Confira 5 receitas deliciosascom abóbora para curtir o Dia das Bruxas: tem nhoque, sopa, caçarola e até mesmo uma salada refrescante!
31 de outubro é Halloween (no Brasil conhecido como Dia das Bruxas). A data que é celebrada em várias partes do mundo diverte principalmente as crianças. Ao contrário do que muitos pensam, o Dia das Bruxas não surgiu nos Estados Unidos. A festa, que tem como símbolo a assustadora abóbora iluminada surgiu na Europa e só depois se espalhou pelo mundo.
A história da abóbora iluminada
A tradicional lanterna feita com uma abóbora esculpida iluminada com uma vela se chama jack-o’-lantern (Jack da lanterna). A tradição começou com um conto folclórico irlandês sobre um sujeito mesquinho chamado Jack, que tentou superar o diabo. Quando seus artifícios fracassavam, nem Deus nem o diabo o deixaram descansar.
Como resultado, Jack perambula pela terra à noite com uma brasa colocada dentro de um nabo oco para iluminar seu caminho. E assim, ele se torna o jack-o’-lantern.
Na tradição irlandesa, os nabos esculpidos com rostos assustadores contendo velas mantinham afastados o mesquinho Jack e outros espíritos. Nos Estados Unidos, os imigrantes irlandeses substituíram o nabo pela abóbora, mais abundante e mais fácil de esculpir.
Confira a seguir 5 receitas com abóbora deliciosas para curtir o Dia das Bruxas:
1. Nhoque de abóbora, ricota e sálvia
Existem várias receitas de nhoque na Itália. No caso desta, usa-se uma massa à base de farinha, ricota e abóbora amassada, temperada com sálvia e queijo parmesão, fazendo pequenos rolinhos. Complementamos o prato com um pimentão vermelho ou amarelo, assado, e um molho de cebola. Para dar um toque especial, você pode servir o nhoque de abóbora com uma salada de agrião. Tempo de preparo e cozimento: 1 1/2 -2 horas, mais 1 -2 horas para secar
Ingredientes
- 2 pimentões vermelhos, cortados ao meio e sem sementes
- 1 cebola cortada ao meio
- 500 g de abóbora, sem sementes e cortada em fatias grossas
- 1 colher de sopa de azeite extravirgem
- 250 g de ricota
- 1 ovo batido
- 3 colheres de sopa de sálvia fresca
- 30 g de queijo parmesão fresco ralado
- 200 g de farinha de trigo e mais um pouco para enrolar
- sal e pimenta-do-reino
- folhas frescas de sálvia para enfeitar
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe as metades dos pimentões e da cebola, com os lados cortados para baixo, numa assadeira. Ponha a abóbora com o lado da casca para cima numa outra assadeira. Asse os pimentões e a cebola durante 30 a 35 minutos e a abóbora por 45 a 55 minutos ou até os legumes ficarem macios.
- Transfira os pimentões e a cebola para um liquidificador ou processador de alimentos e acrescente o azeite. Bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Despeje numa panela e reserve.
- Deixe a abóbora descansar até que esfrie o suficiente para ser manuseada. Em seguida, retire as sementes e a casca e ponha a parte descascada numa tigela. Amasse até virar um purê homogêneo. Acrescente a ricota, o ovo, a sálvia picada e o queijo parmesão ao purê e misture tudo. Adicione aos poucos a farinha para formar uma massa leve.
- Espalhe farinha numa superfície lisa. Divida a massa em quatro partes e, com as mãos enfarinhadas, enrole cada pedaço para formar uma corda grossa com 2 cm de espessura. Corte pedaços de 2 cm. Pressione o dorso do garfo em cada pedaço da massa para criar um padrão. Deixe o nhoque secar em temperatura ambiente por 1 a 2 horas.
- Deixe uma panela grande com água levantar fervura. Ponha o nhoque dentro da panela, de 10 a 12 de uma vez, e escalde-os por 2 a 3 minutos ou até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e escorra em papel-toalha. Passe para um refratário aquecido e mantenha quente, em temperatura baixa, até todo o nhoque cozinhar.
- Enquanto isso, esquente o molho de pimentão tostado em fogo baixo. Jogue colheradas do molho sobre o nhoque de abóbora, enfeite com folhas de sálvia e sirva.
2. Risoto de abóbora e queijo taleggio
Este risoto é perfeito para uma refeição em família. A combinação de arroz com legumes levemente cozidos em vinho branco, caldo de legumes, alecrim e, em seguida, queijo italiano taleggio cremoso cria um prato nutritivo e delicioso. Para acompanhar, basta uma salada de folhas. Tempo de preparo: 20 minutos Tempo de cozimento: 35 minutos
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 6 chalotas picadas
- 2 dentes de alho amassados
- 500 g de abóbora descascada, sem sementes e cortada em cubos
- 450 ml de caldo de legumes
- 225 g de arroz para risoto
- 225 g de cogumelos portobelo fatiados
- 250 ml de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de alecrim fresco picado
- 225 g de queijo taleggio, sem casca e cortado em cubos
- sal e pimenta-do-reino
- ramos de alecrim fresco para enfeitar
Modo de preparo
- Aqueça o azeite numa panela grande, acrescente as chalotas e o alho e refogue por 2 minutos ou até as chalotas amaciarem. Adicione a abóbora e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando.
- Enquanto isso, ponha o caldo de legumes numa panela e deixe começar a ferver devagar. Reduza o fogo para que o caldo permaneça quente.
- Acrescente o arroz à abóbora e cozinhe por 1 minuto, mexendo sempre. Adicione os cogumelos e depois o vinho e o alecrim picado. Misture tudo. Deixe levantar fervura e começar a borbulhar de leve até quase todo o vinho ser absorvido, mexendo sempre.
