Hábito é comum entre muitos cães, e não costuma representar motivo para preocupação.
Carol Peres | 20 de Setembro de 2025 às 12:00
O comportamento canino é algo realmente fascinante, e que desperta dúvidas nos tutores. Se você tem um cachorro em casa, com certeza já se perguntou o que os latidos ou uivos do seu pet significavam. A verdade é que esse som pode assumir diferentes significados a depender de cada contexto.
A seguir você entende melhor o que está por trás dos uivos do seu cãozinho, em especial quando ouvem músicas ou sirenes. Você vai se surpreender!
De acordo com os sites Petz e PetLove, o uivo é um comportamento que os cães herdaram dos lobos. Isso porque, segundo uma das teorias mais aceitas acerca da domesticação desses animais, os lobos começaram a acompanhar humanos devido aos alimentos descartados. A população aproveitava e mantinha as matilhas perto para ter proteção. Eventualmente, teriam começado a treiná-los para outras tarefas.
Dessa forma, o uivo é uma poderosa forma de comunicação para os cães, até mais potente que os latidos. Ele pode transmitir mensagens para pessoas ou outros cachorros, e podem ter sentidos diferentes. Portanto, preste atenção quando ouvir seu companheiro canino uivando, ele pode estar uivando pelos seguintes motivos:
Em primeiro lugar, vale relembrar que os cães possuem uma audição bastante sensível. Então, quando ouvem músicas, os uivos podem ser uma resposta natural a esses estímulos sonoros. Seria quase como uma tentativa de acompanhar os sons que estão ouvindo. Ainda conforme a publicação do site Petz, os sons de instrumentos de sopro, flautas, gaitas, trompetes e clarinetes, são os que mais incentivam a tentativa de vocalizar!
Os uivos não significam, necessariamente, que a música está incomodando. Já o barulho das sirenes é percebido pelos cachorros de uma forma diferente, parecendo um uivo bastante agudo. Logo, também estimulam uma tentativa de interação! Nesses casos, é possível que o som seja desagradável para esses pets.
Assim como pontuado anteriormente, uivar é um comportamento normal dos cães. Então, você só precisa se preocupar caso a vocalização vire algo constante. Os uivos podem ser uma tentativa do animal de expressar que algo está errado, e você deve investigar a causa do desconforto do seu companheiro canino.
Se não identificar um motivo, não hesite em levá-lo ao veterinário, pois ele pode estar sentindo dor ou algum outro sintoma mais sério. Por exemplo, os uivos excessivos são um sinal comum da ansiedade de separação, um problema bastante comum e que afeta profundamente a saúde física e emocional dos pets.
E aí, o seu cachorro late bastante ou é do tipo mais silencioso? Fique sempre atento aos comportamentos do seu animal de estimação, e não deixe de ler nossas outras matérias sobre cães.
Cachorro pode comer pipoca? Descubra a resposta e os cuidados necessários
Por que tantos cães se parecem com seus donos? A ciência tem a resposta
Raças de cachorro que mais amam carinho: veja se a do seu pet está na lista
Tártaro em cachorro: 5 motivos para não ignorar o problema nos dentes do seu pet