheres de sopa de água numa panela e ferva devagar até o açúcar se dissolver. Deixe levantar fervura e, em seguida, reduza o fogo e acrescente as cerejas. Tampe e cozinhe em fogo brando por 4 a 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as cerejas ficarem macias. Retire as cerejas com uma escumadeira e ponha-as numa tigela.
- Misture a araruta com 1 colher de sopa de água fria. Acrescente essa mistura de araruta ao caldo de cereja que ficou na panela e cozinhe em fogo brando por 1 minuto, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar por alguns minutos e depois coloque as cerejas de volta. (A compota pode ser servida quente ou em temperatura ambiente.)
- Distribua um pouco da compota de cereja em cima de cada potinho com creme de ovos e sirva o que sobrou numa tigela grande.
Dicas do chef!
- Se quiser desenformar o creme de ovos na hora de servir, forre o fundo de cada ramequim com um círculo de papel-manteiga e acrescente mais uma gema à mistura. Depois de levar ao forno, deixe esfriar por pelo menos 4 horas ou, de preferência, por uma noite. Para desenformar, pressione a borda de cada doce com as pontas dos dedos para afastá-lo da louça. Em seguida, passe uma faca em volta da borda. Ponha uma travessa virada para baixo em cima do ramequim e vire ambos, segurando-os com firmeza. Puxe os ramequins para cima.
- Para fazer potinhos de creme de chocolate com peras escaldadas, misture o leite com as raspas de uma tira de casca de laranja, em vez de usar a fava de baunilha. No passo 2, substituta o açúcar refinado pelo mascavo e acrescente 1 colher de sopa de cacau em pó peneirado. Continue a fazer o creme como na receita principal. Para as peras, ferva 300 ml de água com 85 g de açúcar refinado e metade de 1 fava de baunilha até o açúcar se dissolver. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo brando por 2 a 3 minutos. Acrescente 4 peras pequenas e firmes, sem sementes e cortadas em pedaços grandes. Tampe e cozinhe em fogo brando, devagar, por 12 a 15 minutos, ou até as peras amaciarem, virando-as no melado de vez em quando. Retire as peras com uma escumadeira e transfira-as para uma travessa. Deixe o melado cozinhar por 5 minutos para evaporar um pouco e depois espere mais 5 minutos para que esfrie. Retire a fava de baunilha e despeje-o sobre as peras.
3. Pannacotta
Esta receita tradicional da região italiana do Piemonte leva creme de leite fresco. A versão mais leve, servida com uma compota de ruibarbo e morango, se caracteriza pela consistência supercremosa e pelo teor de gordura mais baixo. Se possível, prepare esta sobremesa com um dia de antecedência. Fica ainda mais gostosa.
Rendimento: 4 pessoas.
Tempo de preparo e cozimento: 30 minutos, mais umas 3 horas, pelo menos, para gelar.
Ingredientes
- 500 ml de leite semidesnatado
- 1 colher de sopa de gelatina em pó
- 75 g de açúcar refinado
- 100 ml de creme de leite fresco com baixo teor de gordura
- raspas de uma tira de laranja
- 1 fava de baunilha, cortada ao meio no sentido do comprimento
Compota de ruibarbo e morango
- 400 g de ruibarbo, cortado e picado em pedaços de 5 cm
- suco de 1 laranja
- 30 g de açúcar refinado
- 450 g de morangos maduros fatiados
Modo de preparo
- Coloque 150 ml do leite numa panela. Polvilhe a gelatina por cima e deixe de molho no leite, sem mexer, por 5 minutos ou até adquirir uma consistência esponjosa.
- Acrescente o açúcar e leve a panela ao fogo baixo. Esquente devagar, sem deixar ferver, até o açúcar e a gelatina se dissolverem por completo, mexendo sempre.
- Retire a panela do fogo e acrescente o restante do leite, o creme de leite e as raspas de laranja. Raspe as sementes da fava de baunilha e junte à mistura. Em seguida, adicione a fava também. Deixe que ocorra a infusão por 10 minutos, enquanto prepara a compota.
