Jogos divertidos para fazer com os amigos

Reunir os amigos para uma confraternização é sempre relaxante. Aprenda alguns jogos divertidos para impressionar os amigos na próxima reuniãozinha!

Redação | 4 de Dezembro de 2018 às 11:00

dusanpetkovic/iStock -

Encurralado

Neste jogo, dois jogadores se alternam movendo uma moeda, partindo do quadrado “I”, podendo mover a moeda qualquer número de quadrados, desde que seja para a direita ou para baixo. Ganha quem levar a moeda ao quadrado “F”. Vemos na ilustração uma partida já iniciada. Qual o movimento a ser feito pelo próximo jogador, para ter certeza da vitória? E qual a estratégia para vencer esta disputa todas as vezes?

O X do problema

Neste jogo, os participantes se alternam colocando moedas sobre um tabuleiro. Um jogador perde se seu adversário for capaz de apontar um quadrado cujo ponto central fica exatamente a meio caminho entre a moeda recém-jogada e uma outra. A figura mostra um jogo em andamento. O próximo jogador não pode colocar uma moeda no quadrado A, pois X está equidistante de A e da moeda do lado direito. Quais as melhores opções para o próximo jogador? Qual a estratégia infalível? E por que este não é um jogo muito bom?

Um passe de mágica

Para este jogo você vai precisar de três copinhos e uma moeda. O jogador 1 vira as costas enquanto o jogador 2 coloca a moeda sob um dos copos e memoriza a sua localização. Agora o jogador 1 pode virar-se, e deve escolher um dos três copos. O jogador 2 então mostra ao jogador 1 que um dos dois copos não escolhidos está vazio. Por exemplo, se o jogador 1 escolheu B, então o jogador 2 deve mostrar que A está vazio (ele não pode mostrar C pois isto revelaria a localização da moeda). O jogador 1 pode então insistir no seu palpite inicial ou mudá-lo e escolher o outro copo. O jogador 1 ganha se acertar o copo onde a moeda está escondida. Primeiro, responda: se você fosse o jogador 1, qual seria a estratégia infalível? Ou você acha que tudo é apenas sorte, e não importa muito o cálculo que se faça? Tente jogar pra valer com outra pessoa uma série de partidas (umas 20 serão o bastante) e veja quantas vezes é possível ganhar por puro palpite.

A última moeda

Para este jogo você vai precisar de 12 moedas, que devem ser arrumadas em círculo. Não importa se as moedas não são iguais entre si. Ao chegar sua vez, cada jogador deve retirar uma moeda ou então duas moedas que se tocam. Os dois jogadores vão se alternando até não restar nenhuma moeda. O número de moedas que você retira não importa: o vencedor é a pessoa que tira a última moeda. Qual é a estratégia infalível?


Respostas:


Encurralado

O jogador deve mover a moeda duas casas para a direita, colocando-a na diagonal entre “I” e “F”. Na verdade, qualquer das casas desta diagonal é um lugar “seguro”, porque de lá é impossível ao adversário atingir a casa “F” com apenas um movimento. A estratégia vencedora é, portanto, sempre mover a moeda de volta para a diagonal.

O X do problema

A pista está nas cores do tabuleiro.Você deve ter percebido que as três moedas já colocadas estão em quadrados de cores diferentes. A próxima moeda deve ir para qualquer um dos espaços na única cor restante, que aqui vão marcados com zeros.


Se você considerar quaisquer dois espaços da mesma cor, irá perceber que sempre existe um ponto médio exatamente entre eles. (A razão por trás disto é uma propriedade dos números pares e ímpares.) Assim, você sempre pode colocar apenas uma moeda em qualquer uma das quatro cores. E por isso a pessoa que joga a quinta moeda terá de perder.A estratégia vencedora é ser o segundo a jogar. Não é um jogo muito bom, considerando-se que ele dura no máximo quatro rodadas antes que alguém desqualifique a jogada do oponente e vença.

Um passe de mágica

A chance de que o jogador adivinhe o copo correto em seu primeiro palpite é de uma em três. Assim, se ele não mudar de palpite, irá ganhar em média dez disputas em cada 30.

No entanto, existe o dobro de possibilidades de que a moeda esteja no copo que não foi escolhido. Portanto, se o jogador preferir mudar de palpite, ele irá ganhar 20 em cada 30 disputas, em média.

Aparentemente a chance é de 50-50, porque restam apenas dois copos, um dos quais contém a moeda. Mas a sequência de eventos invalida este cálculo.

A última moeda

Dê um jeito de fazer com que seu adversário comece o jogo. Pegue a moeda diametralmente oposta à(s) moeda(s) que ele pegou. Deste modo você mantém a simetria da situação e, como tirar a última moeda ou o último par de moedas é uma situação assimétrica, seu adversário nunca poderá ganhar.


Divirta-se com mais jogos e alguns quizzes clicando aqui!