Conheça as 20 raças de cachorro grande mais conhecidas.
Walter Farias | 17 de Janeiro de 2023 às 09:29
Em tempos passados, o as raças de cachorro grande eram vista para trabalho. Seja ajudando na guarda da propriedade, na caça, práticas esportivas ou pastoreando. Porém, atualmente eles são vistos como membros da família. Além disso, podem ajudar de várias outras formas, como até incentivadores de atividade física etc.
Como você sabe, há cachorros de diferentes tamanhos e pesos. Sendo assim, eles são divididos em portes. Essa separação ainda não possui uma regra oficial, todavia, é entendido que para um cão entrar na lista de raças grandes, é preciso ter mais de 20Kg e altura acima de 45 cm.
Leia também: Quais vacinas todo cachorro tem que tomar?
Mas não se espante com essas medidas. Você sabia que existem as raças de cães gigantes? Pois é, eles costumam ter mais de 60 cm de altura e podem pesar mais de 100 Kg. São raças como o Dogue Alemão e o São Bernardo.
Agora vamos deixar de papo e ir de encontro a nossa lista de cachorros de raça grande. Como dissemos anteriormente, falamos que em tempos passados eles eram muito vistos como ajudantes de trabalhos. Porém, hoje em dia são super procurados e adotados para serem membros da família. Assim, vamos conferir quais são os 20 mais buscados:
Sua origem está no Japão. O Akita é um cão de grande porte muito conhecido pela sua fidelidade ao tutor, agilidade e coragem. Embora tenha uma pelugem extremamente fofa e um rostinho que parece de pelúcia, a raça não é fã de brincadeiras e muito agito.
Sendo assim, se você está procurando um cão super brincalhão e que irá fazer diversas atividades contigo, talvez ele não seja a melhor opção em primeiro momento.
Uma das raças de mais fácil identificação. O Dálmata chegou até a virar filme (101 Dálmatas). Mas além das manchas super características, também podemos dizer que eles são conhecidos por serem agitados, brincalhões e adoram uma atenção.
No vídeo produzido pelo canal Baw Waw Oficial, vemos um pouco sobre a raça brasileira. Esse 'brasileirinho' não poderia deixar de estar na lista de raças grandes.
Conhecido por uma expressão facial marcante e um tanto sisuda. Sempre em alerta, o Fila Brasileiro é fiel ao tutor e ao espaço em que vive, no entanto, embora atento, é um cão pacífico. Além disso, ele também é bastante tranquilo.
Embora possa assustar algumas pessoas, o Boxer é sinônimo de risada. Por isso, é uma ótima pedida para quem deseja um amigo dócil e brincalhão. Não obstante, o Boxer também possui a fama de 'cachorro trapalhão', então é bem possível que você dê boas gargalhadas com alguma atrapalhada dele.
Leia também: 10 raças de cachorro pequeno mais procurados
Outro ponto que também merece destaque, é que além de ser bastante fiel ao tutor, o Boxer é uma das melhores raças para se relacionar com crianças. Inclusive, é comum o Boxer fêmea adotar uma criança ou neném dos tutores para si.
Com cara de mau e postura imponente, o Doberman costuma causar medo numa primeira vista. Entretanto, o que poucas pessoas sabem, é que por trás da postura e musculos grandes, há uma personalidade de muito afeto, lealdade e de alto instinto protetor.
O Doberman é um excelente amigo da casa. Ou seja, além de se relacionar muito bem com os membros da família, ele é muito atento as ameaças aos membros da casa e ao espaço da casa. Ao contrário do pacífico Fila Brasileiro, o Doberman costuma não aliviar para presenças nocivas no seu espaço de afeto.
Leia também: 5 sinais de que o seu cachorro pode estar com infecção intestinal
Sendo assim, além de ser um brincalhão e companheiro para diversas atividades, este cão também pode ser uma guarda interessante para o lar.
