Entenda o que faz os cachorros se sacudirem quando estão molhados
Thyago Soares | 12 de Novembro de 2024 às 17:08
Se você tem pet em casa, provavelmente já reparou que quando os cães se molham, costumam chacoalhar o corpo. Mas, afinal, qual é o real propósito disso? Pesquisadores se debruçaram e descobriram os motivos que levam os nossos melhores amigos a terem essa atitude.
O reflexo natural canino de se chacoalhar é algo em comum que os cães compartilham com uma série de outros animais e de forma básica, auxilia os cães a remover coisas de seus pelos, desde excesso de água, insetos e quaisquer outros fatores que estejam irritando os animais.
De forma geral, a pele de mamíferos é extremamente sensível e ao analisar o comportamento de camundongos, uma pesquisa recente identificou um gatilho psicológico que aciona esse mecanismo de ‘cachorro molhado’. Segundo a publicação, esse gatilho envolve um número específico de receptores que se ligam ao tato do animal e aos neurônios que conectam a coluna cervical com o cérebro.
De acordo com a pesquisa, os receptores neurais que controlam o tato desses animais estão equipados com mais de 12 tipos de neurônios, cada um com uma função única de interpretação do toque e sensação que o animal está recebendo.
“O sistema de tato é tão complexo e rico que ele pode diferenciar uma gota d’água ou um inseto rastejando do toque do ser amado pelo animal. É realmente memorável conseguir ligar cada tipo específico de receptor de toque a este comportamento", declarou a neurocientista líder do ensaio científico, Kara Marshall.
Em humanos, os receptores são associados com toques prazerosos, tais como abraços e carícias. Contudo, em animais, eles têm um papel muito mais protetivo e instintivo, servindo como um mecanismo de autodefesa.
A fim de fazer os ratos que foram analisados se chacoalharem tal qual fazem os cachorros, os pesquisadores aplicaram gotas de óleo de girassol nas costas e nos pescoços dos roedores. Na ocasião, a maioria dos ratos conseguiu chacoalhar o corpo e se livrar das gotas de óleo em até 10 segundos após a aplicação das mesmas.
Os cientistas queriam determinar de quais formas o sinal seria enviado dos neurotransmissores para orquestrar o ‘chacoalhão de cachorro’. Foi possível observar que é feito um caminho na espinha que conecta a uma área do cérebro chamada de núcleo parabraquial, que está envolvida na transmissão de dores, temperaturas e toque.
Ao fim do ensaio científico, os pesquisadores concluíram que o ‘chacoalhão de cachorro molhado’ é uma resposta neurológica e motora coordenada, ocorrendo quando o animal sente algum tipo de incômodo através do seu tato. Segundo os especialistas, a determinação da causa desta reação abre portas para novas pesquisas futuras.
Convulsão em cachorro: saiba as causas e o que fazer para ajudar
Câncer de mama em animais: veja como proteger seu pet
5 dicas para viajar com pets no inverno de forma segura
Cachorro sente frio? Saiba como deixar seu pet confortável
Veterinária aponta 5 dicas para aumentar a imunidade dos pets
Veja lista de alimentos que podem ser tóxicos para cães e gatos