Veja quais vacinas o seu cão precisa tomar.
Luana Viard | 7 de Novembro de 2023 às 13:00
Nos últimos anos, a vacina se tornou um assunto delicado. Muitas pessoas não acreditam na sua veracidade, ainda que ela seja comprovada por diversos dados científicos. Temos o dever de cuidar dos nossos pets e algumas vacinas são obrigatórias para manter a saúde e bem estar deles.
As vacinas desempenham um papel essencial na prevenção de doenças graves e na conservação da saúde dos nossos pets.
Leia também: AuMigos Pets: conheça nova linha de produtos do Boticário para pets
O médico veterinário Rui Seita disse no blog agri vet que as vacinas previnem o aparecimento de diversas doenças entre os cachorrinhos. O médico relembre que, o plano de imunização deve ser feito pelo médico veterinário que avalia o seu animal de estimação, mas existem algumas vacinas que são indispensáveis.
Por lei, a única vacina obrigatória para cães e gatos é a contra a raiva. Normalmente, essa imunização acontece através de iniciativas da prefeitura e pode ser feita em consultórios também.
Além dessa vacina, é indicado que os filhotes também se imunizem com a vacina V8. No caso dos cães, é indicada a aplicação de no mínimo três doses dessa vacina mensalmente, a partir dos 45 dias de vida do animal.
Já a vacina V10, também conhecida como décupla, imuniza o animal de mais algumas doenças, como a leptospirose, doença disseminada em animais e seres humanos devido à urina de rato. O ideal é fazer a manutenção desse imunizante anualmente.
A veterinária Letícia Duwal relembra a necessidade de consultar o veterinário que acompanha o seu bichinho, para ter certeza de que está tudo em dia. “É superimportante que você, tutor, sempre converse com seu médico veterinário. Ele será responsável por ver a necessidade de cada paciente e conhecer suas particularidades.”
O canal do Youtube Petz possui um vídeo com a presença da médica veterinária Karina Mussolino tirando dúvidas comuns sobre vacinas obrigatórias para cães. Veja abaixo e se desprenda das inseguranças sobre o tema.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.