Entenda quando o vínculo entre o cão e seu tutor deixa de ser saudável e veja dicas de como lidar com o problema.
Todo mundo sabe que os cachorros são animais que desenvolvem relações de muito afeto com suas famílias. Mas até que ponto esses sentimentos são saudáveis? Alguns cães podem apresentar comportamentos que passam despercebidos mas que merecem atenção dos tutores.
Será que seu cão sente ciúme de você ou outro membro da família? Saiba como identificar os sinais e o que fazer.
Você também pode gostar:
Cachorros sentem ciúmes?
Bem, os cães certamente apresentam sentimentos de ameaça ou posse em relação aos tutores, petiscos ou brinquedos, mas isso não significa que eles tenham as mesmas emoções que um humano, como é o ciúmes. Seriam estados similares, mas não exatamente os mesmos.
Então sim, comportamentos como agressividade com outros animais ou pessoas, latidos excessivos e xixi no lugar errado podem indicar que o seu companheiro canino está incomodado com esta nova presença. O nascimento de um bebê, a chegada de outro pet ou de outra pessoa na família são algumas das situações que desencadeiam o problema.
E é importante ter cuidado, pois esses sentimentos podem ser prejudiciais para a saúde do pet, de acordo com o site Petz. Dessa forma, sentir emoções negativas por um longo período provoca o desenvolvimento de ansiedade, por exemplo, além de que a agressividade pode levar o cão a ferir outras pessoas ou animais.
O que fazer?
Talvez você já tenha percebido a insatisfação de seu cachorro na presença de outros pets ou pessoas, e agora esteja se perguntando o que fazer. Nesses casos o ideal é respeitar o animal e não forçá-lo a interagir. Outra questão fundamental é ter paciência e empatia com o cão, pois leva um tempo até ele associar a presença de outros cães, gatos, ou humanos a algo positivo.
Por fim, não deixe de recompensar seu amiguinho quando perceber que ele teve algum comportamento desejado, isso facilita a associação positiva! E claro, se o quadro de estresse e agressividade persistir, leve seu cachorro a um veterinário.
Leia também: Seu cachorro tem medo de chuva? Saiba como ajudar seu pet a ficar tranquilo durante tempestade