O Dogo Argentino é muito confundido com o Pit Bull, mas não é. Mesmo podendo ter semelhanças físicas com o primo Bull, o Dogo possui um crânio maior e o focinho consideravelmente mais largo. Agora, assim como acontece com o Pit Bull, o Dogo não costuma naturalmente ter uma cara das mais simpáticas. Sua expressão costuma ser fechada.
O problema disso é que, muita gente se deixa levar por essa face sisuda. Portanto, não descobrem que se trata de um animal amigável, afetuoso e leal. Não fosse o suficiente, ele adora sair para agitar o corpo numa série de brincadeiras ou entrando em alguma aventura.
De origem alemã, o Weimaraner também entra na lista. Apelidado de "Fantasma de prata", chama atenção por uma postura altiva, músculos aparentes e coragem invejável. Muito carinhoso, é um cão que adora uma brincadeira, mas está sempre pronto para defender seu tutor e família.
Como o nome já acusa, o Husky é um cachorro originário da Sibéria. Com tamanho e postura imponentes, o animal lembra muito um lobo. No passado, eram usados como puxadores de trenós e para pastorear renas. Talvez, seja por isso que até hoje adoram correr e topam um convite para qualquer aventura.
Vale dizer que, o Husky Siberiano também é muito carinhoso. Todavia, é preciso ter cuidado para não criar uma grande dependência.
O Cane Corso possui uma estrutura óssea enorme. Sendo assim, uma das suas caractéristicas marcantes é sua presença poderosa!
No passado, ele era muito comum nas caças. Mas atualmente, bastante popular na Itália, é muito utilizado como companheiro e cão de guarda. Isto porque, é extremamente protetor, afetuoso com o tutor e família. Ademais, é uma das raças perfeitas para criança, pois se dão muito bem com elas e até bebês.
O único alerta relacionado ao Cane Corso é que, definitivamente não é um cão de apartamento. Além do tamanho, é um animal de necessita gastar energia (ele possui bastante). Quando encontrado com a energia acúmulada, ele pode demonstrar variações no humor.
Considerado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie também é grande. Brincalhão e com pelo bastante característico, é um animal que adora estar ao ar livre e está sempre pronto para uma aventura. Portanto, costuma ser um excelente parceiro de trilhas, longas caminhadas e viagens.
Leia também: Tapete higiênico ou jornal? Veja o que é melhor para o seu cachorro
Caso você queira adotar um, é importante ter em mente que é uma raça extremamente agitada e cheia de energia. Portanto, demanda do tutor uma ótima disciplina para realizar brincadeiras, passeios e/ou atividades físicas que supram com as necessidades dele.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, o Border costuma a demonstrar certa agitação e ansiedade vivendo em espaço muito pequenos. Portanto, não é que seja uma regra, mas costuma ser uma boa opção para casas, sítios e fazendas.
O Chow Chow é o famoso cachorro da língua azul. Embora tenha essa característica marcante, o animal também chama atenção por ser uma mistura de usro de pelúcia com leão.
Ainda que sua beleza chame atenção pela fofura, é preciso ter cautela com ele. Tirando o relacionamento com seu tutor e família, o Chow Chow pode ser bastante antipático com seres humanos.
Com instinto de proteção sofisticado, apresenta uma personalidade calma, leal e bastante independente. Além disso, o Chow Chow possui a tendência de ter dificuldades na relação com crianças.
Bastante conhecidos dos brasileiros, o Pastor Alemão está na lista. Esta raça grande é originária da Alemanha e desenvolvida para realização de trabalhos. Portanto, são animais muito energéticos e de fácil aprendizagem. Atualmente, é comum serem encontrados nas instituições militares e policiais.
No âmbito doméstico, é muito fiel e afetuoso com seu tutor e família. Também se mostra corajoso, territorial, protetor e pode ser ciumento. Por isso, o ideal ao adotar um Pastor Alemão é, realizar um treinamento bem feito e com disciplina.
O Rottweiler é um dos cães mais populares do Brasil. São muito procurados por pessoas que desejam ter alguma proteção em casa. Todavia, não se deixe levar pelo pensamento popular. Ok? O Rottweiler costuma ser muito afetuoso e brincalhão, embora tenha uma constante cara de bravo.
