Confira os nomes que bombaram no mundo dos pets.
Luana Viard | 19 de Dezembro de 2023 às 18:00
Você já parou para imaginar os nomes mais usados para os pets? A preply fez uma pesquisa que releva o que influencia a escolha de nomes de pets no Brasil, as inspirações, os mais populares e os animaizinhos que as pessoas têm em casa.
A pesquisa contou com mais de mil brasileiros, a empresa se jogou nesse universo animal. Descobriram quais são as tendências, as histórias e os segredos que cercam a escolha dos nomes escolhidos para nomear animais de estimação no país e muito mais.
Normalmente os nomes de pets refletem um chamego e dengo que os tutores sentem por eles.
1. Nina(inha) / Nino(ão)
2. Mel / Melissa / Melina / Melúria
3. Lila(o) / Lili(y) / Lilith / Lilica
4. Luna / Lua / Lunar / Lunala
5. Bob / Bobi(y/e)
6. Bel(a) / Bebel / Belinha
7. Pipoca(o) / Pipoquinha / Pipo
8. Thor / Thorzinho
9. Nega(o) / Negão / Neguinho(a)
10. Preta(o) / Pretinha(o)
A entrevista questionou quais foram as referências dos tutores para a decisão de nomear o pet amado. Cerca de 18% dos entrevistados disseram que escolheram a nome deles porque simplesmente combinava com seu bichinho. Logo após, nomes de personagens de filmes foram os mais inspiradores (17%), desenhos animados (16%), figuras de séries (9%), comidas (8%), personagens de novelas (5%) e nomes de atores (5%).
Alguns tutores brasileiros estão batizando seus cães e gatos com nomes de espécies de outros animais, como Leão e Tigrão. Há, também, os donos que se inspiram em personagens e artistas famosos, como Madonna, Xuxa, Hulk, Scooby-Doo, Mingau e Simba.
Descobrimos que 60% dos entrevistados chamam seus bichinhos pelo nome oficial no dia a dia, enquanto 35% se dividem entre o nome oficial e apelidos no cotidiano, e 5% falam com os pets apenas usando apelidos. Isso quer dizer que os nomes ainda prevalecem como os mais utilizados para conversar com os queridos pets.
Os dados apontam que tipos de apelidos mais comuns, variam no aumentativo ou diminutivo, lideram o ranking, representando 33% das escolhas. Por exemplo, um pet com nome Zé pode se transformar em Zezinho, Zezão e muitos outros nomes carinhosos. Em segundo e terceiro lugares estão os carinhosos “filho” (30%) e “bebê” (28%), que confirmam como os brasileiros consideram seus pets membros da família.
Confira as formas carinhosas de chamar pássaros, cachorros e gatinhos.
1. Variações de nomes (aumentativo ou diminutivo) – 33%
2. Filho – 30%
3. Bebê – 28%
4. Nenê – 22%
5. Príncipe/Princesa – 21%
6. Amorzinho – 17%
7. Lindo – 16%
8. Gordinho – 14%
9. Gordo – 13%
10. Fofo – 12%
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.