Se nos dias frios você se questiona sobre cbotar roupinha no seu pet, vamos te mostrar opiniões de profissionais para ajudar nessa decisão.
Com a chegada do inverno, a preocupação com o bem-estar dos nossos pets aumenta, especialmente quando se trata de mantê-los aquecidos. Mas será que seu pet realmente precisa de roupas para enfrentar as baixas temperaturas?
A resposta varia, dependendo de vários fatores, como raça, tamanho, idade e condições de saúde. Vamos te explicar todos os detalhes, para você ficar tranquilo e deixar seu pet confortável mesmo nos dias mais frios.
Seu pet precisa de roupas no inverno? Veja a verdade
Um dos principais argumentos usados por quem não vê necessidade em vestir pets com roupas é a ideia de que, por terem pelos, os cães estão naturalmente protegidos contra o frio. No entanto, isso não é totalmente verdade, pois os cachorros também sentem frio e precisam de cuidados especiais.
Conforme a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, muitos cães são sensíveis às baixas temperaturas, o que pode resultar não apenas em desconforto, mas também em doenças relacionadas ao frio.
Pets que mais precisam de roupas para frio
Por isso, ela recomenda o uso de roupas de inverno, especialmente para cães de pelo curto, tosados, sem pelos, filhotes, idosos e de pequeno porte. Para cães adultos de grande porte com pelos longos, é fundamental que eles não se sintam desconfortáveis ao usar roupas e que sejam escovados diariamente para prevenir a formação de nós.
Atenção no ambiente
Além disso, o ambiente em que o pet vive também desempenha um papel importante na necessidade de vestir ou não o animal. Por exemplo, um cão que permanece em uma casa aquecida e protegido do frio e da chuva pode não precisar de roupas, enquanto para aqueles que ficam em áreas externas ou vão passear no frio, a proteção extra costuma ser indispensável.
Escolha a roupa certa
Se você decidir vestir seu pet no inverno, escolha roupas confortáveis e adequadas ao tamanho do animal. Evite materiais que possam causar alergias ou irritações na pele. Além disso, compre uma peça que permita liberdade de movimento e não cause desconforto.
Fontes: Petz, Canal do Pet e Estadão.