Aprenda a preparar 5 receitas diferentes e deliciosas com cogumelo para experimentar e se surpreender.
O cogumelo é um ingrediente versátil: pode ser servido com massas, saladas, omeletes ou até mesmo como prato principal. E, além de deliciosos, são uma fonte considerável das vitaminas do complexo B niacina, B6 e folato; e também uma boa fonte de cobre, um dos minerais mais importantes numa alimentação saudável.
Confira a seguir 5 receitas diferentes com cogumelos para experimentar e se surpreender:
1. Mix de cogumelos com feijão-branco
Rende 4 porções
Ingredientes
- 750 g de cogumelos mistos (por exemplo, porcini, shimeji, champignons)
- 1 maço de cebolinha
- 2 dentes de alho
- 6 ramos de tomilho (pode ser substituído por 1 colher [chá)] da erva seca)
- 250 g de feijão-manteiga branco (cozido ou em conserva, drenado)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
- Lave os cogumelos, esfregando-os. Fatie os champignons e pique os shimeji e os porcini em pedaços.
- Pique a cebolinha em anéis finos. Descasque o alho e pique-o em cubinhos. Lave o tomilho, sacuda para secar, tire as folhinhas e pique-as. Despeje o feijão em uma peneira, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
- Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande. Frite os cogumelos em duas porções, cada uma por 3 a 4 minutos. Depois, devolva todos os cogumelos à frigideira.
- Junte a manteiga, a cebolinha e o alho e refogue tudo por 1 a 2 minutos. Acrescente o tomilho e o feijão, misture e cozinhe durante 2 a 3 minutos, em fogo brando. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva.
Dicas e sugestões:
- Pão francês ou ciabatta, que pode ser coberto por manteiga de ervas, de acordo com sua preferência, é um acompanhamento excelente para estes cogumelos aromáticos.
- Para um toque de limão, tempere o mix de cogumelos e feijão-branco com casca ralada de 1⁄2 limão ou use tomilho-limão em vez de tomilho comum.
2. Tagliatelle com cogumelos
Para 4 pessoas.
Ingredientes
- 10 g de cogumelos porcini desidratados
- 90 ml de água fervente
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 3 cebolas pequenas, picadas
- 225 g de champignons, cortados em fatias
- 150 ml de vinho Marsala
- 450 g de tagliatelle
- 1 dente de alho, bem picado (opcional)
- 450 g de uma combinação de cogumelos, como shiitake, gigante, maitake ou outro cogumelo selvagem, cortados em fatias ou ao meio
- 250 g de tomates, sem pele, sem sementes e cortados em fatias
- 2 colheres de chá de folhas de tomilho fresco ou 1 colher de chá de tomilho em pó
- 2 colheres de sopa de salsa fresca, picada
- sal
- pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Coloque os cogumelos porcini numa tigela com a água fervente. Deixe de molho por 15 minutos, depois escorra, reservando o líquido da infusão. Corte os cogumelos reidratados, descartando os talos duros.
- Aqueça metade do azeite numa panela e refogue as cebolas até estarem macias e douradas — cerca de 3 minutos. Acrescente os champignons e cozinhe por mais 8 a 10 minutos ou até todo o caldo dos cogumelos evaporar.
- Acrescente o Marsala e o líquido da infusão dos cogumelos desidratados. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até o molho se reduzir à metade.
- Enquanto isso, cozinhe o tagliatelle em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente.
- Cerca de 5 minutos antes do fim do tempo de cozimento da massa, aqueça a colher de sopa de azeite restante numa frigideira grande. Acrescente o alho, se usar, e a combinação de cogumelos. Cozinhe em fogo moderado por 3 a 5 minutos, sacudindo com frequência a panela, até os cogumelos ficarem levemente cozidos.
- Adicione os tomates, o tomilho e a salsa ao molho de cogumelos, e aqueça por 1 ou 2 minutos. Adicione a combinação de cogumelos, tempere a gosto e retire a panela do fogo.
- Escorra o tagliatelle e divida-o entre 4 pratos de servir. Por cima, ponha o molho de cogumelos e sirva em seguida.
Dicas e sugestões:
- Para um molho cremoso, acrescente aos tomates 4 colheres de sopa de creme de leite fresco ou iogurte natural de consistência firme.
- Em vez de Marsala, use vinho branco ou tinto.
3. Omelete de cogumelos e ervas
Para 1 pessoa.
Ingredientes
- 2 ovos grandes
- 1 colher de chá de cerefólio fresco, picado
- 1 colher de chá de estragão fresco, picado
- 1 colher de chá de cebolinha fresca, picada
- 55 g de cogumelos, cortados em fatias
- 1 dente de alho, amassado
- 15 g de manteiga sem sal
- sal
- pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Quebre os ovos numa tigela, acrescente o cerefólio, o estragão, a cebolinha, 1 colher de sopa de água e sal e pimenta-do-reino a gosto. Bata o suficiente para desfazer os ovos — tome cuidado para não bater demais, pois pode prejudicar a textura da omelete. Reserve enquanto prepara os cogumelos.