- Ponha o ruibarbo numa panela com o suco de laranja e o açúcar. Em fogo baixo, cozinhe devagar por 3 a 4 minutos ou até que o ruibarbo fique macio, mas ainda mantenha a forma. Usando uma escumadeira, passe o ruibarbo para os pratos. Ferva o suco que restou na panela até reduzi-lo à consistência de xarope. Jogue o suco sobre o ruibarbo e misture delicadamente os morangos fatiados. Deixe esfriar.
- Coe a mistura de leite com uma peneira sobre uma jarra. Em seguida, despeje o conteúdo da jarra em 4 potes, xícaras ou ramequins com capa-cidade para 170 ml cada. Deixe esfriar, depois cubra e leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou até ficar firme.
- Para servir, passe a ponta de uma faca em volta da borda de cada pannacotta. Ponha uma travessa virada para baixo em cima do ramequim e vire ambos, segurando-os com firmeza.
- Puxe os ramequins para cima. Espalhe colheradas da compota em torno da pannacotta. Sirva o restante da compota separadamente.
Dicas do chef!
- Se não tiver uma fava de baunilha, use algumas gotas de essência de baunilha.
- Faça uma pannacotta de água de rosas: em vez de usar baunilha e raspas de laranja, acrescente 1 colher de chá de água de rosas (de uso culinário) e as sementes de 8 bagos de cardamomo à mistura de leite e de creme de leite no passo 2. Depois deixe ocorrer a infusão. Sirva com framboesas frescas e calda de maracujá. Para fazer a calda, pressione 450 g de framboesas numa peneira. Em seguida, misture a pasta obtida com 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado e o suco de 1⁄2 laranja. Acrescente a polpa retirada de 2 maracujás.
4. Peras caramelizadas com gengibre e recheadas com ricota e passas ao rum
Esta sobremesa simples é tão deliciosa quanto parece. Depois de passar mel, limão e xarope de gengibre nas peras, retire o miolo e recheie as frutas com ricota e passas embebidas em rum.
Rendimento: Para 4 pessoas.
Tempo de preparo e cozimento: 35-40 minutos, mais 2 horas para ficar de molho e esfriar.
Ingredientes
- 50 g de uvas-passas
- 1 colher de sopa de rum
- 170 g de ricota
- 30 g de ramo de gengibre preservado em xarope, escorrido e picado
- 3 peras grandes e maduras
- 2 colheres de chá de mel
- 1 colher de chá de suco de limão-siciliano
- 3 colheres de sopa de xarope de gengibre (do pote do ramo de gengibre)
- ramos de hortelã fresca para decorar
Modo de preparo
- Ponha as passas numa tigela pequena. Jogue colheradas do rum por cima e deixe de molho por pelo menos 2 horas ou até as passas ficarem fofas e terem absorvido todo o rum.
- Acrescente a ricota e o ramo de gengibre picado às passas de molho e misture bem. Reserve. Preaqueça a grelha em fogo médio.
- Corte as peras em 4 pedaços no sentido do comprimento. Descasque-as e retire o miolo com uma colher de chá para fazer um buraco em cada pedaço. Disponha os pedaços virados de lado na borda na grelha.
- Misture o mel, o suco de limão e o xarope de gengibre e passe essa mistura nas peras. Deixe grelhar por 4 a 6 minutos ou até as peras começarem a ficar escuras. Vire e grelhe o outro lado das peras por 2 a 3 minutos.
- Vire os pedaços de pera com o buraco no meio para cima e passe a mistura de xarope nelas novamente.
- Recheie os buracos das peras com a mistura de passas e ricota, fazendo pequenos montinhos. Certifique -se de que as passas não estejam expostas, do contrário, poderão queimar quando forem grelhadas.
- Leve as peras de volta para a grelha e cozinhe por mais 3 a 4 minutos ou até o recheio ficar ligeiramente dourado. Deixe esfriar.
- Para servir, arrume as peras recheadas em travessas. Coloque o restante da mistura do xarope por cima e enfeite com ramos de hortelã fresca.
Dicas do chef!
- Em vez de rum, deixe as passas de molho em licor ou suco de laranja.
- Substitua as passas por outras frutas secas como manga, damasco ou abacaxi.
