Especialistas apontam benefícios que o convívio com animais pode proporcionar para a saúde mental humana.
Você acreditaria se nós te contássemos que ter pets pode ser muito mais benéfico do que se imagina? Conviver com animais dentro de casa não é apenas divertido, mas também pode proporcionar momentos de afeto e até mesmo benefícios para a saúde psicológica de adultos.
Segundo declarações da psicóloga Marina Vasconcellos, atuante na área do psicodrama e terapia familiar, ao portal Terra, os animais de estimação promovem conexões emocionais intensas, favorecem o convívio social e ajudam a estabelecer práticas saudáveis, como manter uma rotina equilibrada e sair para passear.
“O vínculo com os animais é leve e puro. Eles estão sempre prontos para receber e dar carinho. Você não precisa falar nada, ter assunto, só ser você mesmo e oferecer afeto”, explicou Marina.
Ter pets pode ajudar na saúde mental
De acordo com a profissional da psicologia, o convívio cotidiano com animais é algo poderoso e que pode influenciar de múltiplas formas a saúde mental, inclusive diminuindo sintomas de ansiedade, proporcionar alívio de estresse e até contribuir no combate à depressão. “Na depressão, a pessoa se vê obrigada a reagir: levantar da cama, alimentar o animal, sair para passear. Só isso já ajuda a romper o isolamento e traz uma sensação de propósito”, elucida.
O convívio próximo com animais também pode contribuir para a liberação de ocitocina, o famoso hormônio do bem-estar. Segundo a psicóloga, isso está associado ao vínculo afetivo que é criado entre o tutor e o animal. A profissional ainda pontua acreditar que a presença de um animal em um lar é especialmente benéfica quando se vive sozinho.
Animais de estimação também funcionam como facilitadores de interação. Um simples passeio com o cachorro, por exemplo, pode gerar novas conexões e expandir o círculo social do tutor.
“A presença de um pet altera a rotina doméstica e preenche lacunas emocionais. Além de companhia direta, o animal estimula interações externas em passeios, pet shops ou ambientes sociais. Para muitas pessoas, ele representa a única fonte de afeto e convivência constante”, explica a também psicóloga Juliana Sato, em entrevista ao Terra.
Portanto, se você está pensando em adotar um pet e fica em dúvida, saiba que ter a companhia de um amigo de quatro patas pode ser benéfica para a sua saúde mental. Vale ressaltar, é necessário responsabilidade na hora de tomar essa decisão, uma vez que um pet é um membro a mais para a sua família e demanda uma série de cuidados, inclusive atenção.