- Acrescente uma concha do caldo e deixe cozinhar em fogo brando até que o caldo tenha sido completamente absorvido, mexendo sempre. Continue a acrescentar o caldo dessa maneira, mas atenção: espere até que o conteúdo de uma concha seja todo absorvido antes de acrescentar a próxima. Quando todo o caldo tiver sido utilizado, o arroz parecerá macio, mas ainda firme, e o risoto terá uma aparência cremosa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Retire o risoto do fogo. Adicione o queijo e mexa devagar até começar a derreter. Sirva o risoto imediatamente, enfeitado com ramos de alecrim fresco.
3. Sopa de abóbora e maçã
Esta sopa delicada, macia, aveludada, de preparo rápido e fácil, leva abóbora fresca ou congelada. O suco de maçã e o gengibre ralado adicionam um sabor doce e picante. Legumes em tom laranja-escuro, como a abóbora, são uma fonte excelente de carotenoides, os blocos que formam a vitamina A. Tempo de preparo: 15 minutos Tempo de cozimento: 30 minutos
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 xícara de alho-poró picado grosseiramente (apenas as partes branca e verde-clara)
- 1 xícara de cenoura picada grosseiramente
- 1 colher (chá) de alho picado
- 2 xícaras de suco de maçã sem açúcar
- 2 xícaras de água
- 750 g de abóbora fresca, descascada, sem sementes e cortada em cubos
- 1 maçã grande, descascada, sem os caroços e picada
- 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado
- 1/4 de xícara de suco de limão fresco
- 1/2 colher (chá) de sal grosso
- 1/8 de colher (chá) de pimenta-malagueta em pó, ou a gosto
- 1/2 xícara de iogurte semidesnatado
Modo de preparo
- Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio-baixo. Adicione o alho-poró e a cenoura. Sem deixar de mexer, cozinhe os legumes até ficarem macios, cerca de 5 minutos. Acrescente o alho e cozinhe por mais 1 minuto.
- Adicione o suco de maçã, a água, a abóbora, a maçã e o gengibre e deixe ferver. Reduza para fogo baixo. Com a panela tampada, cozinhe até a abóbora ficar macia, durante uns 20 minutos. Depois, deixe esfriar um pouco.
- Em um processador de alimentos ou liquidificador, dividindo em porções, bata até obter a consistência de um purê. Depois, leve de volta à panela e aqueça mais uma vez, por uns 5 minutos. Adicione o suco de limão, o sal e a pimenta-malagueta.
- Decore cada porção com uma espiral de iogurte.
4. Caçarola de abóbora e carne moída com queijo
Tempo de preparo: 25 minutos
Ingredientes
- 1 abóbora (cerca de 600 g)
- 1 cebola roxa
- 2 dentes de alho
- 1 pimenta vermelha
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 500 g de carne moída mista
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
- 400 g de tomates picados
- 1 colher de chá do tempero da sua preferência
- 100 g de queijo de ovelha (tipo feta)
- 1⁄2 maço de salsa
Modo de preparo
- Lave e seque a abóbora, cortando-a em quartos. Retire as sementes e corte os pedaços ao meio na transversal, em pedaços de 1 cm de largura; em seguida fatie em pedaços menores.
- Descasque e corte a cebola ao meio, depois em tiras finas. Descasque e pique o alho. Corte a pimenta vermelha no comprimento, retirando as sementes. A seguir, corte em tiras finas.
- Aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira ou em uma panela wok. Frite a carne moída em fogo alto por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar em grumos; tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Retire a carne moída da frigideira. Aqueça nela o restante do azeite (2 colheres) e coloque a cebola e os pedaços de abóbora; deixe refogar por 5 minutos. Em seguida, acrescente a pimenta vermelha e o alho e deixe refogar rapidamente.
- Misture os tomates e a carne moída; quando começar a ferver, abaixe a chama para fogo médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e chili em pó.
- Esfarele o queijo feta. Lave a salsa, separando as folhas do caule. Pique as folhas e polvilhe o queijo e a salsa sobre o prato pronto. Sirva imediatamente.
5. Salada de tiras de abóbora com damasco marinado
Tempo de preparo: 30 minutos mais tempo para marinar: 2 horas
Ingredientes
- 500 g de abóbora-moranga
- 50 g de damascos secos
- 4 colheres (sopa) de vinagre de framboesa
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó
- 1 pitada de cardamomo
- 1 pitada de cravo-da-índia em pó
- Sal, pimenta-do-reino moída na hora
- 1 pé de alface roxa pequeno
- 50 g de sementes de abóbora
- 4 colheres (sopa) de óleo de semente de abóbora
- 3 ramos de tomilho-limão e 3 de salsa
Modo de preparo
- Descasque a abóbora. Remova as sementes e o interior fibroso. Corte a polpa em tiras longas e finas e cozinhe no vapor em uma panela por 4 a 5 minutos, até as tiras começarem a ficar macias.
- Deixe a abóbora esfriar numa tigela grande. Pique bem os damascos, misture a eles o vinagre de framboesa, o gengibre, o cardamomo e o cravo-da-índia, e tempere com sal e pimenta. Regue as tiras de abóbora com o vinagrete. Tampe e reserve por 2 horas.
- Lave e seque a alface. Pique as folhas e distribua-as numa travessa ou saladeira. Triture as sementes de abóbora. Arrume as tiras de abóbora sobre as folhas da alface. Regue com o vinagrete e o óleo de semente de abóbora.
- Lave, seque e pique as ervas. Distribua-as com as sementes de abóbora sobre as porções de salada. Sirva em seguida. Para acompanhar, torradas quentinhas.