É importante ter atenção ao comportamento dos cães para ajudá-lo se necessário.
Embora no Brasil não aconteçam tempestades como as causadas pelo Furacão Milton, que está passando pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos, temporais podem acontecer e ser um problema para os cães.
Portanto, durante chuvas intensas o tutor deve estar atento aos sinais que podem indicar medo e tomar alguns cuidados para confortar seu companheiro canino.
Você também pode gostar:
Sinais para ter atenção
Existem animais que não são afetados pelas chuvas, portanto seu comportamento permanece normal e os donos não precisam se preocupar. Por outro lado, alguns cachorros já demonstram desconforto somente com os indícios da chegada de uma chuva.
Nesse caso, note se seu cão apresenta tremedeira, salivação intensa, coração acelerado, postura para baixo, pupilas dilatadas ou tenta se esconder. Se a resposta for positiva fique em alerta, pois o estresse da situação é prejudicial para a saúde dos pets.
Assim, você pode fazer alguns treinamentos para ajudar a prepará-lo para tempestades, evitando que os sintomas apareçam com a chuva, e já estar ciente dos cuidados necessários nesses períodos.
Como confortar cães durante tempestades
Bem, se você já viu que seu cão apresenta os sintomas ditos anteriormente, existem algumas medidas a serem tomadas. Em primeiro lugar, é fundamental manter a calma para passar segurança para o animal. Depois, a médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom explica que afastar o cachorro dos estímulos ajuda a acalmá-lo. Portanto, leve-o para um ambiente tranquilo da sua casa onde ele poderá ficar mais relaxado.
“O cachorro precisa entender que não há o que temer”, ressalta Carolina, por isso não é recomendado acariciá-lo ou pegá-lo no colo.
Outra forma de ajudar seu cachorro a lidar com o medo é incentivando atividades que o façam desviar a atenção da tempestade. Por fim, há uma opção para aqueles animais com medo muito intenso que é a medicação. Porém, ela só é indicada para cães que ponham suas vidas em risco devido ao temor, e deve ser prescrita por um veterinário.
Leia também: 5 raças de gatos que se dão bem com cachorro