- Aqueça uma frigideira antiaderente de 18 cm de diâmetro. Coloque os cogumelos fatiados e o alho, e cozinhe em fogo brando por 3 a 4 minutos ou até os cogumelos ficarem macios e soltarem água. Aumente um pouco o fogo e continue cozinhando por mais 1 minuto ou até a água dos cogumelos ter evaporado. Transfira os cogumelos para uma tigela pequena e reserve. Limpe a frigideira com papel-toalha.
- Aqueça a frigideira em fogo alto por alguns segundos. Ponha a manteiga para derreter, inclinando a frigideira, de modo a cobrir todo o fundo. Despeje os ovos batidos com ervas e cozinhe por cerca de 1 minuto, mexendo delicadamente com uma espátula de madeira e puxando a parte cozida das bordas para o centro.
- Quando a omelete estiver um pouco firme, pare de mexer e cozinhe por mais 30 segundos ou até a parte de baixo ficar dourada e a superfície começar a firmar.
- Espalhe os cogumelos no terço central da omelete. Com uma espátula, dobre um terço exterior da omelete sobre o centro, por cima dos cogumelos, e depois dobre o terço oposto sobre o primeiro. Transfira a omelete dobrada para um prato aquecido e sirva.
4. Cogumelos recheados
Para 16 cogumelos.
Ingredientes
- 16 cogumelos maitake grandes, todos com cerca de 4 cm de diâmetro, cerca de 250 g no total
- 30 g de manteiga
- 2 cebolas, bem picadas
- 1 dente de alho, amassado
- 1 abobrinha pequena, bem picada
- 15 g de folhas de espinafre sem o talo, cortadas em tiras finas, mais algumas folhas para decorar (opcional)
- 30 g de farelo de pão integral fresco
- 30 g de avelãs, bem picadas
- 2 colheres de sopa de salsa, bem picada
- 45 g de queijo parmesão, ralado na hora
- sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC. Retire e pique bem os talos dos cogumelos. Derreta a manteiga numa frigideira, junte os talos de cogumelo picados, as cebolas, o alho e a abobrinha, e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Retire a panela do fogo e acrescente o espinafre em tirinhas, o farelo de pão, as avelãs, a salsa, e sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Coloque a parte superior do cogumelo, com a cavidade virada para cima, em camada única, num recipiente ou tabuleiro ligeiramente untado. Ponha um pouco da mistura de cebola e abobrinha sobre cada cogumelo e salpique queijo parmesão. (Os cogumelos podem ser preparados 2 a 3 horas antes e mantidos na geladeira, cobertos com filme de PVC.)
- Asse-os por cerca de 15 minutos ou até os cogumelos ficarem macios e o queijo ter derretido. Sirva quente, sobre uma base de folhas de espinafre, se desejar.
Dicas e sugestões
- Para preparar cogumelos recheados com alho-poró e nozes, use alho-poró no lugar do espinafre, 1 cebola roxa pequena em vez das cebolas brancas, nozes picadas substituindo as avelãs, e troque a salsa por manjericão ou coentro frescos.
- Prepare cogumelos com recheio de pimentão vermelho e pinhão: frite os talos de cogumelo em 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem com 1 alho-poró picado, 1/2 pimentão vermelho pequeno, sem sementes e bem picado, e 1 dente de alho, por 5 minutos. Adicione 30 g de pinhão picado, 15 g de agrião picado, 30 g de farelo de pão fresco, 2 colheres de sopa de salsa bem picada e sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheie os cogumelos com essa mistura e salpique 45 g de mozarela ralada bem fina. Asse como na receita principal.
5. Massa com queijo e cogumelos
Para 4 pessoas.
Ingredientes
- 225 g de macaroni ou rigatoni
- 170 g de ervilhas congeladas
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol
- 1 pimentão vermelho, sem sementes e picado
- 225 g de cogumelos, cortados em quartos se forem grandes
- 30 g de farinha de trigo
- 600 ml de leite semidesnatado
- 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
- 55 g de queijo roquefort, picado
- sal
- pimenta-do-reino.
Cobertura:
- 30 g de queijo cheddar maturado, ralado
- 55 g de farinha de rosca de pão integral
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 220ºC. Cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Acrescente as ervilhas nos últimos 2 minutos de cozimento. Escorra bem a massa e as ervilhas.
- Aqueça o óleo numa panela de fundo grosso e refogue o pimentão vermelho por 1 a 2 minutos. Adicione os cogumelos por 2 a 3 minutos ou até amolecerem, mexendo de vez em quando.
- Junte a farinha de trigo, depois, aos poucos, acrescente o leite e deixe ferver, mexendo sempre. Deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar.
- Acrescente a mostarda e o queijo roquefort, temperos a gosto (lembre-se, porém, que o roquefort é bem salgado) e mexa até o queijo derreter. Acrescente a massa e as ervilhas e misture bem. Despeje tudo numa travessa refratária.
- Misture o queijo cheddar à farinha de rosca e salpique a massa. Leve o prato ao forno por 10 a 15 minutos ou até borbulhar e ficar levemente dourado na superfície. Sirva em seguida.