Enorme, o Rottweiler é excelente para ambientes maiores. Fora isso, também sabem dividir o espaço com outros animais (cães ou não), porém, o ideal é que ocorra um bom treinamento com ele.
Parecido físicamente com o Pastor Alemão. Este cão possui um pelo extremamente branco, porém, ao contrário do 'primo' alemão, é bastante calmo.
Cachorro para toda família, é dócil, muito inteligente, fiel e se relaciona bem com crianças e outros animais. Ademais, pode ser um ótimo cão de guarda, porque está sempre alerta e costuma desconfiar de presenças estranhas em seu território.
Elegante, o Pastor Belga tem pelagem cheia e muito brilhante. Além de beleza física chamativa, este cão também se destaca pela tranquilidade e lealdade ao tutor. Muito atento e protetor, é comum ver um Pastor Belga 'brincando' de pastorear.
Assim como boa parte das raças acima, é um daqueles animais que necessitam de atividades diárias. Portanto, ter um significa que o tutor e família precisam de uma disciplina ímpar para cuidar do bem-estar do bichinho.
O Pit Bull é alvo de muito preconceito. Por terem um corpo imponente e musculoso que combinam com sua energia interminável, os animais foram muito explorados nos espaços de rinha. Assim, criou-se no imaginário popular que são cães extremamente agressivos e traiçoeiros.
Até por isso, muitas pessoas que adotam um Pit Bull, costumam tratá-lo como uma máquina de atacar. Sendo assim, criam um cão raivoso, pouco sociável e perturbado. Mas não é essa a verdadeira natureza desta raça.
Leia também: 5 coisas que você deve ensinar ao seu cachorro
Cão de família, em muitos países, como os Estados Unidos, o Pit Bull é visto como 'cão babá'. Considerado por muitos especialistas como se não a melhor, uma das melhores raças do mundo para relação com crianças e bebês recém-nascidos.
Apaixonado por uma companhia, é muito afetuoso, fiel ao tutor e família e costuma não dispensar uma brincadeira. Ademais, com caráter territorial, o Pit Bull está sempre alerta as ameaças ao redor de sua família e casa.
No vídeo acima, o canal Cão Em Foco- Educação Canina apresenta nosso quatro colocado, o Bloodhound. Um dos cães de caça mais conhecidos do Brasil e do mundo. Atualmente, ele é muito utilizado no resgate de pessoas feridas ou desaparecidas. Isto porque, seu faro é formidável. Além disso, possui personalidade dócil, afetuosa e interage bem com crianças e outros animais.
O Samoieda é muito popular no mundo. Aqui no Brasil, é bastante comum em regiões mais frias. Com pelguem branca fora do comum, os cães dessa raça são bastante animados, companheiros e interagem muito bem com qualquer um (seja pessoa ou animal).
Uma das raças mais populares de todo o mundo, o Golden Retriever ocupa o segundo lugar da lista. Grandalhão, o Golden assusta ninguém com a sua presença. Muito carinhoso e bobão, ele adora um afeto e se relacionam muito bem com crianças e outros animais.
Como possuem energia demais, se forem adotados por uma família que vive em apartamento, terá a necessidade de sair para gastar sua energia.
O mais popular dos grandões é o Labrador. Com eterna carinha de filhote, o Labrador é extremamente ativo, está sempre pronto para brincar e se relaciona muito bem com qualquer ser vivo.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre as principais raças grandes. Já pode escolher aquela que mais irá se harmonizar com você e sua família, porém, não esqueça de seguir nossas páginas do Facebook e instagram para adquirir dicas de como adestrar seu cachorro em casa e mais!
Saiba quais são os 10 animais de estimação mais ricos do mundo
Como dar comprimido para gato: 4 dicas com passo a passo
10 raças de cachorro pequeno mais procurados
Benefícios do relacionamento entre crianças e animais
12 dicas imperdíveis para mães e pais de pets de primeira viagem
Como escolher animais de estimação que dão menos trabalho