O gato siamês é uma raça de gato conhecida por sua beleza única e se destaca pelo fenômeno da mudança de cor dos pelos. Além disso, ele é famoso por ter uma boa relação com crianças e promover momentos de alegrias quando está presente em famílias amorosas.
Sendo uma das raças mais antigas do mundo, o gato siamês é visto como um animal imponente e poderoso, e o fato de sua cor sofrer alterações instiga muitos tutores e curiosos por pets. Os gatos siameses possuem algumas características únicas que são muito interessantes.
Leia também: Como cortar unha de gato: passo a passo completo e cuidados
Por que o gato siamês muda de cor?
Os gatinhos dessa raça nascem brancos e por conta da presença da enzima tirosinase acontece uma mudança na coloração desses bichinhos, mas há outros fatores que podem influenciar.
1. Temperatura corporal e genética
Eles possuem uma característica genética única conhecida como termossensibilidade. A temperatura corporal influencia a expressão dos genes responsáveis pela cor da pelagem. Conforme a variação da temperatura corporal, os padrões de cor se manifestam de maneiras distintas.
2. Filhotes com pelagem mais clara
Os gatinhos siameses nascem com uma pelagem mais clara, muitas vezes nascem totalmente brancos, independentemente da cor final. Conforme eles crescem e começam a se locomover, as áreas do corpo em contato com o ambiente mais frio começam a escurecer. Normalmente o início do processo de mudança de cor acontece a partir do primeiro ano de vida do pet.
3. Variação ao longo do ano
A mudança de cor pode ser mais evidente em diferentes estações do ano. Durante os meses mais frios, os siameses podem ficar com a pelagem mais escura, já no verão há chance dos pelos ficarem mais claros. Esse ciclo sazonal é parte integrante da genética desses gatos e pode impactar a cor deles.
Esse animalzinho possui diversos pontos curiosos, o canal do youtube Perito Animal possui um vídeo que explica mais detalhes sobre o gato siamês. Assista abaixo e entenda mais sobre o assunto.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.