Empresa trabalha no desenvolvimento de uma pílula que retarda o envelhecimento das células ligadas às principais doenças que abreviam a vida dos cães.
Um dos principais medos dos tutores de cães é o de perder o seu amigo de quatro patas. E esse não é um medo infundado, tendo em vista a diferença etária entre tutor e pet. Enquanto a expectativa de vida média de um brasileiro é de 77 anos, um cachorro vive em média de 10 a 13 anos apenas. No entanto, uma startup norte-americana pretende mudar este cenário.
A startup de biotecnologia Loyal está desenvolvendo uma pílula que promete retardar o envelhecimento das células ligadas às principais doenças que abreviam a vida dos cães, aumento assim o tempo de vida dos cachorros. Mas, será que isso é mesmo possível?
Como funciona o medicamento que promete retardar o envelhecimento
Você provavelmente já ouviu falar que 1 ano de vida de um cachorro é o equivalente a 7 anos da vida de um humano. Essa crença de que os cães envelhecem sete vezes mais rápido que os seus tutores em parte é real. Mas, atualmente, os especialistas já sabem que a idade máxima dos cães é inversamente proporcional ao seu tamanho. Isto significa que, quanto maior o animal, menores suas chances de viver por um longo período de tempo.
Leia também: 9 dicas para seus animais de estimação viverem mais
De olho nessa questão, a startup Loyal, liderada pela empreendedora Celine Halioua, busca formas de fazer com que os cães tenham vidas mais longevas e saudáveis.
“Nossa missão é ajudar os cães em todos os lugares a viverem vidas mais longas e saudáveis”, informa o lema da empresa. “A Loyal é uma empresa de medicina veterinária em estágio clínico, que desenvolve medicamentos destinados a prolongar a vida útil dos cães.”
Fundada em 2019, a empresa já arrecadou mais de US$ 58 milhões para as pesquisas das "pílulas da juventude canina". Com este dinheiro, a startup norte-americana está desenvolvendo dois diferentes medicamentos: LOY-001 e LOY-002.
O LOY-001 é um medicamento que tem como foco prolongar a vida de cães de médio e grande porte. Segundo a empresa, a pílula que promete aumentar a vida dos cães deverá ser administrada a cada 3 ou 6 meses e pode estar disponível em 2026.
Leia também: Cachorros podem ter depressão; saiba como ajudar
Já o LOY-002 é indicado para cães mais velhos e beneficiará todas as raças, exceto as de pequeno porte. Segundo o estudo conduzido pela empresa, ele deverá ser administrado 1 vez por dia e a previsão de lançamento é 2024.
Apesar da Loyal afirmar que pretende lançar o primeiro medicamente já no próximo ano, ainda levará um tempo para estes medicamentos passarem nos testes e ficarem disponíveis. Mas até lá, fica a pergunta: será mesmo possível retardar o envelhecimento?