Raças mais enérgicas ou raivosas são consideradas as mais difíceis de adestrar
Luana Viard | 7 de Janeiro de 2025 às 12:48
Adestrar um cão exige paciência, consistência e, principalmente, compreensão do comportamento e das necessidades da raça. Algumas raças são mais difíceis de adestrar devido à sua personalidade independente ou ao nível de energia que possuem.
Embora todos os cães possam aprender, algumas raças demandam mais tempo e estratégias específicas para serem treinadas. Profissionais apontam que cães que já foram castrados tendem a ser mais teimosos em comparação com os que ainda não passaram pela esterilização. Confira abaixo as 15 raças de cachorros mais complexos para serem adestrados.
Considerado o "cão que não late", o Basenji é conhecido por sua independência. Esse cão tem um forte instinto de caça e pode ser desafiador para adestrar, especialmente em comandos básicos. É importante entender o temperamento dessa raça, para alcançar o resultado esperado.
Muito popular no Japão, o Shiba Inu é inteligente, mas também é conhecido por ser teimoso. Sua natureza independente pode dificultar a obediência, especialmente se ele não encontrar motivação suficiente. Seu espírito brincalhão também atrapalha o processo de adestramento.
Com uma personalidade orgulhosa e elegante, o Afghan Hound é muitas vezes visto como distraído e difícil de treinar. Eles tendem a ser mais focados em suas próprias vontades do que em agradar seus donos.
Embora sejam pequenos, os Chihuahuas têm uma grande personalidade e podem ser teimosos, o que torna o adestramento mais complicado. Além disso, a falta de socialização pode intensificar esse comportamento.
Conhecido pelo seu olfato apurado, o Basset Hound pode se distrair facilmente, o que torna o adestramento mais demorado. Eles são lentos e persistentes em suas vontades, é importante iniciar o adestramento quando o pet ainda é filhote. Além disso, é importante contratar um profissional em obediência canina para auxiliar no processo de adestramento.
Os Pequinês têm um espírito independente e podem ser difíceis de treinar, principalmente porque são teimosos e não são motivados por recompensas típicas, como outros cães. Apesar de ser uma tarefa difícil, com um profissional capacitado essa tarefa se torna possível.
Com seu tamanho impressionante, o Mastim Inglês pode ser preguiçoso e muitas vezes prefere a sua própria maneira de fazer as coisas. Isso pode dificultar o adestramento sem muita paciência e consistência.
Apesar de serem extremamente afetuosos, os Bulldogs Franceses são conhecidos por sua teimosia. Seu espírito obstinado pode ser um desafio durante o treinamento, que deve ser curto, dinâmico e diário, para alcançar um bom resultado sem causar estresse no pet.
Altamente energéticos e inteligentes, os Jack Russells têm uma mente própria e são conhecidos por serem difíceis de controlar. Por conta do seu alto nível de curiosidade e energia, eles precisam de um adestramento firme e constante para aprender.
Alguns profissionais acreditam que essa seja a raça mais difícil de ser adestrada! Embora sejam adoráveis, os Dachshunds são conhecidos por sua obstinação. Eles podem ser difíceis de ensinar porque tendem a fazer as coisas do jeito deles e nascem com o instinto de enfrentar animais maiores que eles, sendo pets de muita atitude e imposição.
Os Cocker Spaniels são cães amorosos, mas também podem ser teimosos. A dificuldade de manter o foco em comandos pode atrasar o treinamento. Além disso, o Cocker Spaniel não reage bem a comandos de voz que soem rígidos, mostrando uma certa resistência ao aprendizado nessas situações.
Embora inteligentes, os Poodles Filhotes podem ser difíceis de adestrar devido ao seu temperamento sensível e algumas vezes nervoso, exigindo métodos de treinamento mais suaves. O ideal é começar o adestramento bem cedo, para que esse processo se torna natural e tranquilo.
Esses cães têm uma grande personalidade e podem ser bastante teimosos. Eles precisam de um treinamento assertivo para evitar que sua natureza independente se sobreponha, com a presença do tutor e reforço positivo com petiscos saborosos.
Conhecidos pela sua energia e independência, os Huskies são frequentemente descritos como "cães de pensamento próprio". Isso significa que seu treinamento exige paciência e criatividade. Profissionais indicam iniciar o treinamento com 4 meses de idade.
Com sua natureza amigável e extrovertida, o Samoieda pode ser desafiador de adestrar devido à sua energia excessiva e falta de foco durante o treinamento. É importante contratar um profissional que entenda a personalidade da raça e crie um treinamento adequado.
Banho premium para pets? A tendência da internet está se popularizando no universo dos animais
Convulsão em cachorro: saiba as causas e o que fazer para ajudar
5 cuidados na hora de escolher shampoo para pets