Entenda o motivo pelo qual os gatos tem reações inusitadas ao ver pepinos e qual a explicação de profissionais para isso.
Se você é uma pessoa que usa muito as redes sociais, provavelmente já se deparou com vídeos de gatinhos tendo reações assustadas ao dar de cara com pepinos, não é mesmo? Essas cenas podem ser engraçadas para muitos, mas na realidade, o que parece apenas uma pegadinha inofensiva pode esconder uma situação muito séria. O susto exagerado dos gatos diante do pepino tem explicações comportamentais profundas e, segundo especialistas, essa brincadeira pode ser perigosa para o animal.
Por que gatos se assustam com pepinos?
Em entrevista à Petz, a veterinária Dra. Cássia Paulon explica que na realidade, do que o gato tem medo não é do pepino, mas sim do “desconhecido”. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, elucida.
Portanto, fica claro que os gatos não têm fobia de pepinos, o que causa a reação exagerada é o susto por encontrar um objeto estranho onde não havia nada antes. Mas por que justamente o pepino aparece em tantos vídeos? Segundo alguns estudiosos do comportamento animal, isso pode estar relacionado à forma e à cor do legume, que é alongado e verde, características que podem remeter a predadores naturais, como cobras ou outros répteis, provocando um reflexo de defesa nos felinos.
“Vale lembrar que gatos selvagens são presas de serpentes. Pode ser uma justificativa para esta característica de defesa”, explica a veterinária.
A pegadinha com pepinos pode ser perigosa para os gatos?
A resposta é que sim, e muito! O susto que parece engraçado pode gerar estresse agudo, ansiedade, e até traumas duradouros no animal. “Não é só o risco de deixá-lo inseguro em sua própria casa. Há, ainda, perigos para a saúde do pet.”, pontua a veterinária.
Ao se sentirem ameaçados, os gatos ativam sua resposta de fuga, ou seja, eles tendem a pular de forma descoordenada e podem acabar se machucando. Casos de ferimentos causados por esse tipo de brincadeira não são raros. Além disso, o impacto emocional pode ser profundo. Essas ações minam a confiança entre o gato e seu tutor e o animal deixa de se sentir seguro, mesmo em seu próprio lar.
O que os tutores devem evitar ao brincar com seus gatos?
Para garantir um ambiente saudável e feliz, é importante que os tutores evitem qualquer tipo de brincadeira baseada em susto ou surpresa! Isso inclui barulhos altos, objetos colocados de forma sorrateira ou mudanças repentinas no ambiente.
Brincar com o gato é fundamental, mas o ideal é sempre respeitar seus instintos, lembre que gatos adoram simular caçadas, brinquedos com penas, varinhas com fitas, bolinhas leves e até caixas de papelão, portanto, há diversas opções de brincadeiras saudáveis para os felinos.
Preze por manter o ambiente previsível e seguro, os felinos gostam de rotina e estabilidade. Os vídeos de gatos assustados podem até parecer engraçados, mas são preocupantes e o que é entretenimento para nós, pode ser um episódio traumático para o animal.