- Faça um pashka, uma sobremesa de frutas secas e ricota russa. Ponha 115 g de frutas secas, como damascos e passas, numa tigela com as raspas e o suco de 1 limão-siciliano e 1 colher de chá de essência de baunilha. Misture tudo, tampe a tigela e deixe de molho por 1 hora. Forre um vaso plástico de plantas de 13 cm – limpo e com furinhos no fundo para escorrer água – com uma camada dupla de musselina. (Deixe que as pontas da musselina fiquem penduradas para fora.) Acrescente 450 g de ricota, 150 ml de creme azedo, 30 g de açúcar refinado, 40 g de mel e 55 g de amêndoas picadas às frutas de molho. Misture bem e depois ponha no vaso. Dobre as pontas da musselina, cubra com uma molheira que caiba dentro do vaso e coloque um peso em cima. Coloque o vaso numa tigela e deixe gelar por 1 noite. Abra a musselina, retire a pashka e ponha numa travessa. Retire a musselina. Sirva com uma compota de cereja. Para 6 a 8 pessoas.
5. Musse de iogurte de morango
Nesta delícia de morango, em vez de creme de leite, use iogurte cremoso para obter uma musse leve e menos gordurosa. Mantenha a sobremesa no freezer até ficar firme. Sirva com uma calda de framboesa e groselha.
Rendimento: 4 pessoas.
Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos, mais 2 horas para gelar, pelo menos
Ingredientes
- 1 colher de sopa de gelatina em pó
- 450 g de morangos
- 25 g de açúcar refinado
- 500 g de iogurte natural com baixo teor de gordura
Calda de framboesa e groselha
- 115 g de groselha, mais alguns ramos para decorar
- 25 g de açúcar refinado
- 115 g de framboesas
Modo de preparo
- Polvilhe a gelatina numa tigela com 3 colheres de sopa de água fria e deixe de molho por 5 minutos ou até adquirir uma consistência gelatinosa. Ponha a tigela sobre uma panela com água quente e mexa até a gelatina se dissolver. Retire do fogo e deixe esfriar.
- Enquanto isso, ponha os morangos e o açúcar numa tigela e amasse com um garfo. Acrescente a gelatina dissolvida e depois o iogurte, mexendo bem. Distribua a gelatina entre 4 copos ou potinhos com capacidade para 200 ml. Tampe e deixe gelar por pelo menos 2 horas ou até a gelatina ficar firme.
- Enquanto isso, faça a calda. Ponha a groselha, o açúcar e 2 colheres de chá de água numa panela pequena e deixe levantar fervura, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe cozinhar em fogo brando por 1 minuto. Retire do fogo e acrescente as framboesas.
- Transforme a mistura num purê homogêneo com um liquidificador ou amasse com um garfo e depois passe numa peneira.
- Despeje um pouco da calda sobre cada musse e decore com um ramo de groselha. Sirva o restante da calda separadamente.
Dicas do chef!
Para fazer um bavarois (torta de creme de leite e gelatina) de ameixa e iogurte, polvilhe 1 colher de sopa de gelatina em pó sobre 3 colheres de sopa de suco de maçã e deixe de molho por 5 minutos. Ferva 200 ml de leite semidesnatado. Misture 1 ovo inteiro, 2 gemas, 1 colher de chá de amido de milho e 45 g de açúcar refinado numa tigela. Despeje o leite quente e misture. Leve esse creme de volta à panela e cozinhe em fogo baixo por 4 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, acrescente a gelatina e misture até dissolver. Despeje o creme numa tigela e deixe esfriar, mexendo às vezes.
Corte 4 ameixas maduras ao meio e ponha numa panela com 45 g de açúcar refinado e 170 ml de suco de maçã. Escalde as ameixas por 8 a 10 minutos ou até ficarem macias. Retire-as com uma escumadeira.
Cozinhe o líquido resultante em fogo brando por 5 minutos ou até adquirir a consistência de um xarope. Deixe esfriar.
Adicione 150 g de iogurte natural com probióticos e baixo teor de gordura ao creme frio e misture. Adicione em seguida 150 ml de creme batido (chantili) e misture gentilmente. Coloque uma fina camada do creme numa forma com buraco no meio e capacidade para 1 litro. Arrume as ameixas frias por cima. Ponha o restante do creme e deixe gelar por pelo menos 2 horas ou até ficar firme. Desenforme e sirva com o xarope de ameixa.