Escolher um nome sonoramente bom é fundamental para a relação dos donos com seus cães.
Escolher um nome para o seu cachorro é algo muito pessoal, levando em consideração sua personalidade e também a do seu animal de estimação. Quer seja um filhote ou um recém-chegado cão de resgate, é necessário escolher um nome que funcione para ambos, os pets e seus donos. Há muitos pontos a serem abordados na escolha do nome do seu canino.
Depois de separar uma lista com os potenciais nomes, é preciso testá-los. Fale o nome em voz alta para analisar se é fácil de pronunciar e de seu cão compreender. Assim, é fundamental chamar o seu cachorro com tais nomes e ver qual é a reação provocada. Será que ele irá levantar as orelhas? Será que irá abanar o rabo? Esses pequenos sinais podem significar que esse nome é algo ao qual o seu cão pode ser treinado para responder.
Como esta pode ser uma tarefa um tanto quanto indecisa, aqui vão algumas dicas para te ajudar a escolher o nome perfeito para seu cãozinho!
1. Pense em nomes curtos
A sonoridade dos nomes influencia bastante no comportamento dos cães. Nomes mais curtos geralmente correspondem à rápidas respostas nos cachorros, enquanto nomes longos, que emitem som por mais tempo, não terão o mesmo efeito. O ideal é usar um nome com apenas duas sílabas.
Assim, é primordial organizar a lista de ideias com nomes curtos. Ou então, se gostar muito de algum nome longo, pense em apelidos para o seu cão, isso irá lhe ajudar nos comandos e respostas.
2. Observe o som dos nomes
Além da sonoridade pelo tamanho do nome, ainda é preciso pensar as letras e como elas soam. De preferência, escolha um nome que comece com uma letra que tenha um som nítido e diferencial. Um nome que começa com um som de "D", "T" ou "K" será mais fácil para o seu cão entender. Já um nome que comece com "S" ou "F", de sonoridade mais suave, talvez seja um pouco confuso para os caninos.
3. Evite palavras de comando
Para maior compreensão, é importante evitar nomes que soem parecidos com palavras de comando, como "senta", "rola" e "não". Assim, fica mais fácil para o seu cão entender quando está sendo chamado e quando é algum comando que precisa respeitar.
4. Devo mudar o nome do meu cão?
Com os cãezinhos adotados e que, geralmente, já chegam nomeados, essa é uma decisão difícil para os os seus donos.
No entanto, especialistas afirmam que não há problema algum em trocar o nome do seu pet adotado. Claro, será preciso um tempo de treino para o cão se acostumar e responder ao novo nome. Mas, fique tranquilo, você não irá causar uma crise de identidade no seu pet.
5. Escolha um nome com personalidade
É interessante escolher nomes que combinem com a personalidade do seu cachorro. Se for um cãozinho muito agitado, um nome alegre provavelmente irá encaixar bem!
Outra dica é pensar na própria origem do cachorro ou de sua raça. De onde ele vem? Quais as suas características únicas?
No final, tudo isso são apenas sugestões. O importante é deixar a imaginação fluir e escolher um nome que seu cão e você adorem. Apenas certifique-se de tornar o nome o mais fácil possível, isso pode ser uma das chaves para estabelecer a melhor comunicação possível entre você e seu cão.