Adotou um amigo novo? Confira quais as vacinas que todo cachorro tem que tomar para ficar protegido!
Laura Oliveira | 13 de Janeiro de 2023 às 13:10
Manter seu cachorro protegido é uma tarefa de extrema importância. Há algum tempo, movimentos antivacina vêm crescendo por todos os lados e pode ser preocupante para humanos e animais. A raiva, por exemplo, é uma prova de que a vacina para cachorros é essencial. Graças às grandes campanhas feitas, a doença foi praticamente erradicada na América Latina.
Por isso, reafirmamos a importância de vacinar e proteger seus pets! Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre o esquema vacinal ideal para o cachorro. Se você é uma delas, confira aqui quais são as vacinas que todo cachorro tem que tomar!
Leia também: 5 sinais de que seu cachorro pode estar com infecção intestinal
A vacina antirrábica para cachorro é altamente recomendada pois é fundamental para prevenir a raiva canina. Ela é a única forma de prevenção a essa doença letal que é uma zoonose - ou seja, que pode ser transmitida para humanos.
Quando o cachorro contrai a raiva, o vírus se aloja em seu corpo e atinge o sistema nervoso central, provocando diversos sintomas. Dentre eles, estão a salivação excessiva e a agressividade.
Essa vacina deve ser aplicada em dose única, com 4 meses de vida (16 semanas) e, depois, deve ser feito um reforço anual. A dose também pode ser aplicada em cachorros adultos que não tenham sido vacinados anteriormente.
Essa é uma vacina múltipla - também chamada de óctupla - pois tem efeito sobre sete doenças, inclusive dois sorotipos contra a leptospirose. Ela, assim como a V10, imuniza o pet contra doenças de origem viral e bacteriana. Confira quais doenças são combatidas pela vacina V8:
Esta vacina é para cachorro recém-nascido. Ela deve ser tomada assim que o animal é desmamado - por volta dos 45 dias de vida. E, depois, devem ser aplicadas mais duas doses, a cada quatro semanas de intervalo entre elas (21 a 30 dias). Por fim, o cão passa a tomar uma dose de reforço anualmente.
No caso de cachorros adultos que não tomaram, podem ser aplicadas normalmente as três doses para a devida imunização do seu pet.
A vacina V10 também é uma vacina essencial para filhotes. Também é múltipla e protege contra as mesmas 7 doenças que a V8, com um adicional de duas cepas de leptospirose a mais que ela.
A V10 deve ser aplicada na mesma periodicidade da V8. As doses variam de acordo com a data da primeira aplicação, com intervalos de três a quatro semanas cada uma e também exige dose de reforço.
As vacinas citadas anteriormente são consideradas obrigatórias para manter a saúde canina. Porém, algumas vacinas não obrigatórias para cães também são recomendadas por veterinários, principalmente se o seu cão viver em áreas de matas ou regiões endêmicas. Confira outras vacinas que, apesar de não serem obrigatórias, também são importantes:
Para ajudar na organização dos cuidados com seu cão, confira essa tabela com o calendário ideal para os cachorros:
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
As crianças querem pets? Você precisa ler isto antes
Como dar comprimido para gato: 4 dicas com passo a passo
10 raças de cachorro pequeno mais procurados
5 sinais de que o seu cachorro pode estar com infecção intestinal
Alergia a cachorro: 5 dicas para minimizar sintomas
Como adaptar seu pet à mudança de casa?