O comportamento dos gatos pode ser estranho e confuso para os seres humanos. No entanto, fique tranquilo, seu gato não está louco. Entenda!
Redação | 2 de Março de 2022 às 14:00
O comportamento dos gatos pode ser estranho e confuso para os seres humanos. No entanto, fique tranquilo, seu gato não está louco. Em geral, há uma explicação racional para seus atos. Essa visão geral de alguns comportamentos comuns dos felinos ajudará a entender por que seu gato se comporta às vezes de forma “esquisita”.
Leia também: 10 coisas sobre os gatos que você não sabia
Arranhar é um comportamento natural dos gatos para marcar território e remover a camada externa das garras para expor uma nova garra mais afiada por baixo. Se não tiver uma superfície adequada para arranhar, o gato arranhará os móveis ou o tapete.
Para proteger suas coisas, ofereça pelo menos dois arranhadores. Precisam ser estáveis para não balançar nem cair, com superfície áspera e altura suficiente para seu gato se esticar quando usar.
Os gatos tendem a arranhar quando acordam pela manhã. Assim, ponha um arranhador perto de onde dormem. Ensine-os a usá-lo com brincadeiras que os incentivem a se esticar para o alto do arranhador.
Se você tem um gato que adora massagear ou “amassar pãozinho”, saiba que isso acontece em geral quando o gato está relaxado e sonhador. Os gatos costumam amassar pessoas ou superfícies macias, como cobertores e suéteres. Nem todos os gatos “amassam pãozinho”; alguns, só de vez em quando.
Acredita-se que os gatos desenvolvem esse hábito quando filhotes e que o hábito permanece na idade adulta. Os filhotes amassam a mãe para estimular o fluxo de leite, e isso pode se tornar uma fonte de conforto pelo resto da vida. Quando massageia você, seu gato está feliz e relaxado.
É comum o gato dar leves cabeçadas ou esfregar as bochechas em parte do corpo do dono. Também pode fazer isso com outras pessoas ou nos móveis. Desse modo, o gato deixa seu cheiro. Os gatos têm na cabeça glândulas aromáticas que produzem feromônios, e é comum que troquem aromas com outros gatos ou com as pessoas que dividem seu ambiente. Esse é considerado um gesto social e amistoso; veja-o como um cumprimento.
Há várias razões para os gatos comerem mato: podem estar em busca de nutrientes ou, se estiverem com dor de barriga, querem provocar o vômito. O mato também fornece fibras e pode apressar os movimentos intestinais.
Não é problema seu gato comer grama e capim, mas tome cuidado para não terem sido tratados com inseticidas. Se seu bichano não sai, ofereça-lhe um vaso com uma mistura de brotos para ele beliscar. Você o encontra na maioria das lojas de plantas.
Caso fique preocupado com algum comportamento ou com a frequência do vômito de seu gato, consulte o veterinário.
Entenda mais sobre como seu pet pode ter uma alimentação saudável.
A Dra. Katrina Warren é veterinária em Sydney, na Austrália. Apresentou vários programas de TV sobre animais de estimação na Austrália e no canal Animal Planet, nos Estados Unidos.
Gostou dessa matéria? Ela faz parte da edição de março da Revista Seleções. Confira esse e outros artigos dessa edição em nossa Biblioteca Digital!