Em alguns casos é engraçado, em outros pode ser preocupante. Descubra o que causa os gases nos cães!
Você já esteve fazendo carinho no seu cachorro quando notou o surgimento de um odor um tanto quanto esquisito? Na verdade, os puns seriam uma forma um pouco inusitada do organismo dos bichinhos de demonstrar que algo não está muito bem.
É claro que soltar gases é normal, isso somente se torna um problema quando acontece com muita frequência. Então, saiba porque os sintomas aparecem e o que fazer para resolver!
Leia também
Por que meu cachorro solta muitos gases?
Novamente, gases são comuns nos cães tanto quanto nos humanos. Eles costumam acontecer por causa da ingestão de ar ou da fermentação dos alimentos pelas bactérias presentes no intestino. No entanto é muito importante prestar atenção na duração e frequência com que o animal apresenta as flatulências.
Então, caso perceba maior desconforto no cachorro tente descobrir o que causou o acúmulo de gases. Ele pode ter comido algo tóxico ou que cause alergia. Mudanças abruptas na dieta e obesidade também podem aumentar o risco de puns no seu companheiro canino. Além disso, existem algumas raças com predisposição genética a soltarem mais gases, como pugs, buldogues e yorkshires.
Portanto, uma série de coisas influencia o acúmulo de gases, somente com observação atenta do tutor é possível definir com certeza o motivo do problema! E lembre-se que se os sintomas persistirem você deve buscar um veterinário para examinar seu cão e verificar se há alguma condição mais séria.
Como aliviar gases nos cães?
Pode acontecer às vezes do cão sentir bastante dor por causa do acúmulo de gases, nesse caso eles precisam de ajuda! Você pode massagear a barriga do cachorro, brincar com ele ou levá-lo para passear para tentar estimular a liberação dos gases. Alguns quadros podem demandar medicamentos, mas isso depende da avaliação do veterinário.
Os cães são animais bastante complexos e que precisam de muita atenção e cuidado, mas por outro lado, eles proporcionam uma alegria sem igual! Então leia também quando é preciso levar seu cachorro no veterinário e mantenha seu pet feliz e saudável.