Brincando com a probabilidade

Divirta-se resolvendo alguns passatempos sobre probabilidade. São 5 jogos preparados para fazer seu cérebro trabahar no nível hard.

Redação | 3 de Fevereiro de 2019 às 14:00

BrianAJackson/iStock -

Probabilidade é o ramo da matemática que lida com o acaso, sendo usada para determinar a chance de ocorrência de um evento regido por um fenômeno aleatório. Com esses passatempos abaixo, teste sua capacidade de seguir as regras da probabilidade; eles também servirão para testar sua agilidde numérica.

EXEMPLO: Um candelabro contém cinco lâmpadas. Duas lâmpadas quaisquer queimaram. Qual é a chance de que elas estejam uma ao lado da outra?

SOLUÇÃO: Considere uma das lâmpadas queimadas. Existem duas lâmpadas adjacentes a ela e duas lâmpadas não adjacentes. Logo, a chance é de 50–50.

Dando as cartas

Você recebeu as primeiras 26 cartas de um baralho de 52 cartas, bem embaralhado. O que é mais provável: que você tenha em mãos todas as cartas de copas ou nenhuma delas?

Rolar dos dados

Um dado tem quatro faces brancas e duas pretas. Qual dos seguintes resultados é mais provável depois de seis lançamentos consecutivos?

Preto Branco Branco Branco Branco Branco
ou
Preto Branco Branco Branco Branco Preto

Andando de ônibus

A cada hora, dois ônibus saem de Petrópolis para Teresópolis: um aos 10 minutos de hora e outro aos 25 minutos de hora. Você chega ao ponto e pega o primeiro que aparece. Quantas vezes é mais provável que você pegue o ônibus dos 10 minutos do que o dos 25 minutos?

Lançando moeda

Você e um amigo estão se revezando no lançamento de uma moeda não-viciada até que ocorram duas coroas consecutivas (você ganha) ou uma cara seguida de coroa (seu amigo ganha). Quem tem mais chances de ganhar?

Tweedle-Dum e Tweedle-Dee vão à cidade

É 33,33% mais provável que Tweedle-Dum vá para a cidade se Tweedle-Dee for. É 50% mais provável que Tweedle-Dee vá para a cidade se Tweedle-Dum for. Pelo menos um dos dois tem de ir. Qual é a probabilidade de os dois irem para a cidade?


Respostas:


Dando as cartas

Imagine que as outras 26 cartas vão para um segundo jogador. Se um jogador tem todas as cartas de copas, o outro não tem nenhuma. Assim, a chance de se obter todas é a mesma de se obter nenhuma.

Rolar dos dados

P B B B B B: Não existe diferença nos cinco primeiros lançamentos. A diferença, em relação à probabilidade, está no último lançamento. Mas ocorrer um B é duas vezes mais provável do que um P, então P B B B B B tem de ser mais provável do que P B B B B P.

Andando de ônibus

Você tem 15 minutos depois do ônibus dos 10 minutos e antes do ônibus dos 25 minutos, mas 45 minutos depois do ônibus dos 25 minutos e antes do próximo ônibus dos 10 minutos. Então, é quatro vezes mais provável que você
pegue o ônibus dos 10 minutos.

Lançando moeda

Seu amigo: Seu amigo tem uma vantegem de 3 para 1. Considere somente os dois primeiros lançamentos. Os resultados CaCa, CaCo, CoCa, CoCo são todos equiprováveis. Você ganha se der coroa nos dois primeiros lançamentos: CoCo. Nos outros três casos, ou ele ganha logo com CaCo ou, no caso de CaCa e CoCa, ele acabará ganhando, uma vez que CaCo vai acontecer antes que você tenha a chance de tirar CoCo. Logo, você só pode ganhar se tirar CoCo nos dois primeiros lançamentos (com uma probabilidade de 25%).

Tweedle-Dum e Tweedle-Dee vão à cidade

Um quarto ou 25%: Para cada evento “DeeDum”, no qual Tweedle-Dum (chame-o Dum) vai para a cidade com Tweedle-Dee (chame-o Dee), tem de haver dois eventos nos quais Tweedle-Dee vai para a cidade sozinho. Para cada evento em que Tweedle-Dum vai para a cidade com Tweedle-Dee, tem de haver um em que Tweedle-Dum vai sozinho. Desse modo, temos as disposições: DeeDum Dee Dee Dum Isto significa que para cada evento em que Dee e
Dum vão juntos existem dois eventos em que Dee vai sozinho e um em que Dum vai sozinho. Disto vemos que a chance de eles irem juntos é 25%.


E aí, como você se saiu? Probabilidade é um negócio complicado, não é mesmo? Confira outros jogos clicando aqui e continue se